Questões de Geografia da IFSUL 2018 com Gabarito

Questões de Geografia da IFSUL 2018 com Gabarito
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais)

QUESTÃO 41
IFSUL 2018: Fusos horários compreendem a área que em qualquer lugar da faixa teoricamente limitada por dois meridianos conserva a mesma hora referida ao meridiano de origem.
Baseado nas informações, resolva a questão de fuso horário abaixo.

Em uma viagem para reuniões de negócios, um empresário saiu da cidade de São Paulo (45º Oeste), às 16 h do domingo, com destino à cidade de Roma (15º Leste). O itenerário previa as seguintes situações: Depois de 8 horas de viagem, faria uma escala em Londres. Em Londres, o avião ficaria por 3 h e depois partiria para Roma, fazendo mais 3 horas de voo.

De acordo com o exposto, a alternativa que apresenta informações CORRETAS quanto aos horários da viagem é:

a) O horário do pouso do avião em Londres foi às 18 h (hora local). Levantou voo às 23 h e pousou em Roma à 1 h da manhã de segunda-feira.

b) O horário do pouso do avião em Londres foi às 13 h (hora local). Levantou voo às 17 h e pousou em Roma às 20 h do domingo.

c) O horário do pouso do avião em Londres foi às 3 h da manhã de segunda-feira (hora local). Levantou voo às 6 h e pousou em Roma às 10 h da manhã de segunda-feira.

d) O horário do pouso do avião em Londres foi à meia noite (hora local). Levantou voo às 3 h e pousou em Roma às 6 h da manhã de segunda-feira.

Resposta.

QUESTÃO 42
IFSUL 2018: Domínios morfoclimáticos são unidades da paisagem natural resultantes da combinação e integração entre relevo, vegetação, solo, clima e hidrografia, que definem determinada porção do território. É a visão do todo em contraposição à análise compartimentada de elementos da natureza.
Sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, analise as afirmativas:

I) A Floresta Amazônica é estratificada e pode ser dividida em áreas de terra firme (as partes mais elevadas da floresta), inundação (as matas ficam permanentemente alagadas) e várzea (são inundadas periodicamente em razão da elevação da pluviosidade).

II) O domínio da Caatinga apresenta solos rasos e pedregosos, muitos dos seus rios têm drenagem intermitente porque são afetados pelo déficit hídrico. Os solos são pedregosos, rasos e com pouco húmus, sua vegetação apresenta características de xerofilia.

III) O domínio do Cerrado é caracterizado por uma estação seca e outra chuvosa. Tem solos ricos em níquel, alumínio e ferro. A vegetação, nas épocas de seca, apresenta raízes que se ramificam em busca de água nos locais mais profundos. Na superfície, a vegetação apresenta árvores e arbustos espaçados, com troncos e galhos retorcidos.

IV)  Área extremamente rica em biodiversidade e a mais ameaçada do planeta. A composição original da Mata Atlântica é um mosaico de vegetações com presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa. Sofre, desde o processo de ocupação do Brasil, grande perda da vegetação nativa. Estima-se que restam entre 6 e 8% de sua vegetação nativa.

Marque a opção VERDADEIRA após análise dos itens:

a) As opções I e II são verdadeiras
b) As opções I, II, III e IV são verdadeiras
c) Apenas as opções I e IV são verdadeiras
d) Apenas a opção IV é verdadeira.

Resposta.

QUESTÃO 43
IFSUL 2018: O Brasil possui uma população de mais de 208 milhões de pessoas. Analisar a pirâmide etária brasileira nos fornece importantes informações sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.
Sobre a análise da população brasileira, marque a opção CORRETA:

a) Todas as pirâmides apresentam uma elevada taxa de natalidade.

b) O número de homens supera o de mulheres em todos os momentos apresentados nos gráficos.

c) Para 2050, apesar das modificações apresentadas, o Brasil ainda poderá ser classificado como um país “jovem”.

d) A tendência apontada na terceira pirâmide é de um número maior de idosos, sendo as mulheres a maioria. Isso se explica pelo fato de que, no Brasil, a porcentagem de mortes masculinas é maior que a feminina, pois os primeiros fazem maior consumo de álcool, tabagismo e têm mais doenças ligadas ao sobrepeso e também devido à violência urbana.

Resposta.

QUESTÃO 44
IFSUL 2018: O espaço geográfico está sempre em processo de construção e de transformação. As ações humanas fazem, ao longo de sua ocupação, novos arranjos sociais e materiais do espaço.

Atualmente, para entendermos o espaço geográfico, que é o principal objeto de análise da Geografia, nos utilizamos dos conceitos que se consolidam como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar. Com base nas informações, marque a opção que expressa informações CORRETAS sobre essas categorias:

a) Lugar – Caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente. É o resultado de significados construídos pela experiência, ou seja, tratam-se de referenciais afetivos desenvolvidos ao longo de nossas vidas.

b) Região – Baseia-se nas relações entre os agentes que interferem na gestão e organização do espaço. Essa delimitação se refere às relações de poder que se estabelecem.

c) Território – espaço que, quando dividido, obedece a critérios específicos. São estabelecidos para facilitar estudos e compreensão de determinados aspectos do espaço.

d) Paisagem – É mais do que um espaço físico controlado pelo Estado. É um objeto de preocupação e análise social. O uso que dela se faz é objeto de análise social.

Resposta.

QUESTÃO 45
IFSUL 2018: A localização precisa de qualquer ponto da superfície do planeta é fornecida pelas coordenadas geográficas, que resultaram do desenvolvimento de técnicas cartográficas para a elaboração de mapas. São linhas imaginárias que foram traçadas com o objetivo de determinar a posição correta dos diversos lugares do planeta.

Os paralelos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre, que representam cada um dos cortes horizontais; já os meridiano são cada um dos círculos máximos que cortam a terra em duas partes iguais, que passam pelos polos norte e sul.

A partir dos dados, marque as opções com V para as VERDADEIRAS e com F para as FALSAS:

(       ) O ponto B é o que se localiza na parte mais austral do planeta.

(       ) Os pontos D e B estão localizados no Oceano Atlântico.

(       ) O ponto E apresenta as seguintes coordenadas: 40º de latitude norte e 120º de longitude oeste.

(       ) O território brasileiro tem a maior parte de suas terras no hemisfério austral.

(       ) O ponto E é o que se encontra em maior grau no hemisfério oriental.

A sequência CORRETA será:

a) V V V V V
b)  V V F V V
c) F F F V V
d) V F V F V

Resposta.

Questões de Geografia da IFSUL 2018 com Gabarito Questões de Geografia da IFSUL 2018 com Gabarito Reviewed by Redação on julho 30, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.