Questões de Geografia IFMT 2018 com Gabarito

Questões de Geografia IFMT 2018 com Gabarito

GEOGRAFIA 2018

QUESTÃO 36
IFMT 2018: Sobre o crescimento urbano na Europa, é CORRETO afirmar:

a) Desde o início do século XX, o crescimento das cidades já formava corredores urbanos, devido ao fenômeno de unificação física e/ou funcional em toda a Europa.
b) No começo do século XVIII, já era possível perceber um conjunto de transformações econômicas e sociais, reflexo das novas matrizes energéticas como carvão mineral, petróleo e eletricidade.
c) No início do século XIX, Londres era a única cidade europeia com mais de 1 milhão de habitantes.
d) Hoje, no entanto, o crescimento descontrolado das grandes cidades na Europa configura o principal fator de terrorismo que as atinge.
e) As cidades europeias estão conectadas por uma grande rede hidroviária, fator determinante para o crescimento demográfico.

Resposta.

QUESTÃO 37
IFMT 2018: Em relação ao desenvolvimento econômico, a logística é considerada fator fundamental e estratégico. Pode-se afirmar que um sistema denso de redes intermodais de circulação:

a) Reduz os custos de deslocamento de mercadorias e pessoas, acelerando o acúmulo de riqueza nos grandes polos.
b) É responsável pela fragmentação da produtividade global, criando áreas conhecidas como "periferia econômica".
c) É igualmente distribuída pela superfície terrestre, gerando emprego em todas as esferas.
d) É complexo e conta, necessariamente, com modelos altamente tecnológicos.
e) No Brasil, devido à sua importância, esse sistema é de iniciativa pública que, constrói, organiza e administra todos os modais.

Resposta.

QUESTÃO 38
IFMT 2018: O ciclo de inovações da revolução tecnocientífica e informacional afetou apenas superficialmente os países periféricos.

Nesses países, o panorama industrial é dominado pela(o), EXCETO:

a) Produção de mercadorias dependentes de matérias-primas pesadas.
b) Produção de mercadorias com alto valor agregado.
c) Consumo intensivo de energia.
d) Utilização de força de trabalho semiqualificada.
e) Dificuldade de investimento em pesquisas científicas e tecnológicas.


QUESTÃO 39
IFMT 2018: Mineral é um elemento ou composto químico natural resultante de processos inorgânicos, encontrado na crosta terrestre. Os minerais têm composição química definida e apresentam sempre estado sólido, EXCETO:

a) Diamante e talco.
b) Calcita e quartzo.
c) Magnésio e mercúrio.
d) Água e sódio.
e) Mercúrio e água.

Resposta.

QUESTÃO 40
IFMT 2018: Com relação à variação de temperatura nos continentes e nos oceanos, é CORRETO afirmar que:

a) A distribuição das massas líquidas (oceanos) e sólidas (continentes) exerce pouca influência sobre a temperatura.
b) As variações de temperatura nos oceanos são mais acentuadas do que nos continentes.
c) Os continentes aquecem-se e resfriam-se mais lentamente do que os oceanos.
d) Quanto mais distante uma área continental estiver do oceano ( ou de sua influência), menor serão as suas oscilações térmicas.
e) O Hemisfério Norte possui área continental muito maior do que o Hemisfério Sul, sendo seus verões mais quentes e os invernos mais frios do que os do Sul.



GEOGRAFIA 2018/2

QUESTÃO 36
IFMT 2018-2: Com base nas informações contidas no mapa sobre fusos horários, leia o enunciado e indique a alternativa correta.
Um voo fretado trouxe as equipes de Xadrez, Handebol e Vôlei do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, que participaram de um torneio internacional no Japão. O voo decolou de Tóquio (long. ± 135ºE) às 23h45 do dia 28 de fevereiro de 2016 com destino ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, Várzea Grande (long. ± 60ºW), sendo a duração do voo de 14 horas e 50 minutos (incluindo as escalas). Em qual dia e hora esse voo aterrissou no aeroporto supracitado, sendo o referido ano bissexto?

(A) Às 10h45 do dia 28/02.
(B) Às 10h45 do dia 29/02.
(C) À 1h35 do dia 28/02.
(D) À 1h35 do dia 29/02.
(E) À 1h35 do dia 01/03.

Resposta.

QUESTÃO 37
IFMT 2018-2: A charge abaixo faz uma crítica ao Consenso de Washington.
As medidas neoliberais adotadas recentemente pelo governo brasileiro seguem recomendações antigas de grandes instituições internacionais, entre elas o FMI (Fundo Monetário Internacional). Essas medidas “receituários” remetem ao Consenso de Washington, pensado pelo governo dos EUA (1989) para promover a superação de crises econômicas em países da América Latina. Entre as principais medidas desse Consenso encontram-se, EXCETO:

(A) estado do bem-estar social, com maior intervenção estatal.
(B) reformas trabalhistas, previdenciária e tributária.
(C) privatização de empresas estatais.
(D) abertura comercial e econômica nos países.
(E) austeridade com os gastos públicos, aumentando a disciplina fiscal.

Resposta.

QUESTÃO 38
IFMT 2018-2: O Oriente Médio representa uma das porções mais tensas da Terra, palco de inúmeros conflitos motivados por diferentes interesses, entre religiosos, econômicos, culturais, étnicos, territoriais e naturais.
Sobre os conflitos no Oriente Médio e suas razões, é INCORRETO afirmar que:

(A) a questão dos conflitos na Palestina envolve a partilha da região, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1947, em dois Estados: um, judeu; e outro, árabe. Em 1948, ocorreu a Primeira Guerra Árabe-Israelense, tendo como uma das consequências a ampliação do território israelense.
(B) a Guerra no Iraque (2003) vitimou milhares de vidas, entre civis e militares. Um dos motivos dessa invasão foi a acusação que aquele país desenvolvia armas químicas e biológicas que seriam utilizadas por terroristas contra os países ocidentais. No decorrer da guerra, o ditador iraquiano Saddam Hussein foi capturado pela coalizão internacional, julgado por crimes contra humanidade e entregue às forças militares daquele país que, posteriormente, contribuíram para sua fuga para a Síria.
(C) a invasão do Afeganistão por forças de coalizão, a partir dos atentados terroristas aos EUA em 11/09/2001, culminou com a derrubada do grupo Talibã, naquele momento, que controlava aquele país após a ocupação soviética.
(D) a Guerra Irã-Iraque durou entre 1980 e 1988, sendo motivada pelo governo iraquiano, que temia a expansão do fundamentalismo islâmico recém-instalado no lado iraniano. O Iraque, apoiado pelas nações ocidentais, teoricamente venceu o conflito e conseguiu inibir a influência iraniana na região.
(E) a Guerra do Golfo ocorreu pois o Iraque invadiu o Kuwait, alegando, entre outros fatores, que esse pequeno país da região praticava superextração de petróleo, causando uma queda nos preços, o que prejudicava a economia iraquiana. Entre janeiro e fevereiro de 1991, tropas de coalizão lideradas pelos EUA libertaram aquele país.

Resposta.

QUESTÃO 39
IFMT 2018-2: A imagem a seguir retrata a extensão da maior floresta do mundo: a Amazônia.
A floresta equatorial latifoliada Amazônica é a maior do mundo, estendendo-se por aproximadamente 7,5 milhões de km², abrangendo quase metade do Brasil e mais oito países da América do Sul. Devido a sua enorme extensão, essa floresta se compõem de quatro conjuntos florestais distintos, porém interligados.
(Fonte: Boligian, L. & Alves, A.T. Geografia espaço e vivência. vol. 2, 2ª ed., São Paulo: Saraiva, 2013)

Correlacione esses extratos conforme a descrição:

1. Mata de Igapó
2. Mata de Várzea
3. Mata de Terra Firme
4. Floresta Semiúmida

( ) é a parte da floresta que não sofre alagamento, pois desenvolve-se nas terras mais altas, ocupando cerca de 90% do total da bacia hidrográfica Amazônica, sendo composta por grandes espécies arbóreas da região, entre elas o caucho, a castanheira e o cedro.
( ) desenvolve-se às margens de rios e igarapés, estando permanentemente alagada, formada por espécies adaptadas ao elevado grau de acidez, decorrente da grande quantidade de matéria orgânica em decomposição nesse ambiente.
( ) é a parte da floresta de transição constituída por espécies de menor porte, geralmente na transição com outros biomas, entre os quais o cerrado.
( ) é a parte de floresta que sofre inundação sazonalmente, quando acontecem as cheias dos grandes rios da região, destacando-se entre as espécies a seringueira.

A relação correta é:

(A) 3, 1, 2, 4
(B) 3, 2, 1, 4
(C) 3, 1, 4, 2
(D) 2, 3, 4, 1
(E) 4, 3, 2, 1

Resposta.

QUESTÃO 40
IFMT 2018-2: Observe o quadro a seguir com uma amostragem da série histórica da balança comercial brasileira (valores em bilhões de dólares).
Com base nas informações, julgue os itens:

( I ) Na série histórica, todo o período apresentou superávit comercial na balança.
( II ) Na série histórica, o período que vai de 2001 a 2013 apresentou déficit comercial.
( III ) Em 2000 e em 2014, a balança apresentou déficit comercial.
( IV ) O saldo em 2017 foi o maior da série, contudo o volume de comercialização (exportações e importações) não superou o registrado em 2011.
( V ) A partir de 2015, o saldo na balança começou a melhorar, devido às exportações e importações serem as maiores em toda a série.

Os itens corretos são:

(A) I, II e III.
(B) II, III e IV.
(C) I, II e V.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

Resposta.

Questões de Geografia IFMT 2018 com Gabarito Questões de Geografia IFMT 2018 com Gabarito Reviewed by Redação on julho 18, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.