Questões Vestibular IFPE 2018 com Gabarito

Questões Vestibular IFPE 2018 com Gabarito (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) LÍNGUA PORTUGUESA L...
Questões Vestibular IFPE 2018 com Gabarito
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o TEXTO 1 para responder às questões de 1 a 3.

TEXTO 1

A COPA DO MUNDO NA RÚSSIA PODE SER A ÚLTIMA TENTATIVA DE UNIÃO NACIONAL

(1) Mais do que a principal competição do maior esporte no planeta, a Copa do Mundo deve ser considerada um evento político. Futebol é política, e vice-versa. Como instituição, é parte estrutural da formação de diversos povos e sua cultura, contribuindo para a formatação de seus costumes, de suas marcas, hábitos, vocabulário. Quem ignora o papel do futebol, na formação histórica de algumas nações, pouco entende da antropologia social e cultural delas -  e nisso estamos inclusos. As seleções nacionais são representantes de seus países muito mais importantes e reconhecidas do que o melhor dos embaixadores. E a Copa, o único espaço pelo qual países frágeis na economia e geopolítica mundial podem derrotar países muito à frente nesses aspectos.

(2) Como Diego Maradona sempre gosta de lembrar, a seleção argentina, na Copa de 1986, entrou em campo contra a Inglaterra, pelas quartas de finais, para jogar pelos mortos na Guerra das Malvinas, e não simplesmente para ganhar um jogo. Isso não era restrito apenas aos jogadores: era o sentimento nacional de todos os argentinos. E, quando questionado sobre o gol de mão que abriu o placar na partida, El Pibe não teve dúvidas sobre a sensação: “Foi como bater a carteira de um inglês”.

(3) Na França, a vitória na Copa de 1998 ajudou a amenizar o conflito racial que pairava na nação - entre brancos, negros e árabes - e a derrota nas duas Copas seguintes o acirrou novamente. A Copa do Mundo também foi capaz de colocar no mesmo espaço de disputa o que um dos muros mais implacáveis da história separava: em 1974, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental se enfrentaram pela primeira fase, com vitória da ala soviética (que muitos afirmam ter sido entregue pela parte capitalista para evitar adversário mais forte na fase seguinte). Momento épico.

(4) Copa traz integração. A última vez que a Champs-Élysées tinha enchido tanto quanto na final da Copa de 98 foi na Queda da Bastilha. Na Copa de 2014, o esboço que vimos disso não aconteceu nos estádios, elitizados, mas sim nas fan-fests, que, como o próprio nome diz, foram espaços de festa, miscelânea, diversidade. Mas é muito maior do que isso: Copa traz a união comunitária. A gente não trabalha, a gente pinta a rua de casa, a gente compra camisa do Neymar ou do Ronaldinho ou do Ronaldo ou do Romário. Na hora do gol ou da vitória, a gente abraça até quem não conhece. Muitas vezes, uma televisãozinha é o suficiente para que toda a vizinhança se amontoe e torça pela sua representante internacional naquele momento. O País se volta, inteirinho, para um momento em que 11 homens são capazes de mudar, a qualquer instante, todo o seu sistema nervoso. E quem sequer reconhece isso tem que revisar seu próprio elitismo e sair da bolha.
PROIETE, Gabriel. A Copa do Mundo na Rússia pode ser a última tentativa de união nacional.
Disponível em: < https://medium.com/@gabriel_proiete/a-copa-do-mundo-da-r%C3%BAssia-pode-ser-a-%C3%BAltima-tentativa-de-uni%C3%A3o-nacional-8aa3a939ed53 >. Acesso em: 07 maio 2018 (adaptado).

QUESTÃO 01
IFPE 2018: A partir da leitura atenta do TEXTO 1, infere-se que

a) a Copa do Mundo é mais do que um evento, pois tem uma dimensão política grande e pode até provocar um conflito internacional.

b) o futebol faz parte da formação de diversos povos e suas culturas, mas não se relaciona à antropologia social das nações.

c) o futebol faz parte da construção sócio-histórica e política de algumas nações, influenciando costumes, hábitos e, até mesmo, o vocabulário de um povo.

d) a Copa é também um evento político, já que, em 1974, foi capaz de cooperar diplomaticamente sobre acordos de paz entre a Alemanha Oriental e Ocidental.

e) o futebol provoca a união de classes sociais das mais elitizadas às mais populares, principalmente nos estádios que abrigam jogos da Copa.

QUESTÃO 02
IFPE 2018: Através de recursos linguísticos, os textos apresentam estratégias para introduzir um assunto e mantê-lo por meio de retomadas, o que promove a progressão textual. Sabendo disso, marque a única alternativa que analisa CORRETAMENTE os elementos coesivos e a progressão do TEXTO 1.

a) Em “Como instituição, é parte estrutural da formação de diversos povos e sua cultura” (1º parágrafo), há uma elipse, ou seja, o sujeito da frase, “futebol”, é omitido, pois, pela construção verbal, pode ser facilmente recuperado.

b) Em “Quem ignora o papel do futebol, na formação histórica de algumas nações, pouco entende da antropologia social e cultural delas” (1º parágrafo), o termo grifado retoma as expressões “formação histórica” e “antropologia social e cultural”.

c) Em “Isso não era restrito apenas aos jogadores” (2º parágrafo), o pronome destacado, pelo movimento de anáfora, faz referência ao gol de mão de Diego Maradona, na Copa de 1966, na Inglaterra.

d) Em “a derrota nas duas Copas seguintes o acirrou novamente” (3º parágrafo), o pronome grifado antecede a expressão “mesmo espaço de disputa”, a qual se relaciona, ao mesmo tempo, ao Muro de Berlim e à partida futebolística entre Alemanha Ocidental e Oriental.

e) Em “o esboço que vimos disso não aconteceu nos estádios, elitizados, mas sim nas fan-fests” (4º parágrafo), o termo em destaque, num movimento de anáfora, retoma o trecho “espaços de festa, miscelânea, diversidade”.

QUESTÃO 03
IFPE 2018: Com relação a aspectos semânticos e sintáticos do TEXTO 1, analise o que se afirma nas assertivas a seguir.

I. As expressões “bater a carteira” (2º parágrafo) e “sair da bolha” (4º parágrafo) têm o mesmo sentido que “roubar” e “expressar-se”, respectivamente.

II. A recorrência da estrutura “a gente pinta”, “a gente compra” e “a gente abraça” (4º parágrafo) torna o texto cansativo e prejudica sua progressão e continuidade.

III.Na oração “Quem ignora o papel do futebol, na formação histórica de algumas nações, [...]” (1º parágrafo), há um sujeito simples “quem”, mas, semanticamente, seu agente se mantém ignorado, pois é representado por um pronome indefinido.

IV.As palavras “televisãozinha” e “inteirinho” (4º parágrafo) estão no diminutivo para indicar, respectivamente, tamanho e pejoro.

V. Em “países frágeis [...] podem derrotar países muito à frente nesses aspectos” (1º parágrafo), a expressão recebe o acento grave indicativo de crase porque é uma locução adverbial feminina.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmações

a) I e V.
b) II e III.
c) IV e V.
d) III e V.
e) II e IV.

Leia o TEXTO 2 para responder às questões de 4 a 6.

TEXTO 2

FUTEBOL DE RUA
(1) Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora. Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos assim:

(2) DA BOLA – A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do seu irmão menor, que sairá correndo para se queixar em casa. No caso de se usar uma pedra, lata ou outro objeto contundente, recomenda-se jogar de sapatos. De preferência os novos, do colégio. Quem jogar descalço deve cuidar para chutar sempre com aquela unha do dedão que estava precisando ser aparada mesmo.

(3) DA DURAÇÃO DO JOGO – Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.

(4) DA FORMAÇÃO DOS TIMES – O número de jogadores em cada equipe varia, de um a 70 para cada lado. Algumas convenções devem ser respeitadas. Ruim vai para o gol. De óculos é meia-armador, para evitar os choques.

(5) DO JUIZ – Não tem juiz.

(6) DAS INTERRUPÇÕES – No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada numa destas eventualidades:

(7) a) Se a bola for para baixo de um carro estacionado e ninguém conseguir tirá-la, mande o seu irmão menor.

(8) b) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar não mais de 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isto não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa ou apartamento e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação. Se o apartamento ou casa for de militar reformado com cachorro, deve-se providenciar outra bola. Se a janela atravessada pela bola estiver com o vidro fechado na ocasião, os dois times devem reunir-se rapidamente para deliberar o que fazer. A alguns quarteirões de distância.

(9) c) Quando passarem veículos pesados pela rua. De ônibus para cima. Bicicletas e Volkswagen, por exemplo, podem ser chutados junto com a bola e se entrar é gol.

(10) DO INTERVALO PARA DESCANSO – Você deve estar brincando!

(11) DA TÁTICA – Joga-se o futebol de rua mais ou menos como o futebol de verdade (que é como, na rua, com reverência, chamam a pelada), mas com algumas importantes variações. O goleiro só é intocável dentro da sua casa, para onde fugiu gritando por socorro. É permitido entrar na área adversária tabelando com uma Kombi. Se a bola dobrar a esquina é córner.
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Futebol de rua. Disponível em:
< http://contobrasileiro.com.br/futebol-de-ruacronica-de-luis-fernando-verissimo/>.
Acesso em: 05 maio 2018 (adaptado).

QUESTÃO 04
IFPE 2018: O efeito de humor, no TEXTO 2, decorre, principalmente,

a) da subjetividade com a qual os fatos são narrados, trazendo à tona lembranças da infância.
b) da elaboração de um regimento para uma prática bastante desregrada: o futebol de rua.
c) da comparação entre a pelada e o futebol de rua, que enquadra aquele como mais rudimentar que este.
d) da utilização de termos antigos relacionados ao futebol, tais como “córner”, no último parágrafo.
e) da construção de imagens que remetem a um passado afetivo da infância do narrador.

QUESTÃO 05
IFPE 2018: Com relação à estrutura e à função do TEXTO 2, afirma-se que

a) é um exemplo de paráfrase: tem função social de lei, pois se baseia na estrutura de um regulamento, mas se utiliza de linguagem subjetiva reconstruindo um passado afetivo com base em termos antigos do discurso futebolístico.

b) é um exemplo de intertextualidade explícita: constitui um relato e os intertextos com a subjetividade do discurso literário ficam evidentes através da poeticidade do texto que se apoia em metáforas e comparações.

c) é um exemplo de paródia: possui função social de regimento e é composto pela recriação de uma obra já existente a partir de um ponto de vista predominantemente cômico.

d) é um exemplo de intertextualidade implícita: tem função social de conto, mas é composto por longas sequências injuntivas resultantes de diálogos com intertextos diversos, mas sem identificação da fonte.

e) é um exemplo de gênero textual híbrido: possui função social de crônica, mas se estrutura por meio de sequência tipológica injuntiva e se constitui na forma de gêneros da esfera jurídica, como regimentos e leis.

QUESTÃO 06
IFPE 2018: Quanto à construção sintática de orações e períodos e às consequências semânticas dessa construção no TEXTO 2, analise as assertivas abaixo.

I. No período “os dois times devem reunir-se rapidamente para deliberar o que fazer” (8º parágrafo), a conjunção destacada introduz uma relação de finalidade entre as ações de “reunir” e “deliberar”.

II. O período “É permitido entrar na área adversária” (11º parágrafo), também estaria adequado com relação à sintaxe de concordância se fosse redigido da seguinte maneira: “É permitida a entrada na
área adversária”.

III. No trecho “Joga-se o futebol de rua mais ou menos como o futebol de verdade” (11º parágrafo), a conjunção destacada estabelece uma relação causal entre o futebol de rua e o futebol de verdade.

IV. Em “No desespero, usa-se qualquer coisa que role” (2º parágrafo), se o substantivo destacado, que é sujeito da oração, estivesse no plural; o verbo, obrigatoriamente, seria flexionado no plural: “usamse”.

V. Em “No caso de se usar uma pedra [...] recomenda-se jogar de sapatos” (2º parágrafo), a expressão grifada relaciona de forma concessiva o fato de usar uma pedra à recomendação de jogar de sapatos.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

a) I, II e III.
b) II, IV e V.
c) I, III e V.
d) I, II e IV.
e) III, IV e V.

Leia o TEXTO 3 para responder à questão 7.

TEXTO 3
ifpe-2018-texto-3-questao-7

QUESTÃO 07
IFPE 2018: O TEXTO 3 é uma charge que foi publicada no dia 24 de maio de 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil, e faz referência ao dia em que a taça da competição começou a ser exibida em Pernambuco. Ela foi levada a várias cidades do país e muitos torcedores foram vê-la de perto. Sabendo disso, conclui-se que, nessa charge, há uma

a) crítica à relevância que se dá ao futebol no Brasil, o que é representado pela posição de reverência dos personagens com relação à taça da Copa.

b) mensagem otimista sobre a conquista da Copa do Mundo de 2014, o que é representado pela devoção dos personagens à taça.

c) mensagem pessimista sobre a conquista da Copa do Mundo de 2014, o que é representado ironicamente pelas súplicas ao Fuleco (mascote) e à Brazuca (bola).

d) construção de sentido que se apoia na devoção dos personagens à taça para mostrar que os torcedores estavam inseguros com o desempenho da seleção brasileira.

e) crítica bem-humorada sobre os contrastes sociais e problemas políticos que são esquecidos em períodos de Copa do Mundo no Brasil.

Leia o TEXTO 4 para responder à questão 8.

TEXTO 4

QUESTÃO 08
IFPE 2018: O TEXTO 4 faz parte de uma campanha contra a violência nos estádios de futebol. As principais estratégias utilizadas para conquistar a adesão do público alvo à campanha são

I. a relação entre a palavra “guerra” e a imagem central da bola/bomba.
II. o uso da negação antes dos verbos no indicativo, como em “não deixe” e “não leve”.
III. o emprego de verbos no imperativo, como “deixe” e “leve”.
IV. a oposição entre dois campos semânticos: o do futebol e o da paz.
V. a sinonímia entre arma e guerra, futebol e paz.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

a) II e IV.
b) IV e V.
c) II e III.
d) I e V.
e) I e III.

Leia o TEXTO 5 para responder à questão 9.

TEXTO 5

O ANJO DE PERNAS TORTAS
A um passe de Didi, Garrincha avança
Colado o couro aos pés, o olhar atento
Dribla um, dribla dois, depois descansa
Como a medir o lance do momento.

Vem-lhe o pressentimento; ele se lança
Mais rápido que o próprio pensamento,
Dribla mais um, mais dois; a bola trança
Feliz, entre seus pés – um pé de vento!


Num só transporte, a multidão contrita
Em ato de morte se levanta e grita
Seu uníssono canto de esperança.

Garrincha, o anjo, escuta e atende: Gooooool!
É pura imagem: um G que chuta um O
Dentro da meta, um L. É pura dança!
MORAES, Vinícius. O anjo de Pernas Tortas. Disponível em <
http://www.jornaldepoesia.jor.br/futebol.html#vinicius>. Acesso em: 5 maio 2018.

QUESTÃO 09
IFPE 2018: Vinícius de Moraes escreveu “O anjo de pernas tortas” em homenagem a Garrincha, jogador de futebol contemporâneo de Pelé. Pode-se afirmar que esse texto foi escrito na segunda fase da produção literária do poeta, pois apresenta as seguintes características:

a) temática relacionada ao cotidiano e conservação da estética simbolista, pois se trata de um soneto rebuscado e baseado em assíndetos, como nos versos “Dribla um, dribla dois, depois descansa/Como a medir o lance do momento”.

b) temática relacionada ao cotidiano, linguagem coloquial, simples e comunicativa, já que se trata da descrição poética de um lance futebolístico que culmina em gol.

c) exaltação do amor pelo futebol e oscilação entre a objetividade e a subjetividade, como nos versos “Colado o couro aos pés, o olhar atento/Feliz, entre seus pés – um pé de vento!”.

d) utilização de objetos simples, como a bola, para construir orações com inversões sintáticas rebuscadas, como em “a bola trança/Feliz, entre seus pés – um pé de vento!”.

e) oscilação entre a matéria e o espírito e entre a objetividade e a subjetividade, a exemplo dos últimos versos “É pura imagem: um G que chuta um O/Dentro da meta, um L. É pura dança!”, que descrevem subjetivamente o momento do gol.

Leia o TEXTO 6 para responder à questão 10.

TEXTO 6

FOI-SE A COPA?
Foi-se a Copa? Não faz mal.
Adeus chutes e sistemas.
A gente pode, afinal,
Cuidar de nossos problemas.

Faltou inflação de pontos?
Perdura a inflação de fato.
Deixaremos de ser tontos
se chutarmos no alvo exato.

O povo, noutro torneio,
havendo tenacidade,
ganhará, rijo, e de cheio,
A Copa da Liberdade.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p. 1345.

QUESTÃO 10
IFPE 2018: O poema “Foi-se a Copa”, de Carlos Drummond de Andrade,

a) apresenta um eu-lírico desencantado, pessimista e isolado de questões sociais.
b) evoca características ufanistas típicas da primeira fase do Modernismo.
c) critica a alienação causada pela Copa e apresenta preocupação com questões sociais.
d) parte do lirismo filosófico para construir uma simbologia abstrata entre a Copa e a sociedade.
e) apresenta uma poesia metalinguística a partir da escolha do próprio tema, a Copa do Mundo.

