(UFSC) Sobre as formações fitogeográficas, ou biomas, existentes no Brasil...

(UFSC) Sobre as formações fitogeográficas, ou biomas, existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):

a. O cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.

b. A caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.

c. O mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizado por vários animais marinhos para reprodução.

d. O pampa ocorre na Região Centro-Oeste, onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.

e. A floresta amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí. As árvores tipicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.

f. O pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheia dos rios.

g. A mata atlântica é uma formação que se apresenta de São Paulo até o Sul do País, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

Questão anterior:
- (UCPel) No Rio Grande do Sul, a vegetação predominante é rasteira e forma uma ótima área de pastagem. É constituída principalmente de gramíneas. Essa característica faz com que tenhamos uma formação vegetal conhecida por.

Resposta:
Alternativas C e F estão corretas.

Próxima questão:
- Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Marque a alternativa correspondente ao bioma que apresenta as características descritas.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários