UEL 2018: Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o agente etiológico

UEL 2018: Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o agente etiológico e o modo de transmissão da Peste Negra.

a) Um protozoário, adquirido pelo contato com as fezes da pulga que defeca ao picar.
b) Uma bactéria, transmitida através da picada da pulga contaminada.
c) Um protozoário, transmitido pela saliva da pulga contaminada.
d) Uma bactéria, adquirida pelo contato com as fezes da pulga através do ferimento da picada.
e) Um vírus, transmitido pela picada da pulga contaminada.

Questão anterior:
- UEL 2018: A Peste Negra, que atingiu a Europa no séc. XIV, espalhou o pânico e transformou a maneira como se concebia a morte.

Leia o texto, analise a figura a seguir e responda às questões 7 e 8.

A Peste Negra, ou Morte Negra, era assim chamada porque no seu desenvolvimento provocava hemorragias subcutâneas, que assumiam uma coloração escura no momento terminal da doença. A morte dava-se entre três e sete dias, depois de contraída a patologia, e levava de 75 a 100% dos acometidos. O agente causador da peste era transmitido pelo rato, por meio das pulgas e sua penetração na pele humana causava uma adenite aguda, que recebia o nome de “bubão”, principal sintoma da doença. Daí também o nome de peste bubônica.
(SIMONI, K. De peste e literatura: imagens do Decameron
de Giovanni Boccaccio. Anuário de Literatura Umbral.
Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/
article/viewFile/5447/4882>. Acesso em: 27 jun. 2017.)

uel-2018-questao-de-7e8

Conteúdo programático:
Diversidade dos seres vivos


Resolução:
O agente etiológico da Peste é Yersinia pestis, uma bactéria que pode multiplicar-se no interior dos macrófagos, em vez de ser destruída. Os sintomas são inchaço dos linfonodos das virilhas e axilas. Sem tratamento, a morte pode ocorrer menos de uma semana após os primeiros sintomas. Adquire-se a bactéria pela picada de pulga-de-rato (Xenopsylla cheopsis) contaminada ou por ferimentos e arranhões causados por animais infectados (cães ou gatos). A prevenção consiste em combater pulgas e ratos e evitar contato com animais que possam estar contaminados.

Resposta:
b) Uma bactéria, transmitida através da picada da pulga contaminada.

Próxima questão:
- UEL 2018: Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) afirmam que o vírus responsável pelo atual surto de febre amarela no Brasil tem sofrido variações genéticas inéditas.
UEL 2018: Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o agente etiológico UEL 2018: Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o agente etiológico Reviewed by Redação on agosto 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.