LÍNGUA INGLESA

Read TEXT 7 and answer questions 11 to 12 according to it.

TEXT 7

FACEBOOK ADDS DATING APP

1 Facebook has announced it will add a dating service to its growing list of new products.
2 The announcement came Tuesday at Facebook’s F8 conference in San Jose, California. The yearly event is for app developers and is a place for the company to show off its latest products and services.
4 Facebook has considered adding a dating app for years. But founder Mark Zuckerberg said he felt now is the right time to begin the service. He said that currently, 1 in 3 marriages in the United States starts with an internet relationship. About 200 million people on Facebook identify themselves as single.
7 Zuckerberg said the new service would be “coming soon.” He noted that the service will aim to help users build long-term relationships, “not just hookups”.
“And if we’re focused on helping people build meaningful relationships, then this is perhaps the most
meaningful of all”.
11 He added that the dating service will appear within the Facebook app, but users will have complete control over whether they want to use it. People can choose to enter a dating profile. But this will be separate from an individual’s main Facebook profile, and will not be seen by users’ friends.
14 Internet dating is very popular in the U.S. Facebook says its app will provide strong competition to
existing sites such as Match, Tinder, OkCupid, JDate and eHarmony. The value of stock in those companies dropped sharply after the announcement.
17 Zuckerberg said the dating app was designed with strong tools to protect the safety and privacy of
Facebook users. The announcement about the dating app comes as the company tries to ease public anger over its privacy policies.
LYNN, Bryan. Facebook adds dating app, launches oculus go. Voice of America English News. Available at: <https://learningenglish.voanews.com/a/facebook-adds-dating-app-launches-oculus go/4374924.html> Accessed: May 09th 2018 (adapted).

QUESTÃO 11
IFPE 2018: What’s the function of TEXT 7?

a) To interview Mark Zuckerberg.
b) To sell a new Facebook product.
c) To inform a new service performed by Facebook.
d) To discuss Facebook’s new product.
e) To present a brief history of Facebook.

QUESTÃO 12
IFPE 2018: Read the following statements about TEXT 7 and choose the CORRECT answer.

I. Through his new product, Zuckerberg intends to increase the low rate of marriages.
II. The Facebook dating app account and the main one are the same.
III.Online relationships are trendy in The USA.
IV.Most Facebook users are single.
V. It is already possible to see the impact of Facebook’s new product.

The CORRECT statements are only

a) III and V.
b) II, III and V.
c) I and II.
d) I and IV.
e) I, IV and V.

Read TEXT 8 and answer questions 13 and 14 according to it.

TEXT 8
ifpe-2018-ingles-text-8

QUESTÃO 13
IFPE 2018: As a slang, the word “loser” usually refers to people who

a) are cooler.
b) use a treadmill.
c) often get lost.
d) are unable to succeed.
e) like to work out.

QUESTÃO 14
IFPE 2018: In TEXT 8, the statement SOMETIMES IT’S GOOD TO BE A LOSER IN LIFE plays with the word loser.

Considering this, what’s the purpose of TEXT 8?

a) To help people accept themselves.
b) To raise awareness against obesity.
c) To show the importance of keeping fat.
d) To call attention to the dangers of exercising.
e) To warn against health insurance loss.

Read TEXT 9 and answer question 15 according to it.

TEXT 9

QUESTÃO 15
IFPE 2018: TEXT 9 suggests that

a) nobody would like to play peace with them.
b) toy factories haven’t made any peace game so far.
c) there aren’t enough game accessories to play peace.
d) playing peace is not as fun as playing war.
e) the amount of hostile acts overcomes peaceful examples.

LÍNGUA ESPANHOLA

Lee el TEXTO 7 para responder a las cuestiones 11 e 12.

COLOR HUMANO
Quizá los hombres y las mujeres de este mundo seamos una expresión musical. Nos desplazamos, caminamos deprisa, desaceleramos el paso, de súbito corremos, como si respondiésemos a las exigencias de una partitura. Cada uno de nosotros tiene un ritmo personal, cierto modo de estar en el mundo, pero el ritmo no entendido como la velocidad o la cadencia con que nos movemos, sino asociado a la temperatura individual. En esa danza cotidiana - el movimiento del cuerpo con sus inevitables oscilaciones, la quietud tan parecida al silencio - todos nos asemejamos a una expresión musical. O, para ser más precisos, a las indicaciones de un tempo¹ musical: vamos por la vida siendo andante, allegro o prestissimo (las variaciones son muchas y muy sutiles), rasgos a los que deben añadirse los del carácter y la acentuación. Estos dos hombres (uno camino del trabajo, el otro en pleno ocio) son apenas matices de ese cambiante color humano.

¹Palabra italiana que hace referencia al vocablo español tempo.
GHITTA, Víctor Hugo. Color Humano. La Nación. Disponible en: <https://www.lanacion.com.ar/2132481- color-humano>. Acceso en: 08 mayo 2018.

QUESTÃO 11
IFPE 2018: Según el TEXTO 7, tal vez la humanidad sea una expresión musical porque

a) cada uno de nosotros posee un único color humano en una infinidad de matices sonoras.

b) cada uno de nosotros corresponde en la tierra a una de las muchas variaciones del tempo musical italiano disociado de quienes somos en carácter y acentuación.

c) cada uno de nosotros responde a las exigencias de una partitura de Brahms, lo que nos hace distintos, únicos y, por naturaleza, seres musicales y de carácter.

d) cada uno de nosotros tiene un ritmo personal, cierto modo de estar en el mundo, asociado a la temperatura individual de las inevitables oscilaciones del movimiento del cuerpo y del carácter humano.

e) cada uno de nosotros puede ser representado por la imagen que ilustra el texto, unos de camino al trabajo y otros a disfrutar el ocio.

QUESTÃO 12
IFPE 2018: Al describir los personajes que están presentes en la fotografía, el autor compara acciones como la de ir al trabajo o quedarse sentado disfrutando del ocio a matices de colores. El texto se basa por comparar también diversos comportamientos o movimientos humanos a la música. La sinestesia es una figura retórica que, además de la mezcla de sensaciones auditivas, visuales, gustativas, olfativas y táctiles, asocia elementos procedentes de los sentidos físicos con sensaciones internas (sentimientos). Se le vincula con la metáfora, por lo que a veces recibe el nombre de metáfora sinestésica. Observa los trechos en negrito de las frases:

I. Vamos por la vida siendo andante, allegro o prestíssimo.

II. Las variaciones son muchas y muy sutiles.

III. Desaceleramos el paso, de súbito corremos, como si respondiésemos a las exigencias de una partitura.

IV. Nos desplazamos, caminamos deprisa, desaceleramos el paso, de súbito corremos.

V. En esa danza cotidiana - el movimiento del cuerpo con sus inevitables oscilaciones, la quietud tan parecida al silencio.

Los que hacen referencia o caracterizan una metáfora sinestésica son, apenas,

a) III, IV y V.
b) II, III y IV.
c) I, III y V.
d) I, II y IV.
e) I, III, IV y V.

Lee el TEXTO 8 para responder a las cuestiones 13 y 14.

TEXTO 8

VENTAJAS Y DESVENTAJAS DE BUSCAR PAREJA POR INTERNET

(1)Según una encuesta, el 23% cree que la web es el mejor lugar para conocer a alguien; resalta como positivo que haya muchas personas buscando lo mismo; lo negativo, la falsedad de datos.

(2)En estos tiempos de hiper conexión, más de un 20% de las personas considera que Internet es el mejor lugar para encontrar pareja. Así lo muestra una encuesta realizada por la encuestadora Livra entre 1273 personas (44% varones y el resto mujeres), de entre 14 y 65 años. La opción más elegida para conocer a alguien es por amigos en común (69%); le siguen las fiestas (42%), la facultad (33%) y el trabajo (30%).

(3)Al poner foco en la web, los encuestados señalaron ventajas y desventajas. Entre las primeras están: "hay muchísimas personas buscando lo mismo que yo" (35%), "puedo saber cómo es la persona antes de conocerla a través de su perfil" (27%), "se puede entablar conversación en menos tiempo que en el mundo off line" (27%), "es más fácil mandar un mensaje virtual que hablarle en persona a alguien que me gusta" (20%).

(4)Es para destacar que el 40% de los encuestados no encuentra desventajas de buscar pareja por Internet. Los que sí encuentran cuestiones desfavorables expresan: hay fotos engañosas que muestran a alguien más atractivo de lo que realmente es (35%), personas que se muestran interesantes pero que fuera de la web son aburridos, obsesivos, etc. (27%), que los demás sepan que estoy buscando citas en Internet (27%), conocer personas interesantes pero que viven demasiado lejos (20%).

(5)En la encuesta se revela que Facebook es el preferido para buscar pareja (36%), incluso por encima de sitios especializados en citas (31%); ambos están muy por encima de Twitter (6%).

(6)¿Qué tenés en cuenta cuando conocés a alguien online?, fue otra de las preguntas de la encuesta. El 60% señaló que observa los intereses en común; comparten el segundo lugar, quienes se detienen en datos y biografía del perfil (50%) y amigos en común (50%), por debajo, con el 38%, están los que se guían por la foto del perfil.

(7)¿Alguna vez formaste pareja con alguien que conociste por Internet? El 37% de las personas contestó que, efectivamente, ha tenido relaciones estables; el 24% admitió que no encontró a nadie compatible pero que hizo muchos amigos; el 20% contestó que sólo tuvo encuentros esporádicos.

(8)Al consultar a quienes son padres respecto de qué opinarían si su hijo/a les dijera que se van a encontrar con alguien que conocieron por Internet, el 42% dijo que le diría que tomara ciertas precauciones; el 27% admitió que le daría mucho miedo que saliera con extraños; el 25% fue contundente: me opondría rotundamente, primero deberíamos conocerlo los padres.
LA NACIÓN, Ventajas y Desventajas de Buscar Pareja por Internet. Disponible en: <https://www.lanacion.com.ar/1520599-ventajas-y-desventajas-de-buscar-pareja-por-internet>. Acceso en: 12 may. 2018 (adaptado).

QUESTÃO 13
IFPE 2018: Rellena los paréntesis con V para “ventaja (vantagem)” y D para “desventaja (desvantagem)”, en el TEXTO 8, de buscar una persona por internet.

( ) Hay muchas personas buscando lo mismo.
( ) La falsedad de datos.
( ) Se puede entablar conversación más fácil que en el mundo off line.
( ) Conocer personas interesantes pero que viven demasiado lejos.
( ) Fotos engañosas de los candidatos(as).
( ) Poder saber cómo es la persona antes de conocerla a través de su perfil.

Señala la secuencia CORRECTA

a) V, D, V, D, D, V.
b) D, D, V, V, D, V.
c) V, V, V, D, D, D.
d) D, V, D, V, D, V.
e) V, D, V, D, V, D.

QUESTÃO 14
IFPE 2018: Al ser consultados respecto de que sus hijos salgan a encontrar alguien que conocieron por internet, la mayoría de los padres opina que

a) no encuentran ningún problema, pues sus hijos ya son adultos.
b) es totalmente contra, pues ellos, los padres, deberían conocer a los extraños primero.
c) tiene mucho miedo de que sus hijos salgan con extraños.
d) es rotundamente contra.
e) tomaría ciertas precauciones.

Lee el TEXTO 9 para responder a la cuestión 15.

TEXTO 9
ifpe-2018-ingles-texto-9

QUESTÃO 15
IFPE 2018: Analizando el texto de Maitena, se puede inferir que

I. el poder de compra no funciona como solución al vacío existencial.
II. el exceso de colágeno en los tiempos modernos pueden generar la sensación de un desierto interior.
III. el personaje femenino va al médico para comprar una cápsula de elementos intelectuales, culturales y emocionales.
IV. el vacío de angustia, insatisfacción y ansiedad delante de la vida puede ser sustituido por el colágeno.
V. todavía no hay medicina para rellenar el vacío existencial.

Son VERDADERAS, las afirmaciones

a) III y IV.
b) I y V.
c) II y III.
d) II y IV.
e) I y III.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 16
IFPE 2018: Um artesão do interior do estado de Pernambuco teve a ideia de replicar peças de argila iguais ao logotipo da Copa do Mundo 2018, para vender na 19ª edição da Feneart em julho deste ano. Para isso, pegou a argila, fez um cilindro equilátero e uma esfera e sobrepôs cada um deles, conforme figura abaixo, para, depois, modelar e finalizar sua peça.
Suponha que o diâmetro da esfera e a altura do cilindro equilátero tenham a mesma medida. Se na hora da modelagem das peças não houver perda de argila, o volume de argila utilizado para formar cada uma das peças é igual a (considere 𝜋 = 3)

a) 216cm³.
b) 162cm³.
c) 1512cm³.
d) 282,60cm³.
e) 270cm³.

Leia o TEXTO 10 para responder à questão 17.

TEXTO 10
ifpe-2018-texto-10

No sistema público de saúde, esperar é quase parte do protocolo. Na prática, significa que o SUS realiza bem menos consultas do que poderia. Segundo o Fisc Saúde 2016, o Brasil apresentou uma média de 2,8 consultas por habitantes no ano de 2012, o 27º colocado entre os 30 países. Taxa muito inferior ao dos países mais bem colocados: Coreia do Sul (14,3), Japão (12,9) e Hungria (11,8). Segundo o pesquisador, Oswaldo Yoshimi Tanaka, diretor da FPS da USP, não mudou muito desde então. “Infelizmente, a demanda é maior do que a oferta. Desde 1988, incluímos no SUS 90 milhões de novos usuários, mas continuamos gastando apenas US$ 400 por habitante/ano.”
SOBRINHO, Wanderley. Falta de médicos e de remédios: 10 grandes problemas da saúde brasileira. Uol notícias. Disponível em:<https://noticias.uol.com.br/saude/listas/falta-medico-e-dinheiro-10-grandes-problemasda-saude-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 12 maio 2018 (adaptado)

QUESTÃO 17
IFPE 2018: Segundo o IBGE, no ano de 2012 a população do Brasil era de 200 milhões de habitantes. Se considerarmos que do ano de 2012 até o de 2018 o gasto por habitante/ano do Brasil em saúde foi se reduzindo à metade a cada ano, e que a quantidade de habitantes cresceu, aproximadamente, 1,5 milhões por ano, o gasto por habitante/ano em saúde no Brasil e a população do Brasil, em 2018, são, respectivamente, iguais a

a) US$ 200 e 290 milhões de habitantes.
b) US$ 6,25 e 290 milhões de habitantes.
c) US$ 3,125 e 209 milhões de habitantes.
d) US$ 6,25 e 209 milhões de habitantes.
e) US$ 25.600 e 210,5 milhões de habitantes.

Leia o TEXTO 11 para responder à questão 18.

TEXTO 11

Segundo dados do CFM (Conselho Federal de Medicina), há um médico para cada 570 brasileiros. Pelos cálculos da OMS (Organização Mundial da Saúde), há 17,6 médicos para cada 10 mil brasileiros, bem menos que na Europa, cuja taxa é de 33,3.
SOBRINHO, Wanderley. Falta de médicos e de remédios: 10 grandes problemas da saúde brasileira. Uol notícias. Disponível em:<https://noticias.uol.com.br/saude/listas/falta-medico-e-dinheiro-10-grandes-problemasda-saude-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 12 maio 2018 (adaptado).

QUESTÃO 18
IFPE 2018: Com base nas informações do TEXTO 11, há, aproximadamente, quantos europeus para cada médico?

a) 300
b) 333
c) 303
d) 330
e) 570

QUESTÃO 19
IFPE 2018: O supermercado Vendebarato está com liquidação no setor de higiene pessoal:

LEVE 5 sabonetes e PAGUE 3!

Um cliente que comprar 15 sabonetes terá um desconto percentual de

a) 6%.
b) 2%.
c) 40%.
d) 60%.
e) 80%.

Resposta.

Leia o TEXTO 12 para responder à questão 20.

TEXTO 12

PETROBRAS SOBE PREÇO PARA DISTRIBUIDORAS, E GASOLINA CUSTA QUASE R$ 5 NO RJ
A Petrobras aumentou novamente o preço da gasolina vendida nas refinarias para as distribuidoras. O reajuste, de 2,23%, passou a valer neste sábado (12) [...]. Isso não significa, necessariamente, que as mudanças chegarão ao consumidor final na bomba. Os postos são livres para aplicar ou não o reajuste, e na porcentagem que desejarem.

Os estados com gasolina mais cara, em média, foram:

● Acre: R$ 4,887;
● Rio de Janeiro: R$ 4,822;
● Ceará: R$ 4,566.

Os estados com gasolina menos cara, em média, foram:

● Santa Catarina: R$ 3,898;
● Maranhão: R$ 3,921;
● São Paulo: R$ 4,032.

Esses são valores médios pesquisados entre 6 e 12 de maio pela ANP.
Do Uol, em São Paulo. Petrobras sobe preço para distribuidoras, e gasolina custa quase R$ 5 no RJ. <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/12/gasolina-petrobras-refinarias-preco-aumento.htm>. Acesso em: 12 maio 2018 (adaptado).

QUESTÃO 20
IFPE 2018: Considerando apenas a primeira casa decimal dos valores médios mais caros e menos caros das gasolinas dos respectivos estados mencionados no texto, marque a alternativa que contêm a moda, a média e a mediana, respectivamente, desses valores.

a) 4,8; 4,3 e 8,5.
b) 4,8; 4,3 e 4,25.
c) 3,8; 5,16 e 4,0.
d) 4,8; 12,9 e 4,25.
e) 4,25; 4,8 e 4,3.

Resposta.

QUESTÃO 21
IFPE 2018: A empresa de consultoria ARM está contratando pessoas para o primeiro emprego. Durante uma dinâmica realizada no processo seletivo, uma das solicitações feitas aos candidatos foi a de escolher apenas três das habilidades seguintes para compor seus currículos: atividades voluntárias, hobbies, trabalhos como freelancer, liderança e presença nas redes sociais. De quantas formas distintas pode um candidato elaborar seu currículo obedecendo à exigência feita pela empresa?

a) 60
b) 5
c) 20
d) 10
e) 120

Resposta.

QUESTÃO 22
IFPE 2018: A figura a seguir é formada pelo quadrado ABCD, cujos lados medem 3cm, e pelos triângulos equiláteros EDC, HAD, GBA e FCB.
ifpe-2018-matematica-22
Assinale a alternativa que contém a área do quadrado EFGH, em cm2
.
a) 9(2 + √3)
b) 9(2 − √3)
c) 9
d) 18
e) 27

QUESTÃO 23
IFPE 2018: Em uma circunferência foram marcados dez pontos distintos. Apenas dois desses pontos são extremidades de um diâmetro da circunferência. Os oito pontos restantes foram marcados da seguinte forma: três, marcados acima, e, cinco, marcados abaixo desse diâmetro. Escolhendo, ao acaso, três desses pontos, qual a chance de eles serem vértices de um triângulo retângulo?

QUESTÃO 24
IFPE 2018: Um professor de Licenciatura em Química reuniu um grupo de pesquisa composto por 100 alunos. A pesquisa envolvia duas etapas simultâneas, classificadas pelo professor como pesquisa em campo e pesquisa fora de campo. Na pesquisa em campo, os alunos precisaram visitar alguns locais de coleta para anotações e coleta de dados; na pesquisa fora de campo, os alunos precisaram ficar na Universidade pesquisando fontes bibliográficas recomendadas.

Após a subdivisão dos alunos nas duas etapas, o professor percebeu que 38 alunos eram homens; 50 alunos participariam da coleta de campo e destes, apenas 20 eram mulheres. Ao final da pesquisa, o professor escolheu um dos alunos para ministrar um workshop sobre o trabalho realizado. Sabendo que o aluno escolhido participou da pesquisa fora de campo, qual a chance de ter sido escolhido um homem?

a) 40%
b) 60%
c) 16%
d) 84%
e) 8%

QUESTÃO 25
IFPE 2018: Uma professora do Ensino Médio na modalidade Integrado do Instituto Federal de Pernambuco estava ensinando matrizes e determinantes. Decidiu levar para a sala de aula um jogo sobre esses assuntos para facilitar a aprendizagem dos seus alunos. O jogo era para ser jogado em dupla e consistia em dois tabuleiros no formato de matrizes quadradas de ordem 3, um dado, lápis e folhas para anotações. As regras do jogo eram as seguintes:

1) cada jogador deveria jogar o dado, um de cada vez, até completar o seu tabuleiro.
2) a ordem de colocar os valores obtidos dos dados, no tabuleiro, deveria ser aleatória.
3) após os tabuleiros estarem preenchidos, venceria o jogador que obtivesse o menor valor para o determinante de suas matrizes.
4) caso os valores dos determinantes fossem iguais, ambos seriam considerados vencedores.

As alunas Katarina e Camila foram escolhidas para jogar uma partida desse jogo na sala de aula. Katarina ficou com o tabuleiro A e Camila ficou com o tabuleiro B. A seguir, estão os tabuleiros com as distribuições aleatórias de cada uma:
Nesse contexto, concluímos que

a) Camila ganhou, pois o determinante do seu tabuleiro foi igual a 1 e o determinante do tabuleiro de Katarina foi igual a 42.

b) Camila ganhou, pois o determinante do seu tabuleiro foi igual a 27 e o determinante do tabuleiro de Katarina foi igual a 42.

c) Katarina ganhou, pois o determinante do seu tabuleiro foi igual a 1 e o determinante do tabuleiro de Camila foi igual a -14.

d) Katarina ganhou, pois o determinante do seu tabuleiro foi igual a -14 e o determinante do tabuleiro de Camila foi igual a 1.

e) Katarina e Camila ganharam já que os determinantes de cada um dos seus tabuleiros foram iguais a 2.

FÍSICA

QUESTÃO 26
IFPE 2018: As ultrapassagens em locais proibidos têm sido a causa de muitos acidentes graves no trânsito brasileiro. Muitos condutores não compreendem que, no momento de uma ultrapassagem, a velocidade do veículo ultrapassado é subtraída da velocidade de seu veículo. Sabendo disso, suponha que numa estrada retilínea movimenta-se um caminhão de comprimento 21m e velocidade de 72km/h. Qual o tempo e o espaço necessários para que um veículo de passeio com 4m de comprimento e 90km/h ultrapasse o caminhão?

Lembrete: Uma ultrapassem completa se dá quando o para-choque traseiro do veículo que está ultrapassando passa o para-choque dianteiro do veículo ultrapassado.

a) 5s e 25m.
b) 7s e 35m.
c) 9s e 45m.
d) 11s e 55m.
e) 13s e 65m.

QUESTÃO 27
IFPE 2018: Em um recipiente contendo um líquido de densidade µ encontram-se imersos três corpos, conforme demonstrado na figura.
Sabendo que todo corpo imerso em um líquido fica sujeito a uma força E (empuxo) que se opõe a seu próprio peso, assinale a alternativa CORRETA.

a) O empuxo no corpo 2 é menor que no corpo 1, pois o mesmo encontra-se em menor profundidade.
b) O empuxo é igual para os corpos 1, 2 e 3.
c) O empuxo no corpo 1 é maior que no corpo 2.
d) O empuxo no corpo 3 é maior que no corpo 2.
e) O empuxo é igual para os corpos 1 e 2 e diferente para o corpo 3.demonstrado na figura.

QUESTÃO 28
IFPE 2018: Um dos meios de transporte de cargas mais popular de tempos atrás era conhecido como carro de bois. Suas rodas eram fabricadas de madeira e revestidas por um aro de ferro que garantia sustentabilidade e durabilidade. Considere uma dessas rodas de madeira com um diâmetro de 100cm, tendo que ser revestida com um aro de ferro com diâmetro 5mm menor que o da roda. A qual temperatura, aproximadamente, devemos submeter o aro para que o mesmo caiba na roda?

Dado: considere o coeficiente de dilatação linear do ferro α = 12 x 10⁻⁶°C⁻¹.

a) 430°C
b) 440°C
c) 460°C
d) 480°C
e) 500°C

QUESTÃO 29
IFPE 2018: Considere uma massa (m) pendurada por uma mola inextensível com constante elástica (k), em um local de gravidade g e forças dissipativas nulas.
É CORRETO afirmar que

a) quanto maior for (g), menor a frequência de oscilação.
b) quanto maior for (m), maior a frequência de oscilação.
c) quanto maior for (k), maior o período de oscilação.
d) quanto maior for (m), maior o período de oscilação.
e) quanto menor for (g), menor o período de oscilação.

QUESTÃO 30
IFPE 2018: Um raio de luz monocromático vermelho, ao atravessar de um meio 1 para um meio 2, sendo n2 > n1, não muda de cor. Isso se deve ao fato de

a) sua frequência permanecer constante.
b) o índice de refração do meio 2 ser maior que o do meio 1.
c) sua velocidade permanecer constante.
d) o índice de refração do meio 1 ser maior que o do meio 2.
e) seu comprimento de onda (λ) permanecer constante.

QUÍMICA

QUESTÃO 31
IFPE 2018: A cadeia carbônica abaixo pode ser classificada como:

CH3 – CH2 – O – CH2 – CH3

a) alicíclica, normal, saturada e heterogênea.
b) acíclica, normal, saturada e heterogênea.
c) acíclica, normal, insaturada e heterogênea.
d) acíclica, normal, insaturada e homogênea.
e) alicíclica, ramificada, saturada e heterogênea.

QUESTÃO 32
IFPE 2018: As reações entre ácidos e bases são conhecidas como reações de neutralização, fazendo com que o meio atinja um pH igual ou bem próximo a 7. Em uma reação de neutralização total, a quantidade de H+ liberado pelo ácido é igual à quantidade de OH⁻⁻. Entretanto, quando a quantidade de cátions e ânions liberados não é igual, poderá ocorrer a neutralização parcial do ácido ou da base. Exemplo de reação parcial do ácido é a reação entre o hidróxido de sódio (NaOH) e o ácido fosfórico (H3PO4), dada por:

NaOH + H3PO4 → Na3PO4 + H2O

Sabendo-se que Na=23, O=16, H=1 e P=31, qual a massa de ácido fosfórico (H3PO4) necessária para a obtenção de 200g de água?

a) 120,98g
b) 36,29g
c) 362,96g
d) 563,74g
e) 254,87g
QUESTÃO 33
IFPE 2018: O processo de cobrear (cobrir com cobre) superfícies metálicas é valorizado industrialmente por aumentar a resistência e durabilidade das peças, além de conferir um acabamento brilhante e uniforme. Para se cobrear uma peça, utilizou-se uma solução de sulfato de cobre II e uma corrente de 2,0A, o processo levou 50 minutos para finalizar. Sabendo-se que a constante de Faraday é igual a 96.500C, qual a massa de cobre aproximada, em g, depositada na peça?

Dado: Cu=63,5.

a) 2,0g
b) 3,5g
c) 4,0g
d) 5,0g
e) 6,0g

Leia o TEXTO 13 para responder à questão 34.

TEXTO 13

Medicamentos, exames e procedimentos sofisticados são a base da medicina curativa. Mas existe um elemento tão importante quanto esses no processo de melhoria do paciente: simplesmente saber que está sendo cuidado. Diversas pesquisas conseguiram comprovar o chamado efeito placebo, que consiste na sensação de alívio dos sintomas de determinada doença, mesmo que a pessoa não tome remédios verdadeiros. Ainda que, do ponto de vista fisiológico, o organismo não seja beneficiado com o tratamento, as “pílulas de farinha” são capazes de agir sobre o bem-estar do paciente com tanta eficácia quanto as drogas farmacêuticas.
Disponível em: /Acesso em:< https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 15 maio 2018.

QUESTÃO 34
IFPE 2018: O amido constitui o principal componente químico da farinha e caracteriza-se como um

a) peptídeo.
b) lipídeo.
c) poliéster.
d) polissacarídeo.
e) aldeído.

QUESTÃO 35
IFPE 2018: Várias indústrias químicas e de alimentos buscam aumentar a velocidade das reações químicas envolvidas em seus processos para que possam aumentar a produção realizada em um determinado tempo, gerando, assim, uma maior produção e, consequentemente, um maior lucro. Por esses motivos é que o estudo da velocidade de uma reação química é importante. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I. Com a elevação da temperatura a velocidade de uma reação química aumenta.

II. O aumento da concentração dos reagentes diminui a velocidade de uma reação química.

III. O uso de catalisadores aumenta a velocidade das reações químicas.

IV. Quanto maior for a superfície de contato, para os sólidos, menor será a velocidade da reação química.

V. A velocidade de uma reação química não depende do aumento da temperatura, do uso de catalisadores ou do aumento da superfície de contato (no caso de sólidos), apenas depende da natureza dos reagentes envolvidos.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

a) III e IV.
b) II e III.
c) II e V.
d) I e V.
e) I e III.

BIOLOGIA

QUESTÃO 36
IFPE 2018: Assinale a alternativa CORRETA sobre o sistema circulatório dos Chordados.

a) O coração dos répteis apresenta quatro cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente venoso.

b) O coração dos anfíbios apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente arterial.

c) O coração dos peixes apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente venoso.

d) O coração das aves apresenta três cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é venoso e arterial.

e) O coração dos mamíferos apresenta duas cavidades, a circulação é fechada e o sangue que circula pelo interior do coração é estritamente arterial.

Leia o TEXTO 14 para responder à questão 37.

TEXTO 14

INFORMAÇÕES SOBRE OS DANOS QUE OS CARAMUJOS CAUSAM NO SEU AMBIENTE

O caramujo africano, como é conhecido o principal caramujo considerado uma praga urbana, é perigoso porque transmite uma série de doenças. Como seu andar é lento e ele se localiza em jardins, é o alvo da brincadeira de crianças, porém, manipulá-los não é uma boa ideia, pois o contato direto já causa contágio. Os caramujos gostam de locais úmidos e com sombra, por isso, podem ser encontrados em locais com concentração de pedras, galhos, entulhos, folhas, madeiras e outros materiais similares. Muitas vezes esse molusco é confundido com o caracol. A aparência dos dois é muito próxima, mas o caramujo é um animal aquático que respira por brânquias. Já o caracol é um animal terrestre com pulmão, ou seja, não sobrevive se estiver debaixo d’água.
Disponível em: <https://rotauniprag.com.br/pragas-urbanas/caramujos/>. Acesso em: 12 maio 2018.

QUESTÃO 37
IFPE 2018: Em relação ao TEXTO 14 assinale a alternativa CORRETA.

a) Caracóis e caramujos apresentam um mesmo nicho ecológico.

b) A referência ao fato de os caramujos gostarem de “locais úmidos e com sombra” descreve especificamente o bioma em que o mesmo está habitando.

c) De acordo com o texto, caracóis e caramujos podem pertencer a um mesmo gênero, uma vez que ambos são gastrópodes.

d) De acordo com as regras taxonômicas, o nome “caramujo africano” seria o mais indicado para identificação da espécie.

e) Caramujos e caracóis são animais que compartilham as seguintes categorias taxonômicas: reino, filo e classe.

QUESTÃO 38
IFPE 2018: A osmose é o nome dado ao transporte de água através da membrana plasmática das células. Sobre esse tipo de transporte, assinale a alternativa CORRETA.

a) Células vegetais e animais não murcham ao se encontrarem em meio hipertônico, devido à resistência da parede celular.

b) As células vegetais que se encontram em meio hipertônico recebem água, podendo, inclusive, sofrer lise, por não suportarem um volume superior à sua capacidade.

c) Células animais que se encontram em meio isotônico perdem água gradativamente, de forma a ficarem murchas.

d) Células animais que se encontram em meio hipotônico recebem água, podendo, inclusive, sofrer lise, por não suportarem um volume superior à sua capacidade.

e) As células vegetais se tornam plasmolizadas em meio hipotônico e, consequentemente, sofrem lise e estouram.

Leia o TEXTO 15 para responder à questão 39.

TEXTO 15

RESISTÊNCIA DAS BACTÉRIAS AOS ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos são compostos químicos de origem natural ou sintética (medicamentos), que atuam na falência de agentes patogênicos ao ser humano, ou também resultam na inibição do desenvolvimento dos mesmos, agindo seletivamente na população de micro-organismos, como, por exemplo, das bactérias. Contudo, algumas espécies podem manifestar resistência aos antimicrobianos, ocorrendo normalmente através de mutações que proporcionam a síntese de enzimas capazes de conferir a inativação de tais substâncias.
MORAES, Paula Louredo. Resistência das bactérias aos antibióticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/resistencia-das-bacterias-aos-antibioticos.htm>. Acesso em: 12 maio de 2018 (adaptado).

QUESTÃO 39
IFPE 2018: Assinale a alternativa que justifica corretamente a resistência das bactérias a antibióticos, de acordo com as teorias evolutivas de Darwin e/ou Lamarck.

a) De acordo com a Lei do Uso e do Desuso proposta por Lamarck, o uso de antibióticos seleciona as bactérias mais resistentes, eliminando as menos aptas e deixando, apenas, as bactérias que já são naturalmente resistentes.

b) De acordo com a teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin, o uso de antibióticos seleciona as bactérias mais resistentes, eliminando as menos aptas e deixando, apenas, aquelas que já são naturalmente resistentes.

c) Segundo a teoria da Seleção Natural, de Darwin, e a Lei do Uso e do Desuso, de Lamarck, as bactérias desenvolveriam a resistência à medida que fossem entrando em contato com os antibióticos.

d) De acordo com as teorias evolucionistas de Lamarck e de Darwin todos os caracteres evolutivos adquiridos seriam passados aos descendentes.

e) Segundo Darwin, o uso de antibióticos deixaria as bactérias mais resistentes, pois elas desenvolveriam características que as fortalecessem.

QUESTÃO 40
IFPE 2018: Quais as organelas que são responsáveis pela formação do acrossomo e do flagelo dos espermatozoides, respectivamente?

a) Complexo golgiense e centríolos.
b) Retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense.
c) Centríolos e mitocôndrias.
d) Retículo endoplasmático liso e complexo golgiense.
e) Lisossomos e peroxissomos.

HISTÓRIA

QUESTÃO 41
IFPE 2018: Na última década, as telas de cinema ficaram recheadas de produções que contavam sagas de super-heróis. Quase sempre o enredo era o mesmo: salvar a Terra da destruição imediata. Recentemente, no filme Vingadores: Guerra Infinita, os heróis da Marvel tiveram que enfrentar o vilão Thanos, cujo plano era coletar as seis joias do infinito e, com elas, destruir metade do universo. Na vida real, em diversos contextos históricos, a ameaça se materializou através de epidemias. Para populações inteiras, enfermidades geradas por vírus e bactérias provocaram bastante temor. Em algumas situações, chegou-se mesmo a acreditar que era o fim dos tempos. Sobre as doenças e sua historicidade em diferentes temporalidades e espacialidades, assinale a alternativa CORRETA.

a) No final do século XV, os europeus que vieram ao continente americano trouxeram consigo doenças como varíola, sarampo e febre tifoide. Os nativos da América não possuíam nenhuma imunidade natural contra essas enfermidades e sofreram com epidemias que chegaram a dizimar mais da metade da população.

b) O mosquito Aedes aegypti, um dos transmissores da dengue, foi responsável pela diminuição drástica da população que vivia nas faixas litorâneas do Brasil colonial. Desde então, epidemias de dengue vêm ocorrendo no país de forma continuada, com incidência de mortes na maioria dos casos.

c) O Império Mali, no século XIII, foi devastado por uma epidemia do vírus Ebola, que foi introduzido na África através do comércio transaariano entre mulçumanos e berberes. Com taxa de letalidade bastante alta, a morte chegou para mais de 90% das pessoas que o contraíram.

d) Peste Negra foi o nome como ficou conhecida a epidemia mundial provocada pela bactéria yersínia pestis. No século XIV, durante a Idade Média europeia, populações de vários continentes foram atingidas. A doença se propagou rapidamente devido ao crescimento comercial no Mar Mediterrâneo.

e) No final da Primeira Guerra Mundial, enquanto os outros países comemoravam o fim do conflito, a Espanha era o único que sofria com a devastação provocada pelo vírus influenza H1N1. A epidemia foi chamada de Gripe Espanhola e matou mais pessoas que a Grande Guerra.


Leia o TEXTO 16 para responder à questão 42.

TEXTO 16

O Recife foi alçado à condição de vila após mais de uma década de tensões políticas entre comerciantes reinóis, desejosos de aceder ao poder local, e senhores de engenho da terra, ciosos de seus espaços de representação. A criação da nova vila por ordem régia de 19 de novembro de 1709, longe de resolver a questão, atiçou o conflito que se desdobrou em uma pequena guerra civil conhecida ao tempo como as “calamidades de Pernambuco” e, a partir do século XIX, como a “guerra dos mascates”. Apesar da resistência feroz da nobreza da terra, acabou prevalecendo o grupo de homens de negócio reinóis e a municipalidade recifense consolidou-se como órgão de poder local, superando a congênere quinhentista de Olinda.
SOUZA, George. Saciar para manter a ordem e o bem público: a Câmara Municipal do Recife e o problema do abastecimento da vila (século XVIII). Locus, Juiz de Fora/MG, v. 38, p. 103-120, 2014. p. 114. Disponível em: <https://locus.ufjf.emnuvens.com.br/locus/article/viewFile/2849/2168>. Acesso em: 15 maio 2018 (adaptado).

QUESTÃO 42
IFPE 2018: A narração do episódio ocorrido na Capitania de Pernambuco, contida no TEXTO 16, aborda, CORRETAMENTE,

a) a união de camadas dominantes em defesa da ampliação do conceito de cidadania.

b) a disputa entre dois grupos economicamente complementares, mas social e politicamente competitivos.

c) o confronto de duas aristocracias, que queriam ter mais privilégios, contra a dominação estrangeira.

d) o conflito de interesses entre grupos sociais distintos, que disputavam espaços de poder na metrópole.

e) a contenda entre senhores de engenhos e comerciantes enriquecidos por direitos das classes dominadas.


QUESTÃO 43
IFPE 2018: A escola de samba Paraíso do Tuiutí desfilou, no carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”. Em 2018, nos 130 anos da Lei Áurea, a agremiação realizou uma crítica a esse marco legal que, sem nenhuma indenização ou compensação para os recém-libertos, sem nenhuma política de emprego ou de acesso à terra, dificultou a integração dos ex-escravos na sociedade. Além daquele presente no título do enredo, o processo abolicionista vem suscitando outros questionamentos entre os estudiosos do tema. Uma dessas indagações é quanto à participação popular na luta pelo fim da escravidão, pressionando o governo por mudanças na lei escravista. Entre as estratégias colocadas em prática pelo movimento abolicionista estavam:

I. organizar eventos artísticos e passeatas.
II. ingressar com processos na justiça e ações parlamentares.
III. incentivar fugas e resistências armadas.
IV. comprar passagens de retorno para a África.
V. usar espaços cedidos pela Igreja Católica para mobilizações.

Estão CORRETAS, apenas, as estratégias contidas em

a) I, IV e V.
b) II, III e V.
c) I, II e IV.
d) I, II e III.
e) III, IV e V.


Leia o TEXTO 17 para responder à questão 44.

TEXTO 17
ifpe-2018-texto-17

QUESTÃO 44
IFPE 2018: Mais de 4 mil anos separam a história dos dois países representados no TEXTO 17. Entretanto, o autor da charge estabeleceu uma correlação histórica entre eles, expressa, CORRETAMENTE,

a) na simplicidade da estrutura arquitetônica e na capacidade técnica de fundações complexas.
b) no equilíbrio da composição artística e no trabalho compulsório empregado nas construções.
c) no caráter monumental da arquitetura e no financiamento estatal das obras públicas.
d) no aspecto maciço e pesado das edificações e na subvenção do Estado para erigir grandes obras.
e) no desejo de perpetuação através dos monumentos e no subsídio privado das obras de infraestrutura.


Leia o TEXTO 18 para responder à questão 45.

TEXTO 18

Um país governado pelos proprietários está dentro da ordem social; o país onde os não proprietários governam acha-se em estado de natureza.
D’ANGLAS, Boissy apud SOBOUL, Albert. História da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 400.

QUESTÃO 45
IFPE 2018: O TEXTO 18 é um fragmento do discurso proferido por Boissy d’Anglas na apresentação do projeto de Constituição, em 23 de junho de 1795, no contexto da Revolução Francesa. O argumento sustentado pelo autor está, CORRETAMENTE, sintetizado na defesa

a) da reforma agrária.
b) da igualdade civil.
c) do sufrágio universal.
d) da educação secular.
e) do voto censitário.


GEOGRAFIA

QUESTÃO 46
IFPE 2018: O espaço geográfico nada mais é que o produto das relações sociedade/natureza e sociedade/sociedade ao longo do processo histórico e de acordo com os interesses de determinados grupos sociais. Isso explica o seu caráter dinâmico e as diferentes feições adquiridas pela paisagem em diferentes recortes temporais.

Considerando o espaço como produto histórico e social, é CORRETO afirmar que

a) o espaço geográfico está em permanente transformação, já que a sociedade também se modifica continuamente, adquirindo cada vez mais capacidade de interferência no meio.

b) a produção do espaço geográfico, por meio das relações sociais, traduz o pensamento determinista de Ratzel, no século XIX, para quem essas relações são condicionantes das transformações espaciais.

c) o espaço geográfico é produzido, predominantemente, a partir das relações estabelecidas pelos grupos sociais excluídos da estruturação imposta pelo capitalismo.

d) a lógica de organização do espaço geográfico nem sempre acompanha as transformações sociais, pois, na maioria das vezes, os processos naturais são determinantes.

e) o espaço geográfico guarda em si marcas do passado, o que limita a sua capacidade de se moldar às transformações pelas quais passa a sociedade que nele vive.


Leia o TEXTO 19 para responder à questão 47.

TEXTO 19

IDOSOS JÁ SÃO 30 MILHÕES NO PAÍS

Envelhecimento acelerado da população traz desafios para o sistema público

Nos últimos cinco anos, a quantidade de idosos no País cresceu 18%, elevando para mais de 30,2 milhões de habitantes o número de brasileiros acima dos 60 anos de idade. De 2012 a 2017, o Brasil GEOGRAFIA ganhou quase um milhão de idosos a cada ano, mantendo a tendência de envelhecimento populacional. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Característica dos Moradores e Domicílios, divulgada recentemente.

Nos cinco anos analisados pela PNAD Contínua, o aumento de idosos foi observado em todas as unidades da federação. As mulheres são maioria expressiva entre a população nessa faixa etária, somando 16,9 milhões (56% dos idosos) ante 13,3 milhões de homens (44% do grupo).

O aumento expressivo de idosos traz consigo um desafio ao sistema público, especialmente ao setor de saúde.
Folha de Londrina, 27 abr 2018. Disponível em: <https://www.folhadelondrina.com.br/geral/idosos-ja-sao-30-milhoes-no-pais-1005508.html>. Acesso em: 12 maio 2018 (adaptado).

QUESTÃO 47
IFPE 2018: A dinâmica demográfica de uma sociedade pode representar preocupações de acordo com os interesses econômicos e com as condições de desenvolvimento social. Nesse sentido, são orientadas as políticas internas dos países para direcionar os seus rumos demográficos, através de ações que promovam a contenção ou o estímulo à imigração, o incentivo ou o controle da natalidade, entre outras. A respeito das tendências demográficas do Brasil, na atualidade, identifique a alternativa CORRETA.

a) As altas taxas de natalidade, aliadas à redução da mortalidade, que se deu em função do envelhecimento da população, ocasionaram a explosão demográfica atualmente observada no país.>

b) Nas últimas quatro décadas, a queda da natalidade, associada ao aumento da expectativa de vida, tem provocado uma diminuição no ritmo do crescimento populacional no Brasil.

c) A redução da natalidade pelas políticas demográficas de controle da natalidade, e o envelhecimento da população provocarão, em médio prazo, a carência de mão de obra, causando prejuízos econômicos ao país.

d) A atual tendência da dinâmica demográfica brasileira gera uma pressão no setor de saúde, primeiramente, no atendimento materno-infantil e, em segundo lugar, na área de assistência ao idoso.

e) O envelhecimento da população é resultado da melhoria do padrão de vida da sociedade, porém, provoca um aumento no crescimento demográfico, que gera desemprego e déficit habitacional.


Analise o mapa para responder à questão 48.
ifpe-2018-analise-o-mapa-para-responder-a-questao-48

QUESTÃO 48
IFPE 2018: O mapa, elaborado pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, representa uma complexa classificação das unidades naturais do Brasil, pois não considera isoladamente o clima, o relevo, o solo, a hidrografia ou a vegetação. Ele foi feito de modo a integrar todos esses fatores, mostrando o quanto um interfere no outro e constitui uma síntese do que foi estudado de forma isolada. Estas unidades foram definidas a partir das características geomorfológicas, pedológicas, climáticas, botânicas, hidrológicas e fitogeográficas. Diante disso, indique qual das alternativas abaixo apresenta o melhor título para o mapa apresentado.

a) Classificação Geoecológica do Brasil.
b) Unidades Geomorfológicas do Brasil.
c) Domínios Fitogeográficos do Brasil.
d) Unidades Geoclimatológicas do Brasil.
e) Domínios Morfoclimáticos do Brasil.


Leia o TEXTO 20 para responder à questão 49.

TEXTO 20

QUASE 50 MIL PESSOAS FORAM RESGATADAS EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO DESDE 2000

Segundo especialistas, situação é um dos reflexos da exclusão social pós-Lei Áurea

Brasília – Cento e trinta anos se passaram desde a abolição da escravidão e continua a haver, no Brasil, relações raciais desequilibradas, com negros condenados à exclusão social. Depois da libertação, poucas medidas para inserir a população negra na sociedade foram implementadas. Logo, essa parcela da população ficou condenada a uma realidade socioeconômica que perpetuou a escravidão com uma roupagem diferente: a desigualdade social.
ESTADO DE MINAS. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/abolicao130anos/2018/05/13/noticia-abolicao130anos,958323/50-mil-pessoas-resgatadas-condicoes-analogas-escravidao-desde-2000.shtml.>. Acesso em: 13 maio 2018 (adaptado).

QUESTÃO 49
IFPE 2018: Em 2018, ano em que se completam 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, a sociedade brasileira se depara com novas formas de exclusão e degradação das condições sociais de grande parte da população afrodescendente. Identifique, entre as afirmativas a seguir, aquelas que retratam a condição atual da maioria da população negra no contexto socioeconômico brasileiro.

I. O período pós-abolição legou aos negros a privação dos bens e da riqueza produzida no país, tornandoos um segmento social isolado na periferia, nas favelas e nas áreas de risco das grandes cidades.

II. No período pós-abolição, a vida do negro no Brasil, efetivamente, melhorou, principalmente pela força das leis antirracismo que promoveram a eliminação desse mal em nossa sociedade.

III. A situação atual do negro no Brasil é fruto de um processo histórico pautado na exclusão social e cuidadosamente planejado para impedir que ele se tornasse cidadão.

IV. A precariedade socioeconômica da população negra é um entrave ao desenvolvimento do país que só será eliminado quando eles tiverem, de fato, o direito de manifestação para serem ouvidos como merecem.

V. Os negros constituem o segmento mais pobre da população, situação que não se relaciona com o processo histórico, mas com a ausência de ações afirmativas atuais para a inclusão social destes grupos.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

a) I, III e V.
b) I, II e III.
c) III, IV e V.
d) I, III e IV.
e) I, IV e V.

Resposta.

Leia o TEXTO 21 para responder à questão 50.

TEXTO 21

AGRICULTURA VAI PUXAR CRESCIMENTO DO NORDESTE, DIZ BANCO CENTRAL
Para o Banco Central, a retomada econômica do Nordeste ficou abaixo da nacional em 2017, mas 2018 será puxada pela agricultura

Segundo o Banco Central (BC), a tendência de crescimento já aparece na região, mas não é tão consistente quanto a nacional. E isso fez com que o desemprego da região fosse o mais alto do Brasil: 13,8%. A esperança é, portanto, que a retomada se consolide ao longo deste ano. E quem pode garantir essa expansão, na visão do BC, é a produção agrícola, por conta da perspectiva de alta da cana-de-açúcar.

Para se ter uma ideia, o emprego formal apresentou um saldo positivo de 195 mil contratações no Brasil no primeiro trimestre deste ano. No Nordeste, no entanto, o saldo foi negativo em 95,6 mil demissões.

A esperança é, portanto, que as economias do Nordeste e de Pernambuco registrem taxas de crescimento mais sustentáveis. E a aposta da retomada está no setor agropecuário.

Presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, confirmou que a safra 2018/2019 deve ser maior que a de 2017/2018. “Chuvas mais regulares podem favorecer plantio e lavoura. Por isso, o volume de cana pode crescer de 7% a 8%, chegando a 11,6 milhões de toneladas. É um crescimento de 1 milhão de toneladas em relação à safra anterior”, disse.
FOLHA DE PERNAMBUCO. Disponível em: <https://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2018/04/27/NWS,66564,10,550,ECONOMIA,2373-AGRICULTURA-VAI-PUXAR-CRESCIMENTO-NORDESTE-DIZ-BANCO-CENTRAL.aspx>. Acesso em: 13 maio 2018 (adaptado).

QUESTÃO 50
IFPE 2018: A Região Nordeste foi historicamente caracterizada como uma das regiões de economia mais vulnerável do Brasil. No entanto, desde os primórdios do processo de colonização do país até a atualidade, a cana-de-açúcar se destaca na economia dessa região. Analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas se relacionam à importância econômica atual da atividade canavieira para a região.

I. Popularização do uso do etanol como combustível.
II. Presença de solos litólicos no Sertão, que favorecem o cultivo da cana-de-açúcar.
III. Aumento do volume de chuvas na Zona da Mata, contribuindo para o incremento da safra 2018/19.
IV. Aumento do número de empregos no Nordeste no último ano, dinamizando o mercado consumidor.
V. Dinamismo econômico da fruticultura irrigada para exportação no Vale do Rio São Francisco.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições

a) I e II.
b) II e IV.
c) I e III.
d) III e V.
e) IV e V.

Resposta.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Questões Vestibular IFPE 2018 com Gabarito
Questões Vestibular IFPE 2018 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYFOxccykXyolXZsiryDDu5kqToymXbnp4GWvW8StEMFLx89Jn4p00BNsf753FMfux8lNWmDn9InHFk9hfpgZYs9WyRAqKonA3mPf17LpZZ2cddBT1XK37f__7pm_YUpIZ8q2kyYqMn_U/s1600/ifpe-2018-logotipo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYFOxccykXyolXZsiryDDu5kqToymXbnp4GWvW8StEMFLx89Jn4p00BNsf753FMfux8lNWmDn9InHFk9hfpgZYs9WyRAqKonA3mPf17LpZZ2cddBT1XK37f__7pm_YUpIZ8q2kyYqMn_U/s72-c/ifpe-2018-logotipo.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2018/07/questoes-vestibular-ifpe-2018-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2018/07/questoes-vestibular-ifpe-2018-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo