Questões de História da UDESC 2018 com Gabarito

Questões de História da UDESC 2018 com Gabarito

HISTÓRIA

QUESTÃO 29
Em 1972, a equipe do arqueólogo Richard Leakey encontrou, nas imediações do Lago Turkana, o crânio e os ossos de um Homo rudolfensis de 1,9 milhões de anos. Esta espécie teria coabitado o território africano ao mesmo tempo em que três outras; o Homo habilis, o Homo erectus e o Paranthropus boisei. Em 1974, pesquisadores descobriram, na Etiópia, um fóssil de 3,2 milhões de anos, ao qual apelidaram de Lucy. Em 2017, foram publicadas pesquisas a respeito de fósseis de Homo sapiens encontrados no Marrocos, os quais contariam com cerca de 300 mil anos.
Disponível em www.bbc.com, acessado em 15 de março de 2018.

Estas descobertas foram essenciais para o desenvolvimento de pesquisas, a respeito da evolução de espécies, pois elas poderiam ser referentes aos antepassados diretos da espécie humana. A este respeito, é correto afirmar:

A. ( ) A descoberta de 2017 refuta a teoria de que a origem da vida humana seria na África, deslocando-a para a península arábica.
B. ( ) Os seres humanos que habitam a África, a América e a Europa não fazem parte da mesma espécie.
C. ( ) É consensual, para a comunidade científica, a afirmação de que a espécie humana é originária do Continente Africano.
D. ( ) Não existem consensos a respeito de qual continente teria se originado a espécie humana.
E. ( ) O Homo sapiens é, evidentemente, anterior ao Homo rudolfensis.


QUESTÃO 30
Observe a linha do tempo abaixo:
A respeito da chamada Antiguidade Clássica, assinale a alternativa que apresenta a correta ordem dos eventos, segundo a linha do tempo apresentada.

A. ( ) Fundação de Roma pelos etruscos; Configuração do modelo de democracia ateniense; Instauração do Império Romano; Queda do Império Romano; Instauração da República Romana.
B. ( ) Acontecimentos narrados por Homero em Ilíada e Odisséia; Desenvolvimento das noções de democracia e cidadania grega; Crise da República Romana; Instauração do Império Romano; Oficialização do cristianismo como religião do Império Romano.
C. ( ) Expansão do Império Romano; Queda do Império Romano; Estruturação do Sistema Feudal; Crise do século XIV; Renascimento.
D. ( ) Queda do Império Romano; Oficialização do cristianismo; Proclamação da República Romana; Proclamação da República Grega; Expansão dos etruscos para Atenas.
E. ( ) República Ateniense; Ascensão do Império Espartano; Oficialização do cristianismo; Proclamação da República Romana; Expansão do Império Romano.

Resposta.

QUESTÃO 31
Leia atentamente o texto a seguir:

“Ó vós Homens cidadãos, ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus despotismos, pelos seus ministros [...]
A França está cada vez mais exaltada, a Alemanha já lhe dobrou o joelho, Castela só aspira sua aliança, Roma já vive anexa, O Pontífice está abandonado, e desterrado; o rei da Prússia está preso pelo seu próprio povo, as nações do mundo têm seus olhos fixos na França, a liberdade é agradável para todos; é tempo povo, povo o tempo é chegado para vós defendereis a vossa liberdade; o dia da nossa revolução; da nossa liberdade e de nossa felicidade está para chegar, animai-vos que sereis felizes.”
Trechos de um manifesto afixado na cidade de Salvador em 1798.

A partir da leitura dos trechos do manifesto, é possível afirmar que os autores do manifesto:

A. ( ) eram monarquistas e defendiam uma aliança com o reino de Castela.
B. ( ) tinham conhecimento do movimento revolucionário que ocorrera na França e dos ideais de liberdade que o fundamentavam.
C. ( ) refutavam qualquer possibilidade de organização política.
D. ( ) não tinham acesso aos eventos políticos que ocorriam fora de Salvador.
E. ( ) atuaram no processo de proclamação da república no Brasil.

Resposta.

QUESTÃO 32
Leia o texto a seguir:

“Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.

Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada, e que atacá-lo de qualquer maneira é sacrilégio. (...)

O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém.”
(Jaques-Bénigne Bossuet, 1627-1704)

Assinale a alternativa que apresenta a forma de governo à qual o trecho se refere.

A. ( ) Democracia representativa
B. ( ) Monarquia constitucional
C. ( ) Absolutismo monárquico
D. ( ) República monarquista
E. ( ) Monarquia populista religiosa

Resposta.

QUESTÃO 33
Ao observamos mapas ou relatos de viajantes dos séculos XV e XVI, é comum encontrarmos referências a seres fantásticos, descritos, muitas vezes, como monstros sem olhos ou nariz, com uma perna ou com corpo desproporcional. A existência destes seres na África, Ásia e América foram relatados por diversos navegadores da época.

Tais relatos são considerados indicativos do(a):

A. ( ) intenção explícita dos cartógrafos que, ao fazerem os mapas, desenhavam seres monstruosos para desencorajar novos exploradores.
B. ( ) movimento iluminista, que se estabelecia especialmente a partir do contato com novos povos e sociedades.
C. ( ) visão de mundo da sociedade europeia da época, que ainda não era pautada pela observação científica e analítica da natureza e da cultura.
D. ( ) influência da mitologia céltica, cujo legado pode ser fortemente observado nos vitrais que ornamentavam as igrejas e catedrais ao longo de toda a baixa Idade Média.
E. ( ) versão evolucionista, que demarcava a especificidade da civilização europeia em relação à americana ou à africana.

Resposta.

QUESTÃO 34
“Os proletários nada têm a perder a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos.”. Estas frases, escritas por Karl Marx e Frederich Engels, encerram o Manifesto Comunista, publicado em Londres, em 1848.

A respeito das condições de trabalho na Europa, durante o século XIX, é correto afirmar:

A. ( ) O manifesto escrito por Marx e Engels denunciava as condições de desigualdade social entre, especialmente, a burguesia e o proletariado.
B. ( ) O texto escrito por Marx e Engels afirmava que uma verdadeira revolução deveria ser promovida, exclusivamente, pelos dirigentes do Estado.
C. ( ) Marx e Engels consideravam que os proletários jamais teriam condições de mudar de situação social, devido à condição de opressão em que viviam.
D. ( ) Marx e Engels escreveram o Manifesto Comunista após a observação atenta das iniciativas de organização do estado soviético sob o governo de Stalin.
E. ( ) Marx descreveu, no Manifesto Comunista, o detalhamento de seus projetos políticos relativos aos anos em que governou a Rússia, tendo Engels no cargo de vicechanceler.

Resposta.

QUESTÃO 35
A respeito da ocupação de terras da Colônia ao período atual e a expansão de fronteiras no território que hoje chamamos Brasil, analise as proposições.

I. As terras indígenas, uma vez demarcadas, são representativas dos direitos dos povos indígenas às suas terras ancestrais, sendo estes plenamente respeitados. Não existem registros de enfrentamentos entre indígenas e fazendeiros ou indígenas e mineradores a respeito destas terras.
II. Atualmente, 25% do território nacional é composto por terras indígenas oficialmente demarcadas.
III. O uso coletivo da terra e a produção agrícola para subsistência, praticados por inúmeros grupos indígenas, distanciavam-se dos projetos de colonização, causando diversos e violentos conflitos.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente a afirmativa II é verdadeira.
B. ( ) Somente a afirmativa I é verdadeira.
C. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
D. ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira.
E. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

Resposta.

QUESTÃO 36
Analise as proposições a respeito da participação de militares em movimentos políticos no Brasil republicano.

I. O único registro de participação efetiva de militares na vida política nacional ocorreu entre 1964 e 1985, durante o período da ditadura militar.
II. O envolvimento de militares com a política nacional pode ser observado em diferentes momentos, dentre eles citam-se a Proclamação da República, o Movimento Tenentista e o Golpe de 1964.
III. Em 1964, a instauração do governo militar deu-se, democraticamente, por meio de uma ampla votação.
IV. Durante o período da ditadura militar assistiu-se a um aumento das diferenças sociais no Brasil, resultante, entre outras coisas, da intervenção direta do governo na política de reajustes salariais.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
E. ( ) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

Resposta.

QUESTÃO 37
No ano de 1922 foi fundada a Federação brasileira pelo Progreso Feminino, a qual tinha como
principais objetivos a batalha pelo voto e o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.
Analise as proposições a respeito da participação das mulheres na vida pública e na política nacional.

I. Nísia Floresta (1819-1885) foi fundadora de uma escola para meninas e ativista pela emancipação das mulheres.
II. Em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, foi garantido o direito ao voto feminino e à candidatura de mulheres.
III. O acesso a métodos contraceptivos, saúde preventiva, proteção contra a violência doméstica e equiparação salarial foram algumas das questões incorporadas pelo movimento feminista, desde a década de 1960.
IV. A aprovação da lei Maria da Penha é considerada uma vitória do movimento feminista na medida que visa punir, de forma efetiva, agressões sofridas no âmbito social, familiar e doméstico.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Resposta.

QUESTÃO 38
Leia atentamente o texto a seguir:

“Existem hoje, sobre a Terra, dois grandes povos que, tendo partido de pontos diferentes, parecem adiantar-se para o mesmo fim: são os americanos e os russos (...) Para atingir a sua meta, o primeiro apoia-se no interesse pessoal e deixa agir, sem dirigi-las, à força e à razão dos indivíduos. O segundo concentra num homem, de certa forma, todo o poder da sociedade. Um tem por principal meio a liberdade; o outro, a servidão. O seu ponto de partida é diferente, os seus caminhos são diversos; não obstante, cada um deles parece convocado, por um desígnio secreto da Providência, a deter nas mãos, um dia, os destinos da metade do mundo.”
(Tocqueville, Alexis de. A democracia na América, 1835)

A partir deste trecho, publicado por Tocqueville em 1835, é correto afirmar que o autor:

A. ( ) refere-se às políticas imperialistas que, mesmo pautadas em princípios diferentes, podiam ser observadas tanto nos Estados Unidos quanto na Rússia do século XIX.
B. ( ) refere-se, evidentemente, ao período da Guerra Fria e ao governo de Gorbachev, na Rússia.
C. ( ) refere-se aos resultados da Primeira Guerra Mundial, ao papel representado por Lenin, no governo da Rússia, e por Roosevelt, no governo norte-americano.
D. ( ) relaciona os princípios básicos da democracia às práticas do governo russo do século XIX.
E. ( ) analisa os resultados da Revolução Russa e as atitudes de retaliação do governo norte-americano.

Resposta.

QUESTÃO 39
Fundada em 1945, a Organização das Nações Unidas anunciava como um de seus propósitos “desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direito e de autodeterminação dos povos”. Tais princípios, porém, contrastavam com práticas políticas de alguns dos países signatários.

A respeito destas incoerências, assinale a alternativa correta.

A. ( ) A França abriu mão de todas as suas colônias logo após a fundação da ONU.
B. ( ) A fundação da ONU garantiu processos de descolonização pacíficos em todos os países da África.
C. ( ) A União Soviética absteve-se de qualquer forma de interferência nos movimentos nacionais ocorridos no Leste Europeu.
D. ( ) O governo dos EUA era o único signatário da ONU a cumprir com as cláusulas relativas ao princípio de autodeterminação dos povos.
E. ( ) Motivado pela política de contenção ao comunismo, o governo dos EUA intervinha diretamente em conflitos internos de países como a Coréia e o Vietnã.

Resposta.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 40
Em 2016 a produção de energia eólica se destacou na região Nordeste do Brasil, representando cerca de 37% da matriz energética nordestina e a sua principal fonte de geração de energia. Há 10 anos, os ventos eram responsáveis por apenas 0,3% da produção de energia do Nordeste.
Disponível em:
<http://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2017/06/28/NWS,32593,10,550,ECONOMIA,2373-ENERGIA-EOLICA-SUPERA-HIDRELETRICA.aspx> acessado em março, 2018.

Assinale a alternativa incorreta com relação à energia eólica.

A. ( ) A energia eólica é a fonte de produção energética mais importante, não apenas na região Nordeste, mas também nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
B. ( ) A produção de energia eólica é responsável pela geração de muitos empregos na região Nordeste.
C. ( ) Mesmo com a recessão na economia nos últimos anos, a energia eólica continuou crescendo e recebendo investimentos.
D. ( ) Nesse mesmo ano, 2016, o Brasil foi o 5º colocado entre os países do mundo em capacidade instalada de energia eólica.
E. ( ) O Rio Grande do Norte foi o maior produtor de energia eólica do país, com 1.227 MW médios, em 2017.

Resposta.

QUESTÃO 41
Sobre os mecanismos das chuvas e o que as caracterizam, assinale a alternativa incorreta.

A. ( ) A chuva do tipo frontal é caracterizada pela colisão de duas massas de ar: a quente sobe, devido sua menor densidade, e a fria desce, devido sua maior densidade.
B. ( ) As chuvas de relevo ou orográficas ocorrem quando uma elevação do relevo impede a passagem da massa de ar. Essas chuvas são características da região litoral.
C. ( ) As chuvas convectivas são características das regiões equatoriais, locais de ventos fracos, e os movimentos de ar são essencialmente verticais, também ocorrem em regiões temperadas por ocasião do verão com tempestades violentas.
D. ( ) As chuvas do tipo convectivas são as famosas “chuvas de verão”, e são decorrentes de altas temperaturas, principalmente, na estação do verão nos finais de tarde. O principal tipo de nuvem associado a esta chuva é a cirrus.
E. ( ) As nuvens chamadas de Cumulonimbus, associadas a eventos meteorológicos extremos, provocam a ocorrência de tempestades com muitos raios e chuvas volumosas.

Resposta.

QUESTÃO 42
Sobre a União Europeia e sua geopolítica, assinale a alternativa incorreta.

A. ( ) Em 1991 foi assinado o Tratado de Maastricht ou Tratado da União Europeia, que representou um avanço no processo de integração política e social entre os países integrantes deste tratado, com a implementação de uma cidadania europeia.
B. ( ) Brexit corresponde a uma abreviação para designar a saída do Reino Unido da União Europeia. Esta não é a primeira vez que um país membro deixa a união política, visto que a Grécia fez o mesmo em 2012.
C. ( ) Em 2017, oito países foram retirados da lista negra de paraísos fiscais da União Europeia, comprometendo-se a ser mais transparentes.
D. ( ) A União Europeia tem uma moeda única, o euro, criada pelo Tratado de Maastricht como uma moeda para trocas de câmbio entre os países que fazem parte do acordo.
E. ( ) Em 2016, foi realizado um plebiscito para avaliar a opinião da população britânica sobre a saída de Grã-Bretanha da União Europeia. O resultado revelou uma divisão do país e, com uma pequena diferença, venceram os votos a favor do Brexit.

Resposta.

QUESTÃO 43
Sobre o G20, analise as proposições.

I. É formado pela União Europeia e mais 19 países, com economias mundialmente importantes.
II. Da América do Sul, apenas Argentina e Brasil participam do G20.
III. Neste ano, a cúpula do G20 será na Argentina. É a primeira vez que um país da América do Sul preside o bloco.
IV. No G20 os eixos temáticos discutidos são: o futuro do trabalho, a infraestrutura para desenvolvimento e o futuro alimentar sustentável.
V. Apesar de a Espanha não fazer parte do G20, é uma convidada permanente para os encontros da cúpula.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
D. ( ) Somente a afirmativa I é verdadeira.
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Resposta.

QUESTÃO 44
Mesmo com o grau tecnológico atual, ainda se enfrentam problemas para representar grandes espaços físicos em um plano, pois há diversos tipos de projeções cartográficas.

Analise as proposições sobre as projeções cartográficas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Um dos principais problemas da projeção de Mercator é que ela acaba distorcendo as áreas continentais, aumentando as que se localizam em baixa latitude.
( ) A projeção Azimutal é utilizada para representar áreas específicas, tem-se como exemplo dessa projeção o símbolo da ONU.
( ) Destaca-se positivamente, na projeção de Mercator, a capacidade de manter as formas dos continentes.
( ) A projeção de Peters busca manter a proporcionalidade entre as áreas, fazendo com que os países do Sul ganhem destaque no mapa.
( ) A projeção cônica é utilizada em mapas de latitude alta, pois causa menor distorção nessa região.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

A. ( ) F – V – V – V – F
B. ( ) V – V – F – V – V
C. ( ) V – F – F – V – F
D. ( ) F – F – V – V – F
E. ( ) V – V – F – F – V

Resposta.

QUESTÃO 45
A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18ºC.

Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado:

A. ( ) Aquecimento global
B. ( ) Efeito estufa
C. ( ) Radiação ultravioleta
D. ( ) Inversão térmica
E. ( ) El Niño

Resposta.

QUESTÃO 46
O mapa é uma das representações visuais mais antigas do pensamento geográfico. A palavra mapa é uma abreviação do termo latim mappa, que significa toalha de mesa. Há registros de comerciantes e navegadores que, ao discutirem rotas e caminhos, estendiam uma toalha sobre a mesa e rabiscavam sobre ela os traçados desejados. Surgindo, assim, o documento gráfico mapa, importante ferramenta de localização e orientação, além de privilegiado artefato para informações sobre o espaço geográfico.

Analise as proposições em relação à leitura de mapas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A linha do Equador delimita o plano perpendicular à linha dos pólos, a qual passa pelo centro da esfera terrestre dividindo esta esfera em duas partes iguais.
( ) Paralelos são linhas imaginárias que ligam um pólo do planeta ao outro. São, portanto, semicircunferências.
( ) O primeiro mapa que se conhece é de origem babilônica, e calcula-se que tenha sido feito por volta de 2400 a.C..
( ) As coordenadas geográficas reúnem informações necessárias à localização de qualquer ponto na superfície da Terra.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

A. ( ) V – V – V – F
B. ( ) V – F – F – F
C. ( ) V – F – V – V
D. ( ) F – V – V – V
E. ( ) F – V – F – F

Resposta.

QUESTÃO 47
Leia o texto e complete as lacunas adequadamente.

O relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas geológicas compostas, principalmente, por formações ___ recentes e estruturas ___ de idade muito antiga. Seu processo de formação e transformação foi muito influenciado por fatores ___, ou seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície do planeta Terra.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado, sequencialmente.

A. ( ) sedimentares – cristalinas – exógenos
B. ( ) cristalinas – sedimentares – exógenos
C. ( ) basálticas – sedimentares – endógenos
D. ( ) sedimentares – cristalinas – endógenos
E. ( ) basálticas – sedimentares – exógenos

Resposta.

QUESTÃO 48
O Ciclo das Rochas é uma teia complexa de transformações da matéria, estas, às vezes, desde muito rápidas até extremamente lentas, que, em conjunto, no contexto da Tectônica de Placas, determinam modificações no reino mineral. O Ciclo das Rochas constitui um modo sintético de representar as inúmeras possibilidades pelas quais, ao longo do Tempo Geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outro.
Fonte: Carneiro C. D. R., Gonçalves P. W., Lopes O. R. 2009. O Ciclo das Rochas na Natureza. Terra e Didática, 5(1):50-62. Disponível em http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/

Analise as proposições a respeito do Ciclo das Rochas.

I. A rocha, quando passa por processos intempéricos, forma camadas de materiais desagregados onde se formam os solos, processo que recebe o nome de pedogênese.
II. As rochas sedimentares são formadas pela deposição e diagênese de sedimentos provenientes de outras rochas ou de materiais de origem biogênica ou, ainda, da precipitação química de minerais.
III. As rochas metamórficas têm sua origem no resfriamento do magma, nas quais o tamanho dos cristais, geralmente, é proporcional ao tempo de resfriamento do magma: quanto mais lenta a cristalização de um magma, maiores os tamanhos dos cristais formados.
IV. O calor, a umidade, os organismos e o relevo determinam o grau de atuação de cada um dos três processos básicos de intemperismo: físico, químico e biológico.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Resposta.

QUESTÃO 49
O Brasil concentra quase 12% da água doce superficial do mundo. Essa abundância está relacionada aos elevados índices pluviométricos em quase 90% do território brasileiro e à existência de uma densa rede hidrográfica.

Acerca dos recursos hídricos no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

A. ( ) A elevada demanda e o desperdício de água, aliados à falta de saneamento básico em muitos municípios brasileiros, conduzem aos altos índices de poluição das águas em áreas urbanas.
B. ( ) A ausência de práticas agrícolas adequadas aumenta a erosão dos solos e, consequentemente, o volume de sedimentos nos rios, levando ao assoreamento.
C. ( ) Do ponto de vista do consumo hídrico, a maior parte da água é utilizada pela indústria, que consome 75% dela, enquanto a agricultura consome 15% e o uso doméstico atinge 10%, isto como ordens de grandeza e com algumas variações regionais e locais.
D. ( ) Nas zonas rurais, a expansão das áreas cultivadas, a retirada da mata ciliar e o uso de agrotóxicos e pesticidas geram impactos negativos nos recursos hídricos.
E. ( ) Esgotos domésticos e efluentes industriais, jogados sem tratamento diretamente emrios, lagoas e regiões litorâneas, são as principais causas da contaminação das águas superficiais e subterrâneas em áreas urbanas.

Resposta.

QUESTÃO 50
Analise as proposições sobre população.

I. A capital Florianópolis é o município com maior número de habitantes em Santa Catarina, seguido dos municípios de Joinville e de Blumenau.
II. A estimativa anual de população é um índice usado para definição de políticas públicas no país, como a divisão do Fundo de Participação dos Municípios e repasses do Ministério da Saúde, por exemplo.
III. O termo povoado refere-se a uma elevada população absoluta, ou seja, uma grande quantidade de habitantes. Já o termo populoso está relacionado à ocupação espacial, isto é, o termo refere-se à relação entre a população absoluta do local e a área por ela ocupada.
IV. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina é o menor em área e a menos populoso dos estados que integram a Região Sul do Brasil.

Assinale a alternativa correta.

A. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
E. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Resposta.

Questões de História da UDESC 2018 com Gabarito Questões de História da UDESC 2018 com Gabarito Reviewed by Redação on julho 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.