(UCB 2018) Apesar das adaptações ao fogo e ao período seco, o cerrado sofre

(UCB 2018) Apesar das adaptações ao fogo e ao período seco, o cerrado sofre com grandes e reiterados incêndios e com frequência cada vez maior. Por exemplo, em outubro deste ano, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das mais importantes unidades de conservação do cerrado, foi assolado por um incêndio, que queimou uma área equivalente a 54 mil campos de futebol. Esse foi considerado o pior incêndio de sua história recente. Que prejuízos um incêndio dessas proporções pode acarretar?

(A) O fogo afeta o potencial biótico de diversas espécies, alterando o equilíbrio do bioma.

(B) O fogo mata as bactérias do solo, atrasando a ciclagem de nitrogênio e tornando tal nutriente menos disponível nos ecossistemas.

(C) A queima da vegetação libera grandes quantidades de gás metano, o que contribui para o aumento do efeito estufa.

(D) As queimadas frequentes impedem o estabelecimento da vegetação lenhosa, diminuindo as formações florestais presentes do bioma do cerrado.

(E) O fogo na Chapada dos Veadeiros consome principalmente as diversas áreas de floresta atlântica, aumentando o risco de extinção desse bioma.

Questão anterior:
- CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
- (UCB 2018) Na Catalunha, região da Espanha, os impulsos separatistas existem há séculos, mas cresceram de forma contundente a partir do ano de 2010, até conquistarem aproximadamente metade da população regional.

Resposta:
(D) As queimadas frequentes impedem o estabelecimento da vegetação lenhosa, diminuindo as formações florestais presentes do bioma do cerrado.

Próxima questão:
- (UCB 2018) Embora o fogo natural seja um antigo conhecido do cerrado, a hipótese de fogo criminoso naquela unidade de conservação é a mais aceita.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários