Questões de Química da IFPE 2018 com Gabarito

Questões de Química da IFPE 2018 com Gabarito
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco)

QUÍMICA

QUESTÃO 31
IFPE 2018: A cadeia carbônica abaixo pode ser classificada como:

CH3 – CH2 – O – CH2 – CH3

a) alicíclica, normal, saturada e heterogênea.
b) acíclica, normal, saturada e heterogênea.
c) acíclica, normal, insaturada e heterogênea.
d) acíclica, normal, insaturada e homogênea.
e) alicíclica, ramificada, saturada e heterogênea.

QUESTÃO 32
IFPE 2018: As reações entre ácidos e bases são conhecidas como reações de neutralização, fazendo com que o meio atinja um pH igual ou bem próximo a 7. Em uma reação de neutralização total, a quantidade de H+ liberado pelo ácido é igual à quantidade de OH⁻⁻. Entretanto, quando a quantidade de cátions e ânions liberados não é igual, poderá ocorrer a neutralização parcial do ácido ou da base. Exemplo de reação parcial do ácido é a reação entre o hidróxido de sódio (NaOH) e o ácido fosfórico (H3PO4), dada por:

NaOH + H3PO4 → Na3PO4 + H2O

Sabendo-se que Na=23, O=16, H=1 e P=31, qual a massa de ácido fosfórico (H3PO4) necessária para a obtenção de 200g de água?

a) 120,98g
b) 36,29g
c) 362,96g
d) 563,74g
e) 254,87g
QUESTÃO 33
IFPE 2018: O processo de cobrear (cobrir com cobre) superfícies metálicas é valorizado industrialmente por aumentar a resistência e durabilidade das peças, além de conferir um acabamento brilhante e uniforme. Para se cobrear uma peça, utilizou-se uma solução de sulfato de cobre II e uma corrente de 2,0A, o processo levou 50 minutos para finalizar. Sabendo-se que a constante de Faraday é igual a 96.500C, qual a massa de cobre aproximada, em g, depositada na peça?

Dado: Cu=63,5.

a) 2,0g
b) 3,5g
c) 4,0g
d) 5,0g
e) 6,0g

Leia o TEXTO 13 para responder à questão 34.

TEXTO 13

Medicamentos, exames e procedimentos sofisticados são a base da medicina curativa. Mas existe um elemento tão importante quanto esses no processo de melhoria do paciente: simplesmente saber que está sendo cuidado. Diversas pesquisas conseguiram comprovar o chamado efeito placebo, que consiste na sensação de alívio dos sintomas de determinada doença, mesmo que a pessoa não tome remédios verdadeiros. Ainda que, do ponto de vista fisiológico, o organismo não seja beneficiado com o tratamento, as “pílulas de farinha” são capazes de agir sobre o bem-estar do paciente com tanta eficácia quanto as drogas farmacêuticas.
Disponível em: /Acesso em:< https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 15 maio 2018.

QUESTÃO 34
IFPE 2018: O amido constitui o principal componente químico da farinha e caracteriza-se como um

a) peptídeo.
b) lipídeo.
c) poliéster.
d) polissacarídeo.
e) aldeído.

QUESTÃO 35
IFPE 2018: Várias indústrias químicas e de alimentos buscam aumentar a velocidade das reações químicas envolvidas em seus processos para que possam aumentar a produção realizada em um determinado tempo, gerando, assim, uma maior produção e, consequentemente, um maior lucro. Por esses motivos é que o estudo da velocidade de uma reação química é importante. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Com a elevação da temperatura a velocidade de uma reação química aumenta.

II. O aumento da concentração dos reagentes diminui a velocidade de uma reação química.

III. O uso de catalisadores aumenta a velocidade das reações químicas.

IV. Quanto maior for a superfície de contato, para os sólidos, menor será a velocidade da reação química.

V. A velocidade de uma reação química não depende do aumento da temperatura, do uso de catalisadores ou do aumento da superfície de contato (no caso de sólidos), apenas depende da natureza dos reagentes envolvidos.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

a) III e IV.
b) II e III.
c) II e V.
d) I e V.
e) I e III.

Comentários