Revalida 2017: Uma lactente com 15 meses de idade é levada pela mãe ao Pronto-Socorro

Revalida 2017: Uma lactente com 15 meses de idade é levada pela mãe ao Pronto-Socorro. A mãe relata que o coração do bebê está muito acelerado. A mãe nega outras queixas e informa que realiza acompanhamento regularmente na Unidade Básica de Saúde, não tendo ocorrido, até então, intercorrências.

Ao exame físico, a lactente apresenta-se em bom estado geral, corada, hidratada, afebril, consciente, com boa perfusão periférica, saturação de oxigênio de 98% em ar ambiente, BNF 2T sem sopro audível, frequência cardíaca = 230 bpm, ausência de edema e pulsos de boa amplitude. O eletrocardiograma apresenta: onda P não visível; intervalo RR fixo; QRS estreito (menor que 0,09 segundos).

Diante desse quadro, além da manobra vagal, a conduta inicial adequada é

(A) administrar lidocaína.
(B) administrar adenosina.
(C) administrar amiodarona.
(D) realizar cardioversão elétrica sincronizada.

QUESTÃO ANTERIOR:
Revalida 2017: O gestor de saúde de um município de 200000 habitantes no Brasil desenvolveu um estudo para estimar a prevalência de hipertensão arterial sistêmica para o planejamento da atenção à saúde dessa população, especialmente a dispensação de medicamentos anti-hipertensivos.

RESPOSTA:
(B) administrar adenosina.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Revalida 2017: Uma mulher com 25 anos de idade, em uso de fluoxetina 40 mg ao dia há 16 meses devido a transtorno de ansiedade generalizada leve, documentado em prontuário, procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) porque acabou de descobrir que está grávida e deseja iniciar o pré-natal.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários