Questões de Biologia da IFPE 2018 com Gabarito

Questões de Biologia da IFPE 2018 com Gabarito
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco)

BIOLOGIA

QUESTÃO 36
IFPE 2018: Assinale a alternativa CORRETA sobre o sistema circulatório dos Chordados.

a) O coração dos répteis apresenta quatro cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente venoso.

b) O coração dos anfíbios apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente arterial.

c) O coração dos peixes apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente venoso.

d) O coração das aves apresenta três cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é venoso e arterial.

e) O coração dos mamíferos apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente arterial.

Leia o TEXTO 14 para responder à questão 37.

TEXTO 14

INFORMAÇÕES SOBRE OS DANOS QUE OS CARAMUJOS CAUSAM NO SEU AMBIENTE

O caramujo africano, como é conhecido o principal caramujo considerado uma praga urbana, é perigoso porque transmite uma série de doenças. Como seu andar é lento e ele se localiza em jardins, é o alvo da brincadeira de crianças, porém, manipulá-los não é uma boa ideia, pois o contato direto já causa contágio. Os caramujos gostam de locais úmidos e com sombra, por isso, podem ser encontrados em locais com concentração de pedras, galhos, entulhos, folhas, madeiras e outros materiais similares. Muitas vezes esse molusco é confundido com o caracol. A aparência dos dois é muito próxima, mas o caramujo é um animal aquático que respira por brânquias. Já o caracol é um animal terrestre com pulmão, ou seja, não sobrevive se estiver debaixo d’água.
Disponível em: <https://rotauniprag.com.br/pragas-urbanas/caramujos/>. Acesso em: 12 maio 2018.

QUESTÃO 37
IFPE 2018: Em relação ao TEXTO 14 assinale a alternativa CORRETA.

a) Caracóis e caramujos apresentam um mesmo nicho ecológico.

b) A referência ao fato de os caramujos gostarem de “locais úmidos e com sombra” descreve especificamente o bioma em que o mesmo está habitando.

c) De acordo com o texto, caracóis e caramujos podem pertencer a um mesmo gênero, uma vez que ambos são gastrópodes.

d) De acordo com as regras taxonômicas, o nome “caramujo africano” seria o mais indicado para identificação da espécie.

e) Caramujos e caracóis são animais que compartilham as seguintes categorias taxonômicas: reino, filo e classe.

QUESTÃO 38
IFPE 2018: A osmose é o nome dado ao transporte de água através da membrana plasmática das células. Sobre esse tipo de transporte, assinale a alternativa CORRETA.

a) Células vegetais e animais não murcham ao se encontrarem em meio hipertônico, devido à resistência da parede celular.

b) As células vegetais que se encontram em meio hipertônico recebem água, podendo, inclusive, sofrer lise, por não suportarem um volume superior à sua capacidade.

c) Células animais que se encontram em meio isotônico perdem água gradativamente, de forma a ficarem murchas.

d) Células animais que se encontram em meio hipotônico recebem água, podendo, inclusive, sofrer lise, por não suportarem um volume superior à sua capacidade.

e) As células vegetais se tornam plasmolizadas em meio hipotônico e, consequentemente, sofrem lise e estouram.

Leia o TEXTO 15 para responder à questão 39.

TEXTO 15

RESISTÊNCIA DAS BACTÉRIAS AOS ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos são compostos químicos de origem natural ou sintética (medicamentos), que atuam na falência de agentes patogênicos ao ser humano, ou também resultam na inibição do desenvolvimento dos mesmos, agindo seletivamente na população de micro-organismos, como, por exemplo, das bactérias. Contudo, algumas espécies podem manifestar resistência aos antimicrobianos, ocorrendo normalmente através de mutações que proporcionam a síntese de enzimas capazes de conferir a inativação de tais substâncias.
MORAES, Paula Louredo. Resistência das bactérias aos antibióticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/resistencia-das-bacterias-aos-antibioticos.htm>. Acesso em: 12 maio de 2018 (adaptado).

QUESTÃO 39
IFPE 2018: Assinale a alternativa que justifica corretamente a resistência das bactérias a antibióticos, de acordo com as teorias evolutivas de Darwin e/ou Lamarck.

a) De acordo com a Lei do Uso e do Desuso proposta por Lamarck, o uso de antibióticos seleciona as bactérias mais resistentes, eliminando as menos aptas e deixando, apenas, as bactérias que já são naturalmente resistentes.

b) De acordo com a teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin, o uso de antibióticos seleciona as bactérias mais resistentes, eliminando as menos aptas e deixando, apenas, aquelas que já são naturalmente resistentes.

c) Segundo a teoria da Seleção Natural, de Darwin, e a Lei do Uso e do Desuso, de Lamarck, as bactérias desenvolveriam a resistência à medida que fossem entrando em contato com os antibióticos.

d) De acordo com as teorias evolucionistas de Lamarck e de Darwin todos os caracteres evolutivos adquiridos seriam passados aos descendentes.

e) Segundo Darwin, o uso de antibióticos deixaria as bactérias mais resistentes, pois elas desenvolveriam características que as fortalecessem.

QUESTÃO 40
IFPE 2018: Quais as organelas que são responsáveis pela formação do acrossomo e do flagelo dos espermatozoides, respectivamente?

a) Complexo golgiense e centríolos.
b) Retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense.
c) Centríolos e mitocôndrias.
d) Retículo endoplasmático liso e complexo golgiense.
e) Lisossomos e peroxissomos.
Questões de Biologia da IFPE 2018 com Gabarito Questões de Biologia da IFPE 2018 com Gabarito Reviewed by Redação on julho 28, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.