Questões de História UECE 2018 com Gabarito

Questões de História UECE 2018 com Gabarito
(Universidade Estadual do Ceará)

HISTÓRIA

QUESTÃO 23
UECE 2018: A historiografia recente não aceita mais uma ideia negativa sobre a Idade Média, porque considera essa ideia um juízo de valor do humanismo renascentista que pretendia ligar-se diretamente ao pensamento clássico da antiguidade greco-romana.

Atente ao que se diz a seguir em relação à Idade Média, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Nesse período foram extintas algumas línguas e literaturas.
( ) Ocorreu aumento demográfico causado por maior produtividade.
( ) Houve dinamismo social impulsionado pelos comerciantes e artesãos.
( ) Foram criadas as primeira universidades.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A) F, V, V, V.
B) V, F, V, F.
C) V, V, F, F.
D) F, F, F, V.

Resposta.

QUESTÃO 24
UECE 2018: Leia atentamente o seguinte excerto:

“Escrita no ambiente da Congregação Romana do Santo Oficio, a Instructio fazia eco às recentes polêmicas de origem tanto católica quanto protestante, bem como à atitude mais do que moderada adotada, nos casos de feitiçaria, pela Inquisição espanhola”.
GINZBURG, C. Os andarilhos do bem: feitiçaria e cultos
agrários nos séculos XVI e XVII. Trad. Jônatas Batista Neto.
São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.173.

Atente às seguintes afirmações sobre a Inquisição espanhola:

I. Foi criada por Fernando II de Aragão e Isabel de Castela em 1478 para manter a ortodoxia católica.

II. A Inquisição espanhola não teve precedentes similares na Europa desde o século XII d.C.

III. A abolição da Inquisição espanhola foi aprovada em 1812, mas passou a vigorar definitivamente a partir de 1834, no reinado de Isabel II.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I e III apenas.

Resposta.

QUESTÃO 25
UECE 2018: As manifestações de maio de 1968 ainda representam os movimentos sociais mais importantes da história da França do século XX, pois reuniram um conjunto de características de natureza social, política e filosófica contra a sociedade tradicional, o capitalismo, o imperialismo e também contra

A) a ditadura de François Mitterrand.
B) o poder gaullista dominante.
C) o golpe de estado efetuado por Georges de Pompidou.
D) as reformas de Nicolas Sarkozy.

Resposta.

QUESTÃO 26
UECE 2018: Há vários líderes cujos nomes estão associados à emancipação de diferentes países da América Latina, como por exemplo, José de San Martín, na Argentina; Bernardo O’Higgins, no Chile, assim como Francisco José de Paula Santander, na Colômbia, mas nenhum deles tem o prestígio incontestável de principal líder expresso na figura de

A) Che Guevara.
B) Fidel Castro.
C) Simón Bolívar.
D) Pedro de Valdivia.

Resposta.

QUESTÃO 27
UECE 2018: Durante a década de 1930, três organizações: a LEC (Liga Eleitoral Católica), a LCT (Legião Cearense do Trabalho) e os COC (Círculos Operários Católicos) tiveram grande atuação na atividade política no estado do Ceará, utilizando, para tanto, o veículo de comunicação O Nordeste, jornal que circulou entre 1922 e 1967, contribuindo para a manutenção das estruturas de poder. Sobre essas associações, é correto afirmar que

A) tinham em comum a ideologia da Igreja Católica que, desde a encíclica “Rerum Novarum”, passou a agir junto da classe trabalhadora para combater o avanço do socialismo e do comunismo.

B) por serem ligadas ao movimento do anarquismo cristão, ajudaram a promover diversas manifestações contrárias às elites oligárquicas e favoráveis à implantação do governo trabalhista de Getúlio Vargas.

C) tinham em comum a forte presença dos trabalhadores envolvidos com a doutrina socialista; muitos eram filiados ao PSC (Partido Socialista Cristão) e levavam aos grupos sua doutrina.

D) nelas estavam presentes os elementos que constituiriam no estado do Ceará o foco de resistência à chegada ao poder de Getúlio Vargas, por causa de seu pensamento anticatólico.

Resposta.

QUESTÃO 28
UECE 2018: A História do Brasil colonial apresenta o movimento de entradas, bandeiras e monções como um importante fator para o processo de ocupação das áreas do interior da colônia, uma vez que a ocupação originada da atividade canavieira se limitava, naqueles tempos, aos espaços próximos ao litoral.

Atente ao que se diz a seguir sobre essas expedições, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Enquanto as bandeiras eram financiadas exclusivamente pela coroa portuguesa, as entradas eram expedições fluviais privadas que usavam os rios nordestinos.

( ) Os bandeirantes foram importantes personagens na destruição dos quilombos, pois uma das modalidades de bandeirantismo foi a do sertanismo de contrato.

( ) As monções, expedições fluviais que adentravam ao interior da colônia, foram muito importantes na colonização dessa região, partindo do rio Tietê que nasce em São Paulo.

( ) As bandeiras, expedições oficiais de apresamento de indígenas, não tiveram importância na prospecção de metais preciosos como o ouro, que se deu somente através das entradas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) F, F, V, V.
B) F, V, V, F.
C) V, F, F, V.
D) V, V, F, F.

Resposta.

QUESTÃO 29
UECE 2018: Como outros governantes brasileiros do século XX, Jânio Quadros também não concluiu seu mandato presidencial. O fim precoce do governo de Jânio Quadros deveu-se

A) ao golpe civil-militar que, em março de 1964, derrubou o governo e estabeleceu 21 anos de governo ditatorial conduzidos por militares.

B) ao seu suicídio, ocorrido ainda em agosto de 1961, em função da grave crise econômica e política em seu governo.

C) à sua inesperada renúncia apresentada ao congresso em uma carta na qual dizia ter forças terríveis agindo contra ele.

D) ao processo de impeachment aberto contra ele a partir das denúncias de corrupção feitas pelo seu próprio irmão aos órgãos da mídia.

Resposta.

QUESTÃO 30
UECE 2018: Atente aos seguintes excertos sobre a década de 1970:

“A padronização do ‘moderno’ chegava ao auge no Brasil dos anos 70 em meio a flagrantes contrastes e desigualdades sociais, regionais, culturais”.

“Depois do vendaval dos anos 60 que atingiu ‘corações e mentes’ de uma geração inteira, os anos 70 começaram sob a égide da fragmentação: desdobramentos da contracultura, movimentos underground, punk, misticismo oriental, vida em comunidades religiosas ou naturalistas, valorização do individualismo, expansão do uso de drogas”.
HABERT, N. A década de 70: apogeu e crise da ditadura
militar brasileira. São Paulo: 3ª Ed. Editora Ática, 1996, p.71
e 74.

Assinale a opção que apresenta exemplo(s) da cultura da década de 1970 no Brasil.

A) Aparecimento dos “Novos Baianos”: Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes; além de artistas como Belchior, Ednardo, Fagner, Zé Ramalho, Alceu Valença, entre outros representantes nordestinos.

B) Apogeu da ‘Era do Rádio’, com grandes intérpretes da música nacional, como Emilinha Borba, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves, e as radionovelas escritas por Janete Clair e Dias Gomes.

C) Popularização do Rock Nacional, com o aparecimento de bandas como ‘Titãs’, ‘Paralamas do Sucesso’, ‘Legião Urbana’, entre outras, que cantavam críticas aos governos militares.

D) Popularização do ‘Rap’ e do ‘Hip-Hop’ como formas artísticas de expressão das periferias brasileiras, destacando-se nomes como Racionais MC, Emicida, MV Bill e Marcelo D2.

Resposta.

Comentários