UCB 2018.2: Redação - A participação do jovem na vida política brasileira no século 21

UCB 2018.2: Redação - A participação do jovem na vida política brasileira no século 21.

PROPOSTA

Leia, com atenção, os textos a seguir.

Texto 1

Cidadania: reflexo da participação política

Nos últimos tempos, usamos com frequência o termo cidadania em qualquer discurso ou diálogo trivial, pois consiste esse vocábulo, devido ao seu significado abrangente, em uma designação que tende a ser oportuna e adequada em inúmeras situações.

Todos experimentamos o exercício da cidadania ou o seu desrespeito na vida e, assim, acabamos perfeitamente aptos para apontar a existência ou a falta dela sem dificuldades. Essa realidade permite alcançar o conteúdo que aquele termo designa a partir de um sem número de direitos que o integram. Tais direitos, seguindo a moral de vida de uma sociedade e de seus interesses, vão sendo estendidos e ampliados, favorecendo, por conseguinte, a identificação do significado e conteúdo da cidadania em uma quase infinita variedade de situações.

Cidadania, palavra derivada de cidade, estudada por Aristóteles, é melhor compreendida se pensarmos a cidade como o Estado. Desse modo entendida cidadania, é possível dizer que todo cidadão que integra a sociedade pluralista do Estado democrático é senhor do exercício da cidadania, a qual, em síntese, é vocábulo que expressa um extenso conjunto de direitos e de deveres.
ROZICKI, Cristiane.
Disponível em: <https://espacoacademico.wordpress.com>.
Acesso em: 21 jun. 2018, com adaptações.

Texto 2

ucb-20182-redacao-participacao-do-jovem-na-vida-politica-brasileira-no-seculo-21

Considerando que os textos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma culta da língua portuguesa, a respeito do seguinte tema:

A participação do jovem na vida política brasileira no século 21.

Comentários