(UCB 2018) Tendo como base o texto apresentado e a Literatura produzida por Clarice Lispector

(UCB 2018) Tendo como base o texto apresentado e a Literatura produzida por Clarice Lispector, no chamado Pós Modernismo brasileiro, assinale a alternativa correta.

(A) A presença feminina na obra de Clarice Lispector é uma das características mais marcantes da obra da autora, na qual ela pretende analisar os aspectos sociais relacionados ao gênero feminino.

(B) A análise da obra de Clarice Lispector permite a inferência de que o “labirinto” no qual se encontra a personagem referida no texto acaba por repetir-se na vida desta, um labirinto de sentimentos analisados pela autora.

(C) A temática apresentada por Clarice Lispector na respectiva produção aproxima-se daquela utilizada nas construções dos poetas simbolistas, uma vez que há preocupação com a construção identitária do brasileiro.

(D) A utilização do cotidiano, por parte de Clarice Lispector, destoa da temática empregada durante o Modernismo do século 20, uma vez que essa estética literária utilizava-se de acontecimentos extraordinários na respectiva construção literária.

(E) A busca por uma construção linear, com problematização que leve ao clímax, é típica da obra de Clarice Lispector, seguindo a tradição literária fundada no Romantismo brasileiro, reflexo dos romances europeus.

Texto 1 para responder às questões 1 e 2.

A Sra. Jorge B Xavier simplesmente não saberia dizer como entrara. Por algum portão principal não fora. Pareceu-lhe vagamente sonhadora ter entrado por uma espécie de estreita abertura em meio a escombros de construção em obras, como se tivesse entrado de esguelha por um buraco feito só para ela. O fato é que quando viu já estava dentro.

E quando viu, percebeu-se muito, muito dentro. Andava interminavelmente pelos subterrâneos do Estádio do Maracanã ou pelo menos pareceram-lhe cavernas estreitas que davam para salas fechadas e quando se abriam as salas só havia uma janela dando para o estádio. Este, àquela hora torradamente deserto, reverberava ao extremo sol de um calor inusitado que estava acontecendo naquele dia de pleno inverno.

Então a senhora seguiu por um corredor sombrio.

Este a levou a outro mais sombrio. Pareceu-lhe que os tetos dos subterrâneos eram baixos.

E aí este corredor a levou a outro que a levou por sua vez a outro.

Dobrou o corredor deserto. E aí caiu em outra esquina. Que a levou a outro corredor que desembocou em outra esquina.
LISPECTOR, Clarice. Onde estivestes de noite.
Rio de Janeiro: Rocco, 1999, com adaptações.

Resposta:
(B) A análise da obra de Clarice Lispector permite a inferência de que o “labirinto” no qual se encontra a personagem referida no texto acaba por repetir-se na vida desta, um labirinto de sentimentos analisados pela autora.

Próxima questão:
- (UCB 2018) Acerca dos conectivos encontrados no texto e das respectivas relações sintático-semânticas, é correto afirmar que
(UCB 2018) Tendo como base o texto apresentado e a Literatura produzida por Clarice Lispector (UCB 2018) Tendo como base o texto apresentado e a Literatura produzida por Clarice Lispector Reviewed by Redação on agosto 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.