Mackenzie 2018: O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera

(Mackenzie 2018: Geografia - Questão 26 - Manhã)
O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantém com os seres vivos. O solo é onde estes estão ancorados e o elo de transferência do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochosa que, por ação do clima, dos seres vivos e da força da gravidade, se diversifica em muitos tipos. Estes se formam por processos lentos e são agrupados pelos especialistas conforme uma série de atributos genéticos. Essa lentidão é tal que 2,5 cm de solo pode levar de cem a 2 mil anos para se formar.
CONTI, José B. e FURLAN, Sueli A. Geografia do Brasil, 2000, p. 123.


Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Uma das preocupações ambientais importantes na atualidade é a velocidade com que perdemos solo pela sua utilização predatória. Estima-se que, por erosão, os mesmos 2,5 cm de solo citados acima são destruídos em menos de dez anos.

b) Solos eluviais são aqueles provenientes da desagregação e decomposição das rochas existentes no próprio local de formação; já os solos aluviais são formados em virtude do acúmulo de material transportado pela ação do vento e da água.

c) A EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária coordena o SiBCS - Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

d) O húmus é o produto da decomposição orgânica responsável pela fertilidade do solo. Uma camada humífera de 30 cm pode levar até cinquenta anos para se desenvolver.

e) Próprios de climas quentes e úmidos, os podzóis são solos de baixa fertilidade, devido à escassez de húmus, óxidos de ferro e matéria orgânica em sua composição.

Questão anterior:
Em uma pesquisa com 120 pessoas, verificou-se que.

Resolução:
O texto da questão faz um bom resumo sobre a definição do solo. A única alternativa incorreta é a E pois o podzol é um solo típico do bioma da taiga, próprio das áreas frias e úmidas das zonas temperadas. Trata-se de um solo fértil e cobiçado tradicionalmente pela prática agrícola.

Resposta:
e) Próprios de climas quentes e úmidos, os podzóis são solos de baixa fertilidade, devido à escassez de húmus, óxidos de ferro e matéria orgânica em sua composição.

Próxima questão:
Considerando que o segmento AB possui 2 cm no mapa acima e equivale a 565 km (distância real), a escala do mapa é.
Mackenzie 2018: O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera Mackenzie 2018: O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera Reviewed by Redação on abril 01, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.