Questões de Conhecimento Geral da UEPG 2018 com Gabarito

Questões de Conhecimento Geral da UEPG 2018 com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 A 04 ...
questoes-de-conhecimento-geral-da-uepg-2018-com-gabarito
Questões de Conhecimento Geral da UEPG 2018 com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 A 04

Zika sai dos holofotes, as sequelas ficam
Doença segue parte do cotidiano de centenas de pessoas.
Ainda cercada de mistérios, ela se revela em suas formas mais graves em locais pobres

Decretado o fim da emergência nacional da epidemia de microcefalia, o Zika pode ter saído dos holofotes, mas as sequelas do vírus seguem fazendo parte do cotidiano de centenas de pessoas que frequentam diariamente os centros de saúde com atendimento especializado.

A doença, ainda cercada de vários mistérios para os especialistas, parece se revelar em suas formas mais graves em locais pobres e sem infraestrutura básica, como as favelas e as comunidades carentes – onde várias outras enfermidades grassam de forma invisível. A observação é da infectologista pediátrica Claudete Araújo Cardoso, autora, junto com especialistas americanos da Universidade de Berkeley, do artigo Zika: um sofrimento em favelas urbanas, publicado no início do mês, na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases."O que acontece é que nas áreas mais ricas tem mosquiteiro, repelente, ar condicionado. Então, você pode até ser picado, mas será muito menos vezes", explica a especialista. "Nas comunidades, a realidade é outra, as pessoas têm uma carga viral muito maior", acrescenta, mostrando a foto de uma paciente, cujo rosto está coberto de picadas de mosquito. Mas essa é apenas mais uma hipótese sobre a doença ainda a ser comprovada. O diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Wilson Savino, concorda com a colega. "Hoje, passada a crise maior, quase não se fala mais sobre Zika, é como se não fosse mais um problema de saúde", constata Savino. "Mas as crianças que nasceram com problemas, sobretudo com microcefalia, estão lá e vão viver com dificuldades monstruosas; essas famílias vão vivenciar muitos problemas".

Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, o infectologista João Paulo Toledo garantiu que a suspensão da emergência nacional não terá impacto na vigilância, nas ações de combate ao mosquito e na assistência às crianças nascidas com problemas congênitos.

Para Wilson Savino (IOC), as medidas tomadas pelo Ministério não são suficientes para responder ao problema. "Neste cenário de crise econômica e política, a expansão das equipes de saúde para cuidar desse contingente de crianças que nasceram com alterações no sistema nervoso central não foi desenvolvida na escala necessária", afirma. "Com certeza o que temos não é suficiente. O Brasil não se preparou para isso – e é difícil mesmo, somos um país imenso, com grandes diferenças." Além disso, diz Savino, os cortes orçamentários em Ciência, Tecnologia e Educação, por exemplo, atingem pesquisas e ações contra a doença. "Isso não é muito falado, mas, neste ano, vamos ter uma redução significativa de pesquisa, de descobertas, de conhecimento gerado", afirma o especialista. "E, com o fim da emergência, o financiamento do exterior também desaparece".
Adaptado de: https://www.cartacapital.com.br/saude/zika-sai-dos-holofotesas-sequelas-ficam.
Acesso em 03/06/2017.

QUESTÃO 01
UEPG 2018: Sobre os objetivos do texto, assinale o que for correto.

01) O objetivo central do texto é denunciar o quadro enfrentado pelo país em relação à doença Zika e as consequências do fim da emergência nacional da epidemia de microcefalia.
02) De modo secundário, comparar como a doença afeta, de modos diferentes, áreas ricas e pobres.
04) Apontar, de modo menos enfático, o fato de a doença ainda ser pouco conhecida.
08) De modo secundário, demonstrar a falta de incentivos à pesquisa sobre a doença.

Resposta.

QUESTÃO 02
UEPG 2018: Sobre o título do texto, assinale o que for correto.

01) É formado por duas orações coordenadas assindéticas. Caso o autor optasse por uma conjunção, ou síndeto, uma escolha correta para expressar a relação entre elas seria porém.
02) Ao utilizar a palavra "holofotes", o autor faz uso da linguagem conotativa.
04) O título do texto explora a oposição entre os verbos sair e ficar em relação ao "holofote", portanto, está claro que agora a Zika é que está em evidência, fato reafirmado no desenvolvimento do texto.
08) É composto por duas orações que têm sujeitos diferentes, porém ligados ao mesmo campo semântico.

Resposta.

QUESTÃO 03
UEPG 2018: Analise o termo destacado no trecho abaixo, identifique quais palavras poderiam substituí-lo sem prejuízo de sentido e assinale o que for correto.

"... as favelas e as comunidades carentes – onde várias outras enfermidades grassam de forma invisível."

01) gritam
02) espalham
04) clamam
08) propagam

Resposta.

QUESTÃO 04
UEPG 2018: Sobre as falas citadas no texto, assinale o que for correto.

01) Estão, na maioria, em discurso direto, fato que transfere mais expressividade ao texto.
02) Podem ser consideradas como uma estratégia argumentativa e estão na variante culta da língua portuguesa.
04) O discurso direto só não foi aplicado à afirmação do Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, fato que pode demonstrar o posicionamento do autor em relação ao tema tratado.
08) Todas são precedidas de verbos de elocução, ou seja, verbos que as anunciam.

Resposta.

QUESTÃO 05
UEPG 2018: A respeito das obras mencionadas a seguir, assinale o que for correto.

01) O Auto da Compadecida, peça teatral de Ariano Suassuna, divide-se em duas partes. Na segunda parte, os personagens, que estão mortos, são julgados por Manuel (Jesus Cristo). São acusados pelo Encourado (o diabo), mas defendidos por Nossa Senhora, a Compadecida. Ela argumenta que seus malfeitos foram causados pela natural fraqueza humana, e assim invoca e obtém a misericórdia divina para todos eles, exceto para o cangaceiro Severino, que cometera cruéis assassinatos.

02) O romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles, apresenta uma narração complexa, pois é construída por meio das vozes de Lorena, Lia e Ana Clara, as "meninas" protagonistas, amigas e confidentes, que moram num pensionato dirigido por freiras. Falam de lembranças pessoais e familiares, referem-se às suas ações, expõem e problematizam seus sentimentos, valores, projetos de vida, amores. E a essas três vozes ainda se associa a voz de um narrador de terceira pessoa, onisciente, que é o fio que as interliga e complementa.

04) Bagagem é o primeiro livro de poesia de Adélia Prado, escritora mineira contemporânea. Seu poema "Com licença poética", que inicia com os versos: "Quando nasci um anjo esbelto, / desses que tocam trombeta, anunciou: / vai carregar bandeira." dialoga criticamente com o "Poema de sete faces", de Carlos Drummond de Andrade, que começa assim: "Quando nasci, um anjo torto, / desses que vivem na sombra / disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida."– sendo que a palavra "gauche" é de origem francesa e significa "desajustado, desajeitado, marginalizado".

08) No romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, a história é narrada pelo protagonista Bento Santiago, apelidado de Dom Casmurro. Já idoso, viúvo e sem filhos, morando sozinho, mas bem de vida, ele resolve escrever algumas de suas lembranças, procurando "restaurar na velhice a adolescência", mas confessa, desiludido, que o plano se frustrou: "Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui."


ARTE

QUESTÃO 06
UEPG 2018: Sobre Ritmo nas Artes, assinale o que for correto.

01) Na Música, o ritmo é utilizado para representar os diferentes modos pelo qual o compositor organiza os sons musicais na perspectiva da duração e da acentuação.
02) As composições musicais sacras da Idade Média possuem ritmos acelerados e vibrantes, além de apresentar métrica bem definida.
04) No século XX, a música apresenta ritmos dinâmicos e acentuados, com a presença de sincopados, mudanças métricas de um compasso para o outro, além do uso de polirritmias.
08) Nas Artes Visuais, o ritmo se caracteriza pela ausência de repetições tanto na utilização da forma quanto na cor.

Resposta.

QUESTÃO 07
UEPG 2018: Sobre a Teoria Teatral de Augusto Boal, assinale o que for correto.

01) No teatro invisível, o espectador torna-se protagonista da ação, um espect ator, porém, sem ter a consciência de sua atuação na encenação teatral.
02) O teatro imagem está centrado na linguagem corporal e não verbal, os participantes são levados a pensar com imagens, utilizando-se de posições corporais e expressões fisionômicas.
04) No teatro fórum, o espect ator torna-se participante ativo do processo artístico de criação, tendo como função contribuir para a solução dos conflitos apresentados no espetáculo.
08) O teatro do oprimido, criado no início da década de 1970, propiciou a integração dos participantes do espetáculo teatral no destino das cenas que assistiam.


QUESTÃO 08
UEPG 2018: O século XX se destacou por inúmeras inovações e revoluções no campo musical. Sobre as principais tendências e técnicas da música do século XX, assinale o que for correto.

01) No século XX, os compositores se utilizaram da técnica da politonalidade, que significa ausência da tonalidade, fazendo o uso de todas as notas da escala cromática, dando igual importância a todas as notas utilizadas na peça musical.
02) A música impressionista é caracterizada por harmonias dissonantes, pela utilização de contrastes melódicos executados por instrumentos nos extremos de seus registros.
04) Arnold Schoenberg é um dos representantes da música do século XX, criou o dodecafonismo, um método de composição musical que utiliza as doze notas da escala cromática.
08) Nas composições do século XX, foram utilizados novos timbres musicais, como por exemplo, os clusters introduzidos no piano pelo compositor americano Henry Cowell, nos anos 20, e o piano preparado de John Cage, nos anos 40.

Resposta.

QUESTÃO 09
UEPG 2018: Sobre os elementos formais que caracterizam as linguagens artísticas, assinale o que for correto.

01) Nas Artes Visuais, o volume pode ser percebido tanto pelo tato quanto pela visão e utiliza aspectos bidimensionais como altura e largura.
02) Na música, a Melodia se define pelo conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva.
04) O círculo cromático é um dos instrumentos que possibilita compreender a estrutura da cor e nele podem ser visualizadas as cores primárias e as cores secundárias.
08) O ponto é o sinal convencional das artes visuais e o elemento de base do sistema pelo qual são impressas as imagens: a retícula tipográfica.

Resposta.

QUESTÃO 10
UEPG 2018: Com relação às assertivas abaixo, assinale o que for correto.

01) A Assemblage, termo cunhado na década de 1950, é denotativo de obras de arte elaboradas a partir de fragmentos de materiais naturais ou fabricados, como por exemplo, o lixo doméstico.
02) O pontilhismo é uma técnica de pintura baseada no uso de pequenos toques regulares e cores puras, de modo que, quando a imagem é vista a partir de certa distância, os pontos reagem opticamente entre si criando efeitos de cores vibrantes.
04) O termo Arte Abstrata pode ser aplicado a qualquer arte que não represente objetos reconhecíveis, é utilizado também para caracterizar as formas de Arte do século XX que abandonaram a arte como imitação da natureza.
08) O processo fotográfico, no qual a imagem é produzida sobre uma placa de cobre revestida de prata e sensibilizada com iodo, é denominado calotipia e foi inventado pelo cientista inglês Henry Fox Talbot.

Resposta.

EDUCAÇÃO FÍSICA

QUESTÃO 11
UEPG 2018: A respeito das características dos jogos cooperativos, assinale o que for correto.

01) São jogos com estrutura em que os participantes jogam uns com os outros, e não uns contra os outros.
02) A competição e a cooperação são partes de um todo.
04) Um jogo pode ser predominantemente competitivo num momento, e em outro, cooperativo.
08) O mais importante é o esclarecimento de ambos, e não a oposição.

Resposta.

QUESTÃO 12
UEPG 2018: Sobre a dança de rua, assinale o que for correto.

01) Também é conhecida como street dance.
02) Possui íntima relação com a cultura do Hip Hop.
04) Foi trazida ao Brasil por meio de escravos africanos.
08) Chico Buarque, Gilberto Gil e Maria Bethânia foram cantores brasileiros que fizeram sucesso com esse gênero musical na década de 1970.

Resposta.

QUESTÃO 13
UEPG 2018: O basquetebol é um esporte coletivo bastante praticado. No que se refere a esse esporte, assinale o que for correto.

01) A partida é disputada por duas equipes, cada uma com 5 jogadores em quadra.
02) A partida se inicia com o árbitro lançando a bola ao alto no centro da quadra.
04) Durante a partida, é possível marcar 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três) pontos, dependendo do lance.
08) Durante a partida, é permitido que cada jogador cometa até 4 (quatro) faltas pessoais sem que tenha de deixar o jogo definitivamente.

Resposta.

QUESTÃO 14
UEPG 2018: Nos últimos anos, o Brasil tem conquistado destaque na Ginástica Artística. Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Diego Hypólito e Artur Zanetti são exemplos de ginastas desta modalidade. Identifique os aparelhos que pertencem a esse esporte e assinale o que for correto.

01) Solo e Argolas.
02) Corda e Massa.
04) Barra Fixa e Paralelas.
08) Trave de equilíbrio e Salto sobre a mesa.

Resposta.

QUESTÃO 15
UEPG 2018: Em março de 2018, Neymar Jr., jogador do Paris SaintGerman (PSG), teve que se submeter a uma cirurgia. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) A cirurgia foi realizada no 5º (quinto) Metatarso.
02) A cirurgia foi realizada no Menisco Lateral.
04) O Menisco Lateral se localiza no ombro.
08) O 5º (quinto) Metatarso se localiza no pé.

Resposta.
BIOLOGIA

QUESTÃO 16
UEPG 2018: A matéria e a energia de um ecossistema passam de um ser vivo para o outro por meio da nutrição e essa sequência de seres, em que um serve de alimento para o outro, é chamada de cadeia alimentar. Considerando-se o esquema representativo abaixo, assinale o que for correto.
01) (I) decompositor; (II) produtor; (III) consumidor primário; (IV) consumidor secundário; (V) predador terciário.
02) Em (I), estão representados os organismos autotróficos, ou produtores do ecossistema, visto que são capazes de transformar compostos inorgânicos em compostos orgânicos que servirão de alimento aos seres heterotróficos.
04) (I) produtor; (II) consumidor primário; (III) consumidor secundário; (IV) consumidor terciário; (V) consumidor quaternário.
08) Nas cadeias alimentares dos ecossistemas aquáticos, a quantidade de matéria e energia disponível aumentam de um nível trófico para o outro, por isso, observamos um grande número de consumidores.

Resposta.

QUESTÃO 17
UEPG 2018: A Drosophila melanogaster (drosófila) apresenta asas com forma elíptica, ligeiramente alongadas (asas longas), sendo esta uma característica selvagem da mosca. Algumas linhagens de drosófila apresentam apenas rudimentos de asas, conhecida como asa vestigial. O cruzamento parental de moscas homozigóticas selvagens (asas longas) com moscas homozigóticas de asas vestigiais produz apenas descendentes de asas longas (geração F1). O cruzamento entre moscas da geração F1 produziu 400 descendentes (geração F2), 300 moscas com asas longas e 100 com asas vestigiais. Analise as assertivas abaixo e assinale o que for correto.

01) O tipo de asa em drosófila é um exemplo de codominância, visto que na geração F1 podemos observar moscas de apenas um tipo (asas longas), ou seja, os heterozigotos apresentam o fenótipo de apenas um dos genitores.
02) A proporção obtida na prática (300 asas longas e 100 asas vestigiais) é igual à proporção teórica da geração F2, onde 75% são esperados ter asas longas e 25% asas vestigiais.
04) Neste cruzamento é esperada uma geração F2 com 75% dos genótipos homozigóticos dominantes e 25% de heterozigotos.
08) O tipo de asa em drosófila é um exemplo de herança monogênica. Podemos concluir que o "tipo de asa" está condicionado por um gene com dois alelos, um dominante (para asas longas) e outro recessivo (para asas vestigiais).

Resposta.

QUESTÃO 18
UEPG 2018: Sobre a organização do sistema digestório humano e o processo de digestão, assinale o que for correto.

01) O suco pancreático atua no estômago e contém diversas enzimas digestivas que contribuem com a acidez estomacal. Possuem função de digestão de proteínas e gordura.
02) Na parede estomacal há invaginações da mucosa onde se localizam as glândulas estomacais secretoras de suco gástrico, solução rica em ácido clorídrico (HCℓ) e em enzimas que atuam na digestão de proteínas.
04) A bile é uma secreção produzida pelo fígado e que atua no duodeno. Não apresenta enzimas digestivas e seus principais componentes são os sais biliares, que emulsionam gorduras, facilitando a ação da lipase pancreática.
08) A presença de alimento na boca estimula as glândulas salivares a secretar saliva, a qual contém a amilase salivar (ou ptialina). Essa enzima atua sobre as grandes moléculas de amido e de glicogênio do alimento, quebrando-as em fragmentos menores.


QUESTÃO 19
UEPG 2018: Os anelídeos são animais que pertencem à linhagem dos celomados com metameria. A segmentação do corpo é a característica que deu nome ao filo Annelida. Sobre esse grupo, assinale o que for correto.

01) Os anelídeos têm sistema digestório com boca e ânus e sistema excretor formado por metanefrídios. O sistema circulatório é do tipo fechado e a respiração pode ser cutânea ou ocorrer por meio de projeções especiais do corpo que formam brânquias modificadas.
02) As minhocas e as sanguessugas são exemplos de representantes do grupo. Apresentam clitelo, uma estrutura relacionada com a reprodução sexuada presente nestes animais.
04) Todos os representantes do grupo são hermafroditas, apresentam fecundação externa e desenvolvimento embrionário indireto, com fase larval dependente de ambiente aquático.
08) Os representantes do grupo apresentam sistema nervoso bem desenvolvido, com gânglios concentrados apenas na região cefálica do corpo, onde podemos encontrar também um par de olhos bem desenvolvidos.

Resposta.

QUESTÃO 20
UEPG 2018: Sobre as células sanguíneas e suas características, assinale o que for correto.

01) Nos vertebrados, a hemoglobina está presente na hemácia, a qual possui uma forma de disco achatada na região central, permitindo o aumento da superfície de contato da hemácia com os gases a serem transportados. Além disso, a hemácia é flexível e pode dobrar-se para passar pelos vasos de menor calibre.
02) As hemácias dos humanos não possuem núcleo e são formadas na medula óssea a partir de células nucleadas, os eritroblastos. Em pessoas que vivem em locais de alta altitude, o organismo produz uma quantidade maior de hemácias visando aumentar a captação de oxigênio.
04) As plaquetas são as células encontradas com menor frequência no sangue e têm função na produção de anticorpos responsáveis por atacar microrganismos invasores. Além disso, podem realizar a fagocitose do complexo antígeno-anticorpo formado nas reações alérgicas.
08) Os neutrófilos são os leucócitos encontrados em maior frequência no sangue e recebem este nome porque apresentam grãos que se coram com o uso de corantes neutros. Podem realizar a fagocitose de bactérias e digeri-las nos lisossomos.

Resposta.

FÍSICA

SE NECESSÁRIO, NAS QUESTÕES DE 21 A 25,
UTILIZE OS VALORES FORNECIDOS ABAIXO:
densidade do aço = 8g/cm³
g = 10 m/s²

QUESTÃO 21
UEPG 2018: Um inseto encontra-se flutuando em uma posição fixa na superfície de uma poça de água. Ele agita suas patas a cada 2 segundos produzindo ondas circulares que se propagam na superfície da água. Observa-se que cada onda demora 5 segundos para atingir a margem que se situa a 20 cm do inseto. A partir do enunciado, assinale o que for correto.

01) As ondas produzidas na água são exemplos de ondas transversais.
02) A frequência das ondas produzidas pelo inseto é 2 Hz.
04) O comprimento de onda da onda é 8 cm.
08) O período das oscilações produzidas pelo inseto é 0,5 s.

Resposta.

QUESTÃO 22
UEPG 2018: Um canhão antigo feito de ferro possui uma massa de 200 kg e encontra-se no alto de uma torre de maneira que o cano do canhão está a uma altura de 20 m em relação ao solo. No seu interior, existe pólvora e uma esfera de ferro com uma massa de 10 kg. Após o disparo, a esfera de ferro é expelida a uma velocidade de 72 km/h, cuja direção é paralela à horizontal.

Considerando que 60% da energia da pólvora são transformadas em calor e som devido à explosão e o restante em energia cinética, desprezando forças de atrito, assinale o que for correto.

01) A energia cinética da esfera, imediatamente após o disparo, é 2000 J.
02) O módulo da velocidade de recuo do canhão é 1 m/s.
04) A energia transformada em calor e som é 3150 J.
08) O módulo da velocidade com que a esfera atingirá o solo é 20 m/s.


QUESTÃO 23
UEPG 2018: Uma das extremidades de uma mola é presa em um suporte, de modo que seu comprimento esteja ao longo da vertical. O tamanho inicial da mola nessa configuração é 10 cm. Quando na outra extremidade é presa uma esfera de aço com 10 cm3 de volume, o comprimento da mola passa a ser de 12 cm. O sistema é montado de maneira que a esfera de aço fique totalmente submersa num certo líquido contido num Becker.

Sabendo que nesta situação o tamanho da mola é 11,7 cm, assinale o que for correto.

01) Desprezando o volume da mola, o empuxo sobre a esfera quando ela estiver totalmente submersa no líquido é 1,2 N.
02) A massa da esfera de aço é 0,08 kg.
04) A densidade do líquido é 1,2 g/cm³.
08) A constante elástica da mola é 40 N/m.

Resposta.

QUESTÃO 24
UEPG 2018: O Eletromagnetismo é um ramo da Física que abrange fenômenos elétricos, magnéticos e a óptica física. Em função do exposto, assinale o que for correto.

01) O efeito da polarização da luz está relacionado com o desvio de um raio de luz ao passar por um pequeno obstáculo.
02) O funcionamento dos televisores antigos, que possuem "tubos de imagem", se baseia no desvio de um feixe de elétrons ao passar por uma região onde existe um campo magnético.
04) O funcionamento do motor elétrico se baseia na força sofrida por fios, transportando corrente elétrica, na presença de um campo magnético externo.
08) A relação entre o eletromagnetismo e a óptica é evidenciada pelo fato da luz visível ser um tipo de onda eletromagnética.

Resposta.

QUESTÃO 25
UEPG 2018: Duas lâmpadas, uma de 50 W e outra de 40 W, estão associadas em paralelo e sujeitas a uma d.d.p. de 100 V fornecidas por uma fonte ideal. Sobre o enunciado, assinale o que for correto.

01) A resistência equivalente da associação é maior que 100 Ω.
02) A corrente elétrica na lâmpada de 50 W é maior do que a corrente elétrica na lâmpada de 40 W.
04) A soma das correntes elétricas que passa pelo filamento de cada lâmpada é 0,9 A.
08) Mantendo-se a montagem anterior, se o filamento de uma das lâmpadas for rompido, a corrente elétrica na outra não será alterada.

Resposta.

QUÍMICA

QUESTÃO 26
UEPG 2018: Considere os elementos representados abaixo e assinale o que for correto.
01) Átomos de Cℓ têm como característica sua eletronegatividade e a tendência em formar íons com carga negativa.
02) O composto FeS pode ser formado através de ligações iônicas entre os íons Fe²⁺ e S²⁻.
04) Moléculas de Cℓ2 formam-se por compartilhamento de 1 par de elétrons.
08) Átomos de Ca e Mg possuem tendência em formar cátions monovalentes.

Resposta.

QUESTÃO 27
UEPG 2018: O elemento X tem 21 nêutrons e possui o subnível 4s¹ como o mais energético. Diante do exposto, assinale o que for correto.

01) O número atômico do elemento X é 19.
02) O elemento X pertence ao grupo 1 da tabela periódica.
04) O elemento X é isóbaro do elemento Ca que tem número de massa igual a 40.
08) O elétron do subnível mais energético tem o número quântico magnético (mℓ) igual a 0 (zero).

Resposta.

QUESTÃO 28
UEPG 2018: Uma amostra de 10 g de calcário (carbonato de cálcio impuro) sofreu um processo de calcinação formando óxido de cálcio e liberando 2 litros de CO2 na pressão atmosférica de 1 atm e temperatura de 27 ºC. Diante do exposto, assinale o que for correto.

Dados:
Ca = 40 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol;
R = 0,082 atm.L/mol.K

01) O resíduo sólido da calcinação do carbonato de cálcio quando dissolvido em água forma uma solução básica.
02) A reação de calcinação do carbonato de cálcio é uma reação de deslocamento.
04) O teor de carbonato de cálcio no calcário é de aproximadamente 50%.
08) O dióxido de carbono liberado é um óxido ácido.

Resposta.

QUESTÃO 29
UEPG 2018: A reação entre A(g) e B(g) formando AB(g) está representada no gráfico a seguir.
Analisando o gráfico e considerando os princípios da termoquímica e cinética química, assinale o que for correto.

01) A reação apresentada é exotérmica.
02) O ΔH da reação é –20 kcal/mol.
04) A energia de ativação é 40 kcal/mol.
08) O catalisador acelera a reação química porque diminui o valor de ΔH.

Resposta.

QUESTÃO 30
UEPG 2018: Considerando compostos orgânicos que apresentem cadeia aberta, ramificada, homogênea e saturada, assinale o que for correto.

01) Ciclopentanona
02) terc-Butilamina
04) Éter dietílico
08) Isobutanol

Resposta.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 31
UEPG 2018: Sabendo que um losango e um quadrado têm o mesmo perímetro, e que d e D representam, respectivamente, as medidas das diagonais menor e maior do losango.

Considerando ainda que
e que D – d = 30, assinale o que for correto.

01) A área do quadrado é maior que a área do losango.
02) A diagonal maior do losango mede 54.
04) A área do losango mede 1296.
08) A razão entre a área do quadrado e a área do losango é de

Resposta.

QUESTÃO 32
UEPG 2018: Assinale o que for correto.

01) Se A = (x – y)⁵ + (y – x)⁵, então A = 0.
02) Se N = 15012 – 1500², então N = 3001.


QUESTÃO 33
UEPG 2018: Miguel e Marlon disputam cem partidas de xadrez. Cada vez que Miguel ganha uma partida, recebe R$ 4,00 de Marlon e cada vez que Marlon vence uma partida, recebe R$ 8,00 de Miguel. A partir do que foi exposto, assinale o que for correto.

01) Se Miguel vencer metade das partidas, terá um prejuízo de R$ 200,00.
02) Miguel tem lucro, se vencer pelo menos 67 partidas.
04) Marlon tem lucro, se vencer no mínimo 34 partidas.
08) Se Marlon vencer vinte das partidas, terá um prejuízo exatamente igual ao valor que recebeu.


QUESTÃO 34
UEPG 2018: Numa determinada residência, os gastos com as despesas do aluguel correspondem a 25% do salário total e com alimentação 45% do total. Considerando que no mês de fevereiro o salário total desta residência foi de R$ 4.500,00, assinale o que for correto.

