IFMT 2018: REDAÇÃO - A democracia e participação política no Brasil atual

IFMT 2018: REDAÇÃO - A democracia e participação política no Brasil atual

TEXTO I
Hoje, no Brasil, devido ao estereótipo do “político ladrão”, percebemos a descrença do cidadão em relação à política e ao governo como um todo. Essa descrença se dá pelo fato das informações sobre o mau uso do dinheiro público, nepotismo, tráfico de influência, abuso de autoridade e de poder, entre outros.
(Disponível em: https://descomplica.com.br/blog/redacao/lista-mafalda/. Acesso em 05 de março de 2018)

TEXTO II

TEXTO III
[...] Nos dias atuais, os brasileiros podem exercer a sua cidadania por meio do voto, mas questiona-se de forma bastante intensa e frequente a obrigatoriedade do voto para parte da população. Observamos que, nos dias atuais, entre descrença e ceticismo, a crença nas ideologias e partidos acabam perdendo espaço para o elogio e a imagem construída pela mídia para as figuras políticas que fazem do carisma muito mais importante que a convicção e os projetos para angariar o eleitorado. É claro que demos grandes passos para a democracia, mas ainda há muito trabalho para que os políticos exerçam de forma correta aquilo que foram eleitos para fazer. Ainda assim, há a distorção da imagem de alguns políticos que acabam sendo favorecidos ou prejudicados, e a falta de conhecimento a respeito da importância que a democracia tem em nossas vidas e nosso desenvolvimento de uma forma geral.
(Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/democracia-no-brasil. Acesso em 05 de março de 2018)

PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “A democracia e participação política no Brasil atual”. Selecione e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Comentários