Questões de Língua Portuguesa para concurso de Biblioteconomia FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Biblioteconomia Concurso: ...
Questões de Língua Portuguesa para concurso de Biblioteconomia
FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Biblioteconomia
Concurso: AL-RO - 2018
Órgão/Instituição: Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (AL-RO)
Banca/Organizadora: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cargo: Analista - Biblioteconomia Filtrar
Escolaridade: Superior
Língua Portuguesa
Texto 1.
Observação
Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca. Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos proteger do excesso, aprendemos a não perceber o que está em volta, aprendemos a nos proteger. Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva. Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de “ver sem olhar”. Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda.
Isso nos tem levado à autoproteção ou a uma atitude passiva, já que não é preciso fazer nenhum esforço, pois a propaganda e as imagens se encarregam de nos invadir.
Entretanto, para apreciar a arte e saber ler imagens, uma primeira habilidade que precisamos renovar, estimular e desenvolver é a observação. Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que quero, quando quero observar.
Se pedirmos a um amigo que descreva alguém, ele pode dizer genericamente: alto, magro, de meia-idade: ou então ser bem específico: tem aproximadamente 1 metro e oitenta, é magro, está vestido com uma calça azul, camisa branca, tênis, jaqueta de couro marrom, tem cabelos escuros, encaracolados, curtos, olhos azuis, usa costeletas, tem um sinal escuro do lado direito do rosto e cerca de 40 anos.
Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais facilidade.
OLIVEIRA, J. e GARCEZ, L. Explicando a Arte. Ed. Nova Fronteira. 2001.
QUESTÃO 01
(FGV) Assinale a opção que indica o objetivo principal do texto.
(A) Valorizar a arte em nossa vida cotidiana.
(B) Ensinar como escapar da propaganda enganosa.
(C) Explicar o meio de funcionamento da publicidade.
(D) Destacar a importância da observação das imagens.
(E) Fazer com que a propaganda seja mais bem considerada.
RESPOSTA.
QUESTÃO 02
(FGV) Em todas as opções a seguir foram sublinhadas orações. Indique aquela que tem seu valor semântico corretamente indicado.
(A) “Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca.” / consequência.
(B) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos protegermos do excesso, aprendemos a não perceber muito o que está em volta, ...” / explicação.
(C) “Por isso a propaganda fica cada vez mais agressiva.” / conclusão.
(D) “Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´.” / proporção.
(E) “Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda.” / causa.
RESPOSTA.
QUESTÃO 03
(FGV) “Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que quero, quando quero observar.”
O trecho acima fala de vários aspectos da observação; assinale a opção que apresenta o aspecto cujo valor semântico está explicitado erradamente.
(A) “o que quero” / o objetivo.
(B) “porque quero” / a explicação.
(C) “como quero” / o meio.
(D) “da forma que quero” / o modo.
(E) “quando quero observar” / o tempo.
RESPOSTA.
(FGV) “Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa, voluntária: observo o que quero, porque quero, como quero, da forma que quero, quando quero observar.”
O trecho acima fala de vários aspectos da observação; assinale a opção que apresenta o aspecto cujo valor semântico está explicitado erradamente.
(A) “o que quero” / o objetivo.
(B) “porque quero” / a explicação.
(C) “como quero” / o meio.
(D) “da forma que quero” / o modo.
(E) “quando quero observar” / o tempo.
RESPOSTA.
QUESTÃO 04
(FGV) Em todos os segmentos a seguir, retirados do texto 1, há um conector sublinhado.
Indique o substituto correto dentre os que são indicados, supondo-se adaptações das frases.
(A) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens ...” / Assim.
(B) “...para nos proteger do excesso” / apesar de.
(C) “Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva” / Visto que.
(D) “mesmo sem estarmos interessados” / embora.
(E) “já que não é preciso fazer nenhum esforço” / logo.
RESPOSTA.
(FGV) Em todos os segmentos a seguir, retirados do texto 1, há um conector sublinhado.
Indique o substituto correto dentre os que são indicados, supondo-se adaptações das frases.
(A) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens ...” / Assim.
(B) “...para nos proteger do excesso” / apesar de.
(C) “Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva” / Visto que.
(D) “mesmo sem estarmos interessados” / embora.
(E) “já que não é preciso fazer nenhum esforço” / logo.
RESPOSTA.
QUESTÃO 05
(FGV) “Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa”; a relação de oposição entre as duas palavras sublinhadas se repete em
(A) cuidadosa / displicente.
(B) demorada / lenta.
(C) superficial / desimportante.
(D) afetiva / sentimental.
(E) produtiva / reprodutiva.
RESPOSTA.
(FGV) “Ela deve deixar de ser passiva para tornar-se ativa”; a relação de oposição entre as duas palavras sublinhadas se repete em
(A) cuidadosa / displicente.
(B) demorada / lenta.
(C) superficial / desimportante.
(D) afetiva / sentimental.
(E) produtiva / reprodutiva.
RESPOSTA.
QUESTÃO 06
(FGV) Segundo o texto, a propaganda se torna mais agressiva porque
(A) deve intensificar o bombardeio sobre os consumidores.
(B) procura opor-se à autoproteção dos clientes.
(C) pretende vender os produtos anunciados.
(D) deseja sobrepor-se aos concorrentes.
(E) tenta chegar ao público-alvo ideal.
RESPOSTA.
(FGV) Segundo o texto, a propaganda se torna mais agressiva porque
(A) deve intensificar o bombardeio sobre os consumidores.
(B) procura opor-se à autoproteção dos clientes.
(C) pretende vender os produtos anunciados.
(D) deseja sobrepor-se aos concorrentes.
(E) tenta chegar ao público-alvo ideal.
RESPOSTA.
QUESTÃO 07
(FGV) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos proteger do excesso, aprendemos a não perceber o que está em volta, aprendemos a nos proteger. Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva. Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´. Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda”.
Esse segmento do texto nos mostra um conjunto de características do texto publicitário. A característica que não está presente nesse segmento é a de que o texto publicitário deve
(A) dirigir-se ao comprador potencial do produto anunciado.
(B) produzir mensagens subliminares.
(C) convencer os compradores a adquirirem o produto.
(D) criar interesse pelos produtos indicados.
(E) mudar a ideologia social dos clientes.
RESPOSTA.
(FGV) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens e por estímulos visuais que, para nos proteger do excesso, aprendemos a não perceber o que está em volta, aprendemos a nos proteger. Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva. Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´. Ou seja, mesmo sem estarmos interessados, não podemos escapar de perceber uma imagem de propaganda”.
Esse segmento do texto nos mostra um conjunto de características do texto publicitário. A característica que não está presente nesse segmento é a de que o texto publicitário deve
(A) dirigir-se ao comprador potencial do produto anunciado.
(B) produzir mensagens subliminares.
(C) convencer os compradores a adquirirem o produto.
(D) criar interesse pelos produtos indicados.
(E) mudar a ideologia social dos clientes.
RESPOSTA.
QUESTÃO 08
(FGV) “Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´.”
O segmento ´ver sem olhar´ mostra
(A) um erro gramatical.
(B) uma incoerência lógica.
(C) uma expressão popular.
(D) uma citação intertextual.
(E) uma repetição desnecessária.
RESPOSTA.
(FGV) “Os produtos precisam, a qualquer custo, chamar a atenção do possível comprador, até que sejamos capazes de ´ver sem olhar´.”
O segmento ´ver sem olhar´ mostra
(A) um erro gramatical.
(B) uma incoerência lógica.
(C) uma expressão popular.
(D) uma citação intertextual.
(E) uma repetição desnecessária.
RESPOSTA.
QUESTÃO 09
(FGV) Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que a inclusão, a mudança de posição ou a retirada de uma vírgula altera o sentido do texto.
(A) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens...” / Por outro lado somos tão bombardeados por imagens.
(B) “Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva.” / Por isso a propaganda fica cada vez mais agressiva.
(C) “Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva.” / Por isso a propaganda fica cada vez mais, agressiva.
(D) “Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar ...” / Vivemos tão apressados, que estamos perdendo a habilidade de observar.
(E) “...a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca.” / a habilidade de observar, detalhadamente, o que nos cerca.
RESPOSTA.
(FGV) Assinale a opção que apresenta o segmento do texto em que a inclusão, a mudança de posição ou a retirada de uma vírgula altera o sentido do texto.
(A) “Por outro lado, somos tão bombardeados por imagens...” / Por outro lado somos tão bombardeados por imagens.
(B) “Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva.” / Por isso a propaganda fica cada vez mais agressiva.
(C) “Por isso, a propaganda fica cada vez mais agressiva.” / Por isso a propaganda fica cada vez mais, agressiva.
(D) “Vivemos tão apressados que estamos perdendo a habilidade de observar ...” / Vivemos tão apressados, que estamos perdendo a habilidade de observar.
(E) “...a habilidade de observar detalhadamente o que nos cerca.” / a habilidade de observar, detalhadamente, o que nos cerca.
RESPOSTA.
QUESTÃO 10
(FGV) “Entretanto, para apreciar a arte e saber ler imagens, uma primeira habilidade que precisamos renovar, estimular e desenvolver é a observação.”
Se transformarmos as orações reduzidas sublinhadas em orações desenvolvidas, as formas adequadas serão:
(A) para que apreciemos a arte e saibamos ler imagens.
(B) para que apreciássemos a arte e soubéssemos ler imagens.
(C) para que tivéssemos apreciado a arte e sabermos ler imagens.
(D) para a apreciação da arte e a sabedoria de ler imagens.
(E) Para apreciarmos a arte e sabermos ler imagens.
RESPOSTA.
(FGV) “Entretanto, para apreciar a arte e saber ler imagens, uma primeira habilidade que precisamos renovar, estimular e desenvolver é a observação.”
Se transformarmos as orações reduzidas sublinhadas em orações desenvolvidas, as formas adequadas serão:
(A) para que apreciemos a arte e saibamos ler imagens.
(B) para que apreciássemos a arte e soubéssemos ler imagens.
(C) para que tivéssemos apreciado a arte e sabermos ler imagens.
(D) para a apreciação da arte e a sabedoria de ler imagens.
(E) Para apreciarmos a arte e sabermos ler imagens.
RESPOSTA.
QUESTÃO 11
(FGV) O penúltimo parágrafo do texto traz exemplos de textos descritivos. A característica determinante desse modo de organização textual é
(A) o fornecimento de informações.
(B) a apresentação de diferentes pontos de vista.
(C) o relato de fatos em sucessão cronológica.
(D) a tentativa de convencimento do leitor.
(E) a indicação de dados de um objetivo.
RESPOSTA.
(FGV) O penúltimo parágrafo do texto traz exemplos de textos descritivos. A característica determinante desse modo de organização textual é
(A) o fornecimento de informações.
(B) a apresentação de diferentes pontos de vista.
(C) o relato de fatos em sucessão cronológica.
(D) a tentativa de convencimento do leitor.
(E) a indicação de dados de um objetivo.
RESPOSTA.
QUESTÃO 12
(FGV) Uma das classes de palavras mais frequentes em descrições é a dos adjetivos que podem indicar estados, características, qualidades ou relações.
Os adjetivos predominantes nos segmentos descritivos são os indicadores de
(A) qualidade.
(B) estado.
(C) traço psicológico.
(D) característica.
(E) relação.
RESPOSTA.
(FGV) Uma das classes de palavras mais frequentes em descrições é a dos adjetivos que podem indicar estados, características, qualidades ou relações.
Os adjetivos predominantes nos segmentos descritivos são os indicadores de
(A) qualidade.
(B) estado.
(C) traço psicológico.
(D) característica.
(E) relação.
RESPOSTA.
QUESTÃO 13
(FGV) “Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais facilidade.”
Nesse parágrafo do texto há três ocorrências do vocábulo mais. Sobre essas ocorrências, assinale a afirmativa correta.
(A) Os três vocábulos pertencem a três classes diferentes.
(B) Os três vocábulos pertencem à mesma classe gramatical.
(C) As duas últimas ocorrências documentam a classe dos pronomes.
(D) As duas primeiras ocorrências documentam a classe dos advérbios.
(E) A segunda ocorrência documenta uma classe gramatical diferente das demais.
RESPOSTA.
(FGV) “Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais facilidade.”
Nesse parágrafo do texto há três ocorrências do vocábulo mais. Sobre essas ocorrências, assinale a afirmativa correta.
(A) Os três vocábulos pertencem a três classes diferentes.
(B) Os três vocábulos pertencem à mesma classe gramatical.
(C) As duas últimas ocorrências documentam a classe dos pronomes.
(D) As duas primeiras ocorrências documentam a classe dos advérbios.
(E) A segunda ocorrência documenta uma classe gramatical diferente das demais.
RESPOSTA.
QUESTÃO 14
(FGV) “Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais facilidade.”
Assinale o termo desse fragmento do texto que não estabelece qualquer ligação coesiva com um termo antecedente.
(A) Essa segunda descrição.
(B) tal pessoa.
(C) dessa descrição detalhada.
(D) la.
(E) mais facilidade.
RESPOSTA.
(FGV) “Essa segunda descrição é mais detalhada e demonstra mais observação. Naturalmente, se eu estiver procurando tal pessoa, a partir dessa descrição detalhada, posso encontrá-la com mais facilidade.”
Assinale o termo desse fragmento do texto que não estabelece qualquer ligação coesiva com um termo antecedente.
(A) Essa segunda descrição.
(B) tal pessoa.
(C) dessa descrição detalhada.
(D) la.
(E) mais facilidade.
RESPOSTA.
COMENTÁRIOS