Atividade sobre Anelídeos e Moluscos (Ciências 7º Ano) com Gabarito

Atividade sobre Anelídeos e Moluscos (Ciências 7º Ano) com Gabarito QUESTÃO 01 (Unifesp) Esta é a turma do Bob Esponja? Lula Molusco é...
atividade-sobre-anelideos-e-moluscos-ciencias-7-ano-com-gabarito
Atividade sobre Anelídeos e Moluscos (Ciências 7º Ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(Unifesp) Esta é a turma do Bob Esponja? Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrela-do-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:
Bob Esponja, Patric, Lula Molusco e Sr. Siriguejo
A) Esponja-do-mar, estrela-do-mar, lula e caranguejo.
B) esponja-do-mar, lula, caranguejo e estrela-do-mar.
C) estrela-do-mar, esponja-do-mar, caranguejo e lula.
D) estrela-do-mar, lula, caranguejo e esponja-do-mar.
E) lula, esponja-do-mar, estrela-do-mar e caranguejo.

Resposta.

QUESTÃO 02
(Unesp) O mexilhão-dourado, Limnoperna fortunei, é uma espécie exótica originária da Ásia, que chegou ao Brasil junto com a água de lastro de navios. Trata-se de um molusco do mesmo grupo das ostras, que se alimenta de partículas em suspensão filtradas da água e que vem causando impactos na comunidade de bentos. Considerando o texto, analise as três afirmações seguintes.

I. Uma comunidade de bentos refere-se a um conjunto de espécies que se movimentam ativa ou passivamente em um ambiente aquático.

II. O mexilhão apresenta rádula, que é uma estrutura dotada de pequenos dentes de quitina, para sua alimentação.

III. Essa espécie é um molusco que apresenta concha formada por duas valvas.

Com relação às afirmações, está(ão) corretas(s):

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) II e III, apenas.

Resposta.

QUESTÃO 03
Assinale a alternativa em que está escrito o nome da classe e o nome de um animal que pertence a ela.

A) Gastropoda - ostras e mexilhões.
B) Cephalopada - caramujos e lulas.
C) Bivalve - povos e náutilo.
D) Gastrópodes - caramujo e chiton.
E) Bivalve - mariscos e mexilhões.

Resposta.

QUESTÃO 04
(UFU) A produção de perolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas ao manto. Este circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de nácar sobre ele. Os animais são mantidos anos até que as pérolas sejam formadas. Os animais utilizados nesse processo pertencem, respectivamente, ao filo e à classe:

A) Molusca e Gastropoda.
B) Arthropoda e Crustacea.
C) Arthropoda e Insecta.
D) Mollusca e Cephalopoda.
E) Mollusca e Bivalves.

Resposta.

QUESTÃO 05
(Ufop) A rádula, presente em certos moluscos, tem por função:

A) Defende-los do ataque de outros animais.
B) Digerir quimicamente os alimentos.
C) Favorecer a locomoção.
D) Ralar os alimentos.
E) Secretar a concha.

Resposta.

QUESTÃO 06
(Unifor) A minhoca apresenta respiração (I) e circulação (II). Para completar corretamente essa frase, I e II devem ser substituídos, respectivamente, por:

A) cutânea e aberta.
B) cutânea e fechada.
C) branquial e aberta.
D) branquial e fechada.
E) traqueal e fechada.

Resposta.

QUESTÃO 07
(Uaam) A sanguessuga é um anelídeo que pode ser classificado como:

A) Crustacea.
B) Hirudinea.
C) Merostomacea.
D) Polichaeta.
E) Oligochaeta.

Resposta.

QUESTÃO 08
(UEL) Leia o texto a seguir.

Foi aproveitado a necessidade de dezenas de prefeituras por assistência médica que, de acordo com a Política Federal e o Ministério Público, um grupo teria desviado R$ 110 milhões das verbas federais destinadas à compra de ambulâncias. O grupo, segundo PF, reuniria uma centena de pessoas, entre políticos, empresários e servidores públicos. Pela acusação de sugar o orçamento da União, seus representantes ficaram conhecidos (...) pela alcunha de sanguessugas.
Fonte: MACHADO, M.; MEIRELES, A.
Um convite ao crime. In: Revista Época.São Paulo, n. 417, p. 28, maio 2006.

As verdadeiras sanguessugas são animais que habitam rios e lagos de água doce, têm o corpo ligeiramente achatado dorsiventralmente, sem apresentar certas nem parápodos, e com duas ventosas para fixação.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa que caracteriza as sanguessugas:

A) Plateumintos termatodas.
B) Platelmintos turbelários.
C) Anelídeos poliquetas.
D) Anelídeos oligoquetas.
E) Anelídeos hirudíneos.

Resposta.

QUESTÃO 09
(Faap) Em um passado não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para fazer a sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais poderia curar uma série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado para isso e a qual filo pertence?

A) Lesma, do filo dos moluscos.
B) Minhoca, do filo dos anelídeos.
C) Lesma, do filo dos artrópodes.
D) Sanguessuga, do filo dos anelídeos.
E) Amarelão, do filo dos asquelmintos.

Resposta.

QUESTÃO 10
(Unisinos) A área de Edafologia da Unisinos estuda a importância da minhoca na recuperação do solo. É uma alternativa de baixo custo e muito eficiente para fertilização dos solos já bastante pobres. Assinale a característica que pode ser atribuída às minhocas (anelídeos-oligoquetas).

A) Marinhos, com projeção laterais denominadas parapódios.
B) Com ventosas nas regiões anterior e posterior do corpo.
C) Sexos separados.
D) Respiração.
E) Respiração cutânea.

Resposta.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo