Albert Einstein 2018 - Questões de Química - com Resolução e Gabarito

Albert Einstein 2018 - Questões de Química - com Resolução* e Gabarito

A planta Cannabis sativa possui vários componentes canabinoides, sendo que o princípio ativo mais potente é o tetra-hidrocanabinol (THC). Nos últimos anos ocorreu um aumento significativo tanto no interesse quanto na utilização do THC para fins medicinais. A fórmula estrutural do THC está representada a seguir:

A respeito dessa molécula foram feitas as seguintes observações:

I. Apresenta as funções orgânicas fenol e éster.
II. Possui três radicais metil e 1 radical pentil.
III. Possui três anéis aromáticos condensados.
IV. É uma cadeia insaturada e ramificada.

As afirmativas corretas são:

A) I e II.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I e IV.

Resposta.

Alguns balões foram preenchidos com diferentes gases. Os gases utilizados foram o hélio, o gás carbônico, o metano e o hidrogênio. A massa molar aparente do ar é 28,96 g/mol e, segundo a Lei de Graham, a velocidade com que um gás atravessa uma membrana é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua massa molar.

Assinale a alternativa CORRETA do gás presente no balão que não irá flutuar em ar e do gás presente no balão que muchará primeiro, respectivamente.

A) metano e hidrogênio.
B) hélio e gás carbônico.
C) metano e hélio.
D) gás carbônico e hidrogênio.

Resposta.

Observe a equação de formação de etanol a seguir:

2 Cgraf + 3 H2(g) + ½ O2(g) → C2H6O(l)

Com base nas equações abaixo que resultam na reação de interesse, calcule o ∆H da reação de formação do etanol.

I. Cgraf + O2(g) → CO2(g) ∆H = -394 kJ/mol
II. H2(g) + ½ O2(g) → H2O(l) ∆H = -286 kJ/mol
III. C2H6O(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(l) ∆H = -1368 kJ/mol

A) -278 kJ/mol.
B) -2048 kJ/mol.
C) -688 kJ/mol.
D) +294 kJ/mol.


Para que uma reação química aconteça, as moléculas dos reagentes devem colidir com geometria favorável e devem possuir energia sufi ciente. Se essas duas condições forem atingidas ocorrerá a formação do complexo ativado, o qual corresponde a um estado de transição. Existem vários fatores que influenciam na rapidez das reações, por exemplo, a superfície de contato e a temperatura.
O gráfi co mostra a variação da energia cinética das moléculas em baixa e alta temperatura. Sobre a infl uência do aumento da temperatura para a formação do complexo ativado e na rapidez das reações químicas foram feitas as afi rmações abaixo

I. Com o aumento da temperatura, um maior número de moléculas irá possuir energia sufi ciente para atingir o estado de ativação.

II. O aumento da temperatura aumenta o número de colisões entre as moléculas dos reagentes e, consequentemente, aumentam os choques não efi cazes e os efi cazes.

III. Para que ocorra a formação do complexo ativado, as moléculas dos reagentes devem possuir uma quantidade de energia no mínimo igual à energia de ativação e, portanto, o aumento de temperatura favorece a formação do complexo ativado.

IV. A formação do complexo ativado ocorre apenas em reações endotérmicas.

As afirmativas corretas são:

A) Apenas I.
B) I e II.
C) I, II, e III.
D) Todas.

Resposta.

A pirita (FeS2) é encontrada na natureza agregada a pequenas quantidades de níquel, cobalto, ouro e cobre. Os cristais de pirita são semelhantes ao ouro e, por isso, são chamados de ouro dos tolos. Esse minério é utilizado industrialmente para a produção de ácido sulfúrico. Essa produção ocorre em várias etapas, sendo que a primeira é a formação do dióxido de enxofre, segundo a equação a seguir.

4 FeS2(s)+ 11 O2(g) → 2 Fe2O3(s) + 8 SO2(g)

Na segunda etapa, o dióxido de enxofre reage com oxigênio para formar trióxido de enxofre e, por fi m, o trióxido de enxofre reage com água, dando origem ao ácido sulfúrico.

Sabendo que o minério de pirita apresenta 92% de pureza, calcule a massa aproximada de dióxido de enxofre produzida a partir de 200 g de pirita.

A) 213,7 g.
B) 196,5 g.
C) 512,8 g.
D) 17,1 g.

Resposta.

*Resolução Colégio Objetivo

Comentários