01) Se, em fevereiro, metade dos gastos com alimentação e aluguel for depositado na poupança, então será aplicado menos que R$ 1.500,00.
02) Se for dado um desconto de 10% no valor do aluguel, em fevereiro, vai sobrar R$ 112,50 para as outras despesas.
04) Das despesas com alimentação, em fevereiro, um dos moradores desta residência gastou sozinho R$ 810,00 que corresponde a 40% dessas despesas.
08) Se 3/5 do que restou do salário total, em fevereiro, forem gastos com medicamentos, ainda sobram mais de R$ 600,00.

Resposta.

QUESTÃO 35
UEPG 2018: Considerando a relação de números, 1, 9, 8, 5, 3, 2, 5, 10, 7 e 10, assinale o que for correto.

01) A mediana é um número par.
02) 40% dos números estão abaixo da média.
04) A relação tem duas modas.
08) A média pertence ao intervalo ]4,7[.

Resposta.

HISTÓRIA

QUESTÃO 36
UEPG 2018: A respeito do trabalho escravo no Brasil colonial, assinale o que for correto.

01) Utilizados como mão de obra na fase inicial da colonização, os indígenas atuaram como escravos na extração do pau-brasil.
02) A escravidão africana foi essencial para o desenvolvimento econômico no Brasil colonial, porém, não é possível afirmar que os negros contribuíram para a formação do modelo sociocultural brasileiro.
04) Ainda que tenham contado com o trabalho escravo, os engenhos de açúcar do nordeste tiveram nos trabalhadores livres e assalariados vindos da Europa a sua principal mão de obra.
08) No século XVI foi registrado a chegada de um grande número de africanos escravizados vindos, especialmente, da Guiné e da Costa do Marfim.

Resposta.

QUESTÃO 37
UEPG 2018: Especialmente ao longo do segundo reinado (1840-1889), o Brasil viveu um momento de chegada de grandes levas de imigrantes europeus. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) A imigração italiana, a mais numerosa recebida pelo estado de São Paulo, não se expandiu pelo sul do Brasil.
02) Nicolau Campos Vergueiro, fazendeiro e político imperial, foi um dos precursores no emprego de imigrantes europeus em suas terras.
04) A presença de imigrantes europeus no sul do Brasil se deu, em grande parte, pela formação de colônias, muitas das quais mantêm suas raízes até os dias atuais.
08) A substituição do trabalho escravo nas fazendas de café se configurou em uma das principais razões para a vinda de imigrantes europeus ao Brasil.

Resposta.

QUESTÃO 38
UEPG 2018: Longo período compreendido entre os séculos VIII a. C. e V d. C., a chamada Antiguidade Clássica é fortemente marcada pela civilização greco-romana. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) A população grega se organizava em genos, pequenas unidades sociais que possuíam leis, religiões e autoridades próprias.
02) Liderados por Felipe II, os macedônios (povos que habitavam o norte da Grécia) conquistaram o território grego. Essa conquista foi consolidada por Alexandre, o Grande, filho de Felipe II.
04) O teatro pode ser considerado uma das principais expressões da cultura grega. Por meio da comédia ou da tragédia, as peças teatrais abordavam temas relacionados à vida social e política grega.
08) De acordo com a mitologia grega, Pandora foi a responsável por abrir a caixa onde todos os males existentes no mundo estavam trancados, espalhando-os entre as pessoas.

Resposta.

QUESTÃO 39
UEPG 2018: Conflito que provocou grandes mudanças políticas e econômicas em todo o mundo, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) pode ser considerada como um dos acontecimentos centrais da história contemporânea. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) A Blitzkrieg, ou guerra relâmpago, caracterizada por ataques rápidos e brutais, foi empregada pelos alemães no ataque aos inimigos em várias frentes de batalha na II Guerra.
02) O "Dia D", um dos episódios centrais da II Guerra, marca o desembarque dos nazistas na Normandia e o início da ocupação da França pelos alemães.
04) O Tribunal de Nuremberg foi criado após o fim da II Guerra para julgar os nazistas sob a acusação de crimes contra a humanidade.
08) A batalha de Stalingrado, um dos mais violentos episódios da II Guerra, marcou o momento de recuo do Exército Vermelho soviético e de avanço dos germânicos sobre a Europa oriental.

Resposta.

QUESTÃO 40
UEPG 2018: O conflito que envolve árabes e israelenses vem marcando de forma profunda a geopolítica mundial desde a segunda metade do século XX. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) Território desprezado tanto por judeus como por muçulmanos, a Cisjordânia é uma região autônoma que não possui administração política e congrega população árabe e israelense.
02) O sionismo, movimento que defende a existência de um estado palestino independente e livre do controle judaico, ganhou força desde a criação do estado de Israel em 1948.
04) Jerusalém, cidade considerada "Terra Santa" para cristãos, judeus e muçulmanos, é um dos principais motivos da disputa entre israelenses e árabes.
08) A Faixa de Gaza é um território palestino caracterizado pela densa presença de muçulmanos, pela escassez de água potável e pela presença constante de tropas militares israelenses.

Resposta.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 41
UEPG 2018: Sobre aspectos físicos, políticos e econômicos do continente europeu, assinale o que for certo.

01) Dentre alguns países que foram socialistas no período da Guerra Fria na Europa estão Polônia, Romênia e Albânia.
02) O porto de Roterdã (Holanda) e o porto de Marselha (França) são duas importantes portas de entrada de mercadorias na União Europeia.
04) O rio Reno, que passa pela Alemanha, o rio Sena, que corre pela França, e o rio Tâmisa, que percorre a Inglaterra, são importantes cursos d'água europeus.
08) A Turquia, que possui a cidade de Istambul, na Europa, é um membro, parte da União Europeia, aceito no século XXI.


QUESTÃO 42
UEPG 2018: Sobre os conceitos de urbanização, assinale o que for correto.

01) A hierarquia urbana é um conceito de urbanização que classifica as cidades pelo número de habitantes, variedade de serviços e como centro polarizador de outras cidades.
02) As megacidades são aquelas com pelo menos 10 milhões de habitantes. Nenhuma cidade africana possui essa característica.
04) Tóquio, Londres e Nova Iorque são exemplos de cidades globais, aquelas com forte impacto não somente em seu país, mas para a economia global.
08) Quando duas ou mais cidades vizinhas se unem em seu crescimento urbano, ficando quase imperceptível onde começa uma e termina a outra, ocorre o fenômeno da conurbação.

Resposta.

QUESTÃO 43
UEPG 2018: Sobre os blocos econômicos e principais conceitos relacionados a eles, assinale o que for correto.

01) A TEC (Tarifa Externa Comum) é um dispositivo dos blocos econômicos, onde os países membros exigem o mesmo imposto para a entrada de produtos em seus países.
02) O Nafta é um exemplo de zona de livre comércio, onde há mais liberdade de circulação de mercadorias entre os países membros.
04) O Mercosul é um exemplo de bloco com união política total, com parlamento único (sede no Paraguai), constituições que se unificaram totalmente e livre circulação de pessoas.
08) Quando um bloco econômico adota uma moeda única é criada uma união econômica e monetária, caso da União Europeia em sua maior parte, pois nem todos os países desse bloco adotam o Euro.

Resposta.

QUESTÃO 44
UEPG 2018: Sobre as florestas tropicais presentes no mundo, assinale o que for correto.

01) Em seu domínio estão presentes grandes taxas pluviométricas e elevadas temperaturas. Em sua flora predominam espécies heterogêneas e perenifólias.
02) Possui plantas higrófilas e árvores com folhas latifoliadas, com capacidade de evapotranspiração.
04) Plantas decíduas ou de folhas caducas predominam nessas florestas, como na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica no Brasil.
08) Possui enormes quantidades de plantas xerófitas em sua composição com muitas espécies com taxas elevadas de dispersão de sementes.

Resposta.

QUESTÃO 45
UEPG 2018: Sobre a geografia física da região fitogeográfica dos Campos Gerais, no Paraná, assinale o que for correto.

01) As médias pluviométricas menos elevadas dessa região ocorrem nos meses que compreendem a primavera e o verão no estado do Paraná. É uma região historicamente desprovida de precipitação de neve.
02) Possui solo raso que favorece, em parte, o aparecimento de gramíneas e vegetação de pequeno porte.
04) Está localizada no Terceiro Planalto Paranaense, na área que abrange as bacias do rio Ivaí e Piquiri.
08) Possui vegetação de campos limpos associados a capões ou mata galeria com floresta ombrófila mista que possui como uma de suas espécies a araucaria angustifolia.

Resposta.

FILOSOFIA

QUESTÃO 46
UEPG 2018: Em relação à atitude filosófica, assinale o que for correto.

01) Caracteriza-se pelo modo de pensar da maioria das pessoas.
02) É compreendida como uma "filosofia de vida", expressa pela forma ou estilo de vida de determinados grupos sociais.
04) Inicia-se pelo ato de questionar.
08) É o pensar diferente, proposto pela problematização dos próprios pensamentos e ações.

Resposta.

QUESTÃO 47
UEPG 2018: Sobre a lógica aristotélica, assinale o que for correto.

01) A lógica é um instrumento para o exercício do pensamento e da linguagem.
02) Os sofistas e o filósofo grego Platão alcançaram a mesma amplitude, rigor e sistematização da lógica desenvolvida por Aristóteles.
04) A lógica aristotélica subdivide em: lógica formal e lógica crítica conceitual.
08) A lógica formal apresenta métodos que auxiliam no exercício de identificação dos argumentos válidos e na distinção dos inválidos.

Resposta.

QUESTÃO 48
UEPG 2018: Com relação às frases abaixo e a estrutura formal do silogismo, assinale o que for correto.

Frase 1: Todo homem é mortal.
Frase 2: Paulo é homem.
Frase 3: Paulo é mortal.

01) No raciocínio, as premissas: "Todo homem é mortal.” e "Paulo é homem.”, são chamadas de antecedentes.
02) Na estrutura formal do silogismo a frase: "Paulo é mortal." é entendida como consequente das premissas.
04) A frase "Paulo é homem." representa a premissa menor.
08) A premissa maior destaca-se na frase "Todo homem é mortal."


QUESTÃO 49
UEPG 2018: Sobre o pensamento de Nicolau Maquiavel, assinale o que for correto.

01) A moral cristã é algo de grande importância para o fortalecimento do poder monárquico.
02) Maquiavel utiliza as expressões "virtú" e "fortuna", para descrever a ação do príncipe.
04) Maquiavel estabelece uma distinção entre moral política e moral pessoal.
08) O poder está fundamentado na força, porém, é necessário "virtú" para o exercício da manutenção desse poder.

Resposta.

QUESTÃO 50
UEPG 2018: Em relação à teoria parmenidiana e o fragmento abaixo, assinale o que for correto.

Via da Verdade
[...] Pois bem, dir-te ei – e tu escuta a minha palavra – quais as únicas vias de pesquisa que se podem pensar: uma que (o ser) é e não é possível que não seja – é o caminho da persuasão, porque vai direto a verdade – a outra que (o ser) não é necessário que não seja; [...]."
Adapatado de: “Parmênides”. In: Giovanni Reale. História da Filosofia
Antiga. Trad. De Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1993. Vol.1. pp. 107-
108 (Série História da Filosofia).

01) Não é possível afirmar a existência do não ser porque o não ser não é.
02) O texto descreve a forma com que Parmênides percebia o universo.
04) O ser nunca muda, o ser simplesmente é e o não ser não é.
08) Parmênides afirma que existe apenas um caminho para se chegar à verdade, definido como via da opinião, já que cada indivíduo, através dos sentidos, percebe de forma diferente as mudanças que ocorrem na physis.

Resposta.

SOCIOLOGIA

QUESTÃO 51
UEPG 2018: Sobre a abordagem antropológica do conceito de cultura, assinale o que for correto.

01) A cultura resulta da capacidade humana de simbolizar e, portanto, é possível falar de uma diversidade de culturas de acordo com o contexto social.
02) Etnocentrismo é o nome dado à dificuldade de aceitação da diversidade cultural, ao classificar as culturas como superiores ou inferiores.
04) A cultura é expressão exclusivamente imaterial dos grupos humanos.
08) A cultura brasileira é predominante sobre os regionalismos e sofre pouca influência de estrangeiros e imigrantes.

Resposta.

QUESTÃO 52
UEPG 2018: Sobre o cenário atual do mundo do trabalho, assinale o que for correto.

01) O Brasil apresenta um quadro com acentuada informalidade, desindustrialização e mudanças recentes na legislação trabalhista.
02) Com as novas tecnologias da informação ocorre o fim do trabalho assalariado, substituído pelos empreendedores individuais.
04) Há um aumento da estabilidade no emprego, resultado das novas tecnologias aplicadas à produção e aos serviços.
08) A reestruturação produtiva e a instabilidade do mercado de trabalho, entre outros fatores, modificaram o poder e as relações referentes aos sindicatos de trabalhadores.

Resposta.

QUESTÃO 53
UEPG 2018: A respeito do modelo produtivo toyotista, assinale o que for correto.

01) A implementação do toyotismo foi necessária para contrapor a terceirização crescente e a instabilidade do emprego.
02) O trabalhador toyotista não pode ser mais o "especialista" do modelo anterior, pois precisa acumular funções.
04) No toyotismo há uma responsabilização maior do trabalhador, incorporado a mecanismos de supervisão e controle mútuos.
08) O modelo toyotista tem como uma das suas características a produção por demanda, com estoques mínimos.


QUESTÃO 54
UEPG 2018: Sobre a formação do Estado Moderno, assinale o que for correto.

01) Thomas Hobbes indica que o medo levou as pessoas a fundar o Estado, com a contrapartida da garantia da paz e da lei.
02) O Estado Moderno, em geral, tem duas formas de organização, a monarquia ou a república; e sistemas de governos como o parlamentarismo e o presidencialismo.
04) Uma das principais marcas do Estado Moderno é a considerável autonomia dos governos em relação ao chamado poder econômico e as grandes corporações.
08) Há diferentes configurações do Estado Moderno de acordo com a sua intervenção social e econômica, como, por exemplo, o Estado de bem-estar social e o Estado neoliberal.

Resposta.

QUESTÃO 55
UEPG 2018: Com relação aos movimentos sociais no Brasil, assinale o que for correto.

01) É possível compreender a luta contra a escravidão como um dos problemas principais que mobilizou os movimentos sociais durante o período colonial.
02) Os movimentos estudantil e sindical protagonizaram a resistência à ditadura civil-militar (1964-1985) e, também, durante a redemocratização, junto ao movimento por eleições diretas para presidente.
04) Na história recente do Brasil, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupa um importante papel na luta pela reforma agrária.
08) Os chamados Novos Movimentos Sociais alcançaram significativa visibilidade na esfera política e cultural brasileira, em especial, com o movimento feminista e pela diversidade sexual.

Resposta.

INGLÊS
TEXTO PARA AS QUESTÕES 56 A 60

HOW THE WORLD GIVES BIRTH

In 2014 nearly one in five pregnant women worldwide delivered babies by cesarean section. The original purpose of the procedure, in which the baby is removed through the uterus and abdomen, was to avoid lifethreatening complications that can arise during vaginal births. Yet rates of C-sections in some countries are substantially higher than the 10 percent rate the World Health Organization associates with preventing the deaths of mothers and newborns.

Brazil, a country with one of the highest C-section rates (55,6%), launched a public health campaign in 2015 to promote natural births.

Why do some countries see so many C-sections? WHO medical officer Ana Pilar Betrán says factors favoring the procedure include families’ and doctors’ expectations of achieving safer outcomes and avoiding long and painful labors. High rates, such as in Brazil, also can reflect a desire to time births more predictably, while low rates can indicate reduced access to medical care.

As doctors and expectant mothers reevaluate the benefits of delivering through the birth canal, C-section rates could decline, Betrán says.
Adaptado de: Daniel Stone. National Geographic. April 2016.
Vocabulário (neste contexto):
pregnant: grávida; birth: nascimento;
cesarean section (C-section): operação cesariana;
rate: taxa; newborn: recém-nascido; labor: trabalho de parto.

QUESTÃO 56
UEPG 2018: Em relação ao título do presente texto, assinale o que for correto.

01) Ele poderia ser assim traduzido: Como o mundo dá à luz.
02) Poderia ser assim traduzido: Como nascem as mulheres na Terra.
04) Poderia, sem prejuízo do sentido, ser substituído por: How women give birth on Earth.
08) Poderia, sem mudança de significado, ser substituído por: How the world was born.


QUESTÃO 57
UEPG 2018: Sobre os termos higher e the highest (final do primeiro parágrafo e início do segundo), assinale o que for correto.

01) No grau normal, o termo que dá origem a ambos é hi.
02) Estão no grau comparativo e superlativo, respectivamente.
04) Poderiam ser traduzidos por mais altas e das mais altas.
08) Ambos são adjetivos.

Resposta.

QUESTÃO 58
UEPG 2018: Quanto ao que nos informa o texto sobre as operações cesarianas em geral, assinale o que for correto.

01) Médicos e famílias as consideram mais seguras.
02) Elas evitam partos demorados e dolorosos.
04) Elas permitem programar um nascimento.
08) No Brasil, mais da metade dos partos acontece por meio de cesarianas.

Resposta.

QUESTÃO 59
UEPG 2018: Com relação ao que este texto nos revela, assinale o que for correto.

01) Aproximadamente uma em cada cinco mulheres tiveram seus bebês através de cesarianas no mundo todo em 2014.
02) Para a OMS, uma taxa de 10% de cesarianas é suficiente para evitar mortes de mães e recémnascidos.
04) Em 2015, o Brasil lançou uma campanha para convencer gestantes a optarem pela cesárea.
08) Quanto mais esclarecida for a gestante, tanto maiores serão as chances de ela preferir a cesariana.

Resposta.

QUESTÃO 60
UEPG 2018: Sobre os termos families’ e doctors' (terceiro parágrafo), assinale o que for correto.

01) A posição dos apóstrofos indica que ambos estão no plural.
02) Poderiam ser traduzidos por das famílias e dos médicos, respectivamente.
04) Nos dois exemplos, o apóstrofo indica a supressão da letra i (de is- presente do verbo to be).
08) Se mudarmos a posição dos apóstrofos – family’s e doctor’s – estaremos falando de uma só família e um só médico.

Resposta.

ESPANHOL

TEXTO PARA AS QUESTÕES 56 A 60

"Mi esposa ya ni se ducha":
las desesperadas estrategias de los habitantes de Ciudad del
Cabo para evitar convertirse en la primera urbe del mundo en
quedarse sin agua

Mohammed Allie, de la BBC, es uno de los millones de personas que están tratando de evitar el "Día Cero": la fecha en la que ya no saldrá agua de los grifos en Ciudad del Cabo, en Sudáfrica. Aquí relata cómo es la vida cuando solo puedes utilizar 50 litros de agua al día.

Mi esposa ya no usa la ducha. En lugar de eso, hierve un litro y medio de agua, lo mezcla con un litro de agua de la canilla y así se limpia diariamente, mientras nosotros recogemos el agua con un balde y lo reusamos en la cisterna. En cuanto a tirar la cadena del inodoro, que malgasta varios litros de agua en cada uso, solo lo hacemos cuando hay excrementos.

Como la mayoría de los residentes de Ciudad del Cabo, en mi familia de cuatro personas hemos tenido que cambiar nuestros hábitos para ahorrar agua. Un balde y una jarra se han convertido en herramientas esenciales para mis hijos y para mí a la hora de darnos una rápida ducha de dos minutos.

Una sequía severa ha obligado a la municipalidad local a limitar el consumo de agua a 50 litros por persona por día, en un esfuerzo por retrasar lo que se ha apodado el "Día Cero", estimado para el 12 de abril, cuando ya no habrá suministro de agua.

Con muchos de los residentes haciendo grandes esfuerzos para reducir su consumo de agua, causa mucho enojo ver a otros que no lo hacen, como personas que lavan sus veredas o autos con total impunidad y en contra de las normas.

Sin embargo, los esfuerzos continúan y se ha hecho muy popular entre los locales compartir consejos a través de las redes sociales sobre cómo conservar el agua. Una de las primeras en hacerlo fue la jefa de gobierno de la Provincia Occidental del Cabo, Helen Zille, quien el año pasado reveló que solo se ducha una vez cada tres días. La líder política sigue dando consejos sobre cómo reusar el agua a través de las redes sociales.

Hoy los hábitos han cambiado tanto que es difícil imaginar una vuelta a los viejos días en los que nuestro uso del agua era, francamente, irresponsable. Se trata del recurso más precioso que tiene el mundo hoy y sin él no hay vida.
Adaptado de: Redacción BBC Mundo. 24 enero 2018.
Disponível em: http://www.bbc.com/mundo/noticias-42807980.

QUESTÃO 56
UEPG 2018: A respeito do autor do texto, assinale o que for correto.

01) É um funcionário da BBC.
02) Está se empenhando para economizar água e acredita que, anteriormente, o uso da água era feito de forma irresponsável na Cidade do Cabo.
04) Vive com a família em uma localidade próxima à Cidade do Cabo.
08) É amigo de Helen Zille.

Resposta.

QUESTÃO 57
UEPG 2018: Com relação à Helen Zille, assinale o que for correto.

01) Divulga estratégias para economizar água nas redes sociais.
02) Trabalha em um cargo do governo.
04) É uma das primeiras mulheres a ter um posto de liderança no governo.
08) Toma banho somente a cada três dias.

Resposta.

QUESTÃO 58
UEPG 2018: Sobre o "Día Cero", assinale o que for correto.

01) Está previsto para ocorrer no dia 12 de abril de 2018.
02) Está previsto para ocorrer na Cidade do Cabo.
04) É o dia estimado para não sair mais água das torneiras.
08) Está tentando ser evitado pela população da cidade.

Resposta.

QUESTÃO 59
UEPG 2018: No que se refere ao parágrafo que se inicia por "Mi esposa ya no usa la ducha", assinale o que for correto.

01) Há verbos no tempo presente do modo indicativo que são ditongados. Entre eles, "hierve", "limpia" e "reusamos".
02) A família continua utilizando a descarga do banheiro normalmente.
04) Os verbos estão no tempo presente do modo indicativo e indicam a rotina da família neste novo contexto de seca.
08) É possível compreender que a esposa não usa mais o chuveiro para economizar água.

Resposta.

QUESTÃO 60
UEPG 2018: A respeito dos argumentos utilizados no texto para destacar a valorização da água no contexto da Cidade do Cabo, assinale o que for correto.

01) Listar as estratégias da família de Mohammed Allie para sobreviver com 50 litros de água por pessoa, por dia.
02) Explicar que está ocorrendo o compartilhamento de conselhos para economia da água nas redes sociais.
04) Utilizar membros do governo como exemplo na economia da água.
08) Mostrar que, apesar dos esforços para reduzir o consumo de água, ainda há cidadãos que continuam a lavar calçadas e automóveis.

Resposta.

FRANCÊS

TEXTO PARA AS QUESTÕES 56 A 60

Le nombre d'obèses a plus que doublé dans 73 pays depuis 1980 et a continué à augmenter dans les autres nations, entraînant un fort accroissement de maladies liées au surpoids, selon une vaste étude publiée lundi.

En 2015, 107,7 millions d'enfants et 603,7 millions d'adultes souffraient d'obésité dans le monde, ont déterminé les auteurs de ces travaux parus dans la revue médicale américaine New England Journal of Medicine et présentés à une conférence à Stockholm.

Bien que la fréquence de l'obésité pédiatrique soit moindre que chez les adultes, son accroissement a été plus rapide pendant cette période de 35 ans, précisent les auteurs du rapport.

Un indice de masse corporelle (IMC) élevé (le poids divisé par la taille au carré), supérieur à 24,5, signale un surpoids. À partir de 30 on parle d'obésité.

Le surpoids a été lié à quatre millions de décès dans le monde en 2015, dont près de 40% chez des personnes non obèses.

Plus des deux tiers de ces décès ont résulté d'un IMC élevé, responsable de maladies cardiovasculaires dont l’augmentation est très notable depuis 1990.

Les résultats de cette étude, qui englobe 195 pays et territoires, montrent « une crise grandissante et troublante de santé publique au niveau mondial », soulignent les auteurs.

«Les personnes qui ne font pas attention à un gain de poids le font à leurs risques et périls: ils risquent d'avoir une maladie cardio-vasculaire, du diabète, un cancer et d’autres pathologies mettant la vie en danger», met en garde le Dr Christopher Murray, directeur de l'Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) à l'Université de Washington à Seattle, un des co-auteurs de l'étude.
Adaptado de: Le Journal de Québec, edição eletrônica de 12.06.2017.
Disponível em: www.journaldequebec.com.

QUESTÃO 56
UEPG 2018: A respeito do texto, assinale o que for correto.

01) É de caráter informativo.
02) Não foi extraído de um jornal francês.
04) Aborda um problema de saúde pública.
08) Apresenta opiniões de especialistas no assunto abordado.

Resposta.

QUESTÃO 57
UEPG 2018: Novamente sobre o texto, assinale o que for correto.

01) Não contém opiniões conflitantes.
02) Não é destinado a especialistas no assunto abordado.
04) Trata o assunto de forma a promover polêmica.
08) Aborda um tema que tem sido bastante comentado na imprensa nos últimos anos.

Resposta.

QUESTÃO 58
UEPG 2018: Ainda em relação ao texto, assinale o que for correto.

01) Não apresenta a opinião de seu autor.
02) Não propõe soluções para o problema abordado.
04) Foi redigido em linguagem científica.
08) Faz críticas à falta de ações governamentais em relação ao problema abordado.

Resposta.

QUESTÃO 59
UEPG 2018: Em relação ao estudo ao qual se refere o texto, assinale o que for correto.

01) Engloba mais de 100 países.
02) Teve seus resultados publicados em uma revista de Medicina.
04) Teve seus resultados apresentados em uma conferência.
08) Tem como único autor um pesquisador da Universidade de Washington.

Resposta.

QUESTÃO 60
UEPG 2018: Em relação ao que o estudo mencionado no texto detectou, assinale o que for correto.

01) Um aumento da incidência de obesidade entre pessoas com mais de 35 anos.
02) Uma relação entre sobrepeso e milhões de mortes no mundo em 2015.
04) Um notável aumento na incidência de doenças cardiovasculares desde 1990.
08) Um aumento no número de obesos nos países pesquisados.

Resposta.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Questões de Conhecimento Geral da UEPG 2018 com Gabarito
Questões de Conhecimento Geral da UEPG 2018 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJH2aKpJIsAyidjnz4emH-ZmSt9qVu37Ar-CTyOjiziKGUWPSFQJBymR3A-MqOTFkTNHoJDoawufJ3OuIJmDpgDk-amkmF-DDAFVskMaS-SZzCkduuDW4bmm6_YlYx6_ilG6CQcWElFWs/s1600/questoes-de-conhecimento-geral-da-uepg-2018-com-gabarito.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJH2aKpJIsAyidjnz4emH-ZmSt9qVu37Ar-CTyOjiziKGUWPSFQJBymR3A-MqOTFkTNHoJDoawufJ3OuIJmDpgDk-amkmF-DDAFVskMaS-SZzCkduuDW4bmm6_YlYx6_ilG6CQcWElFWs/s72-c/questoes-de-conhecimento-geral-da-uepg-2018-com-gabarito.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2018/07/questoes-de-conhecimento-geral-da-uepg-2018-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2018/07/questoes-de-conhecimento-geral-da-uepg-2018-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo