Atividade sobre Baixa Idade Média (História, 7º ano) com Gabarito

atividade-sobre-baixa-idade-media-historia-7-ano-com-gabarito
Atividade sobre Baixa Idade Média (História, 7º ano) com Gabarito

QUESTÃO 01
(UnB) Na Baixa Idade Média, iniciaram-se as mudanças na Europa Ocidental que, a seguir, desencadearam o processo de montagem do sistema capitalista. Relativamente a essas mudanças, julgue os itens a seguir.

(   ) A atividade mercantil ganhou impulso, a monetização das trocas fez-se presente, e o segmento social burguês foi conquistando espaço social e político.

(   ) Nos centros urbanos, as corporações de oficio regulavam a produção manufatureira, e o trabalho assalariado foi tornando-se comum.

(   ) A despeito da resistência da aristocracia feudal, os monarcas dispuseram-se a enfrentar a parcelarização política então vigente.

(   ) A crise do século XIV reforçou os poderes dos senhores feudais, à medida que possibilitou a migração de mão de obra das cidades para os campos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
(Unesp) A Baixa Idade Média tem sua importância ligada à dissolução de um modo de produção e o inicio da longa fase de transição que levará ao desenvolvimento de um outro. Assinale a alternativa diretamente relacionada com a crise e a desagregação do sistema feudal.

A) Condenação do modo de produção feudal da Igreja Católica Apostólica Romana.

B) Declínio do comércio a longa distância, florescimento da pequena indústria e enfraquecimento do poder central dos monarcas.

C) Equilíbrio entre o ritmo da produção e do consumo.

D) Exigências senhoriais sobrecarregando os camponeses e a substituição de obrigações antigas por contratos de arrendamento da terra e por pagamento em dinheiro.

E) Predomínio do modo assalariado de trabalho, acarretando, em curto prazo, mudanças profundas na Europa Ocidental.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
(Fatec) Em O Renascimento, Nicolau Sevcenko afirma:

"O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo isso, muitos historiadores costumavam tratar o século XV como um período de Revolução Comercial."

A Reforma Comercial ocorreu graças:

A) Às repercussões econômicas das viagens ultramarinas de descobrimento.

B) Ao crescimento populacional europeu, que tomava imperativa a descoberta de novas terras onde a população excedente pudesse ser instalada.

C) A uma mistura de idealismo religioso e espírito de aventura, em tudo semelhante àquela que levou à formação das cruzadas.

D) Aos Atos de Navegação lançados por Oliver Cromwell.

E) À autossuficiência econômica lusitana e à produção de excedentes para exportação.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
(FGV) A Europa Ocidental no século XIV sofreu transformações que decorreram, entre outros fatores, no plano político, da:

A) Unificação da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns, tornando a Inglaterra uma poderosa monarquia.

B) Dissolução dos Estados Gerais (1 302) na França, gerando uma crise que abalou o sistema feudal.

C) Derrota sofrida por João, o Bom, durante a Guerra dos Cem anos, em 1355, comprometendo a estrutura do feudalismo.

D) Perda da influência temporal do papado e do fortalecimento do Parlamento, na Inglaterra.

E) Formação de uma concepção de monarquia como um poder que emanava da soberania popular.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
(FEI) Com relação às Cruzadas, é correto dizer que:

A) Foram expedições organizadas para libertar os turcos otomanos que estavam prisioneiros na Palestina.

B) Tinham como principal objetivo catequizar os indígenas das Américas.

C) Eram expedições que cruzavam a Europa exclusivamente em busca de um caminho alternativo para as rotas comerciais que vinham do Extremo Oriente.

D) Foram expedições realizadas na Idade Média que, embora não atingissem om objetivo inicial de libertar os lugares santos do domínio muçulmano, tiveram importantes consequências econômicas.

E) É o nome que se atribui ao grande movimento dos árabes, no sentido de divulgar sua doutrina, o islamismo, e expandir seus territórios por todo o Oriente e, posteriormente, em direção à Europa.

RESPOSTA.

QUESTÃO 06
(Unicap-PE) Na Baixa Idade Média, o declínio da autoridade papal pode ser visto como o fenômeno mais importante da evolução da Igreja. Merece destaque o movimento de igrejas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

(   ) A disputa entre o rei na França, Filipe (o belo) e Bonifácio VIII, papa que exigia o não pagamento de impostos pela igreja, resultou na sua prisão e morte, em 1303.

(   )  A universidade compreendia quatro faculdades: Artes, História, Medicina e Teologia. O ensino era ministrado em grego.

(   )  A Filosofia se desenvolveu sob influência dos intelectuais muçulmanos, introdutores dos métodos de raciocínio latino.

(   ) O Ocidente se cobriu de igrejas, predominando o estilo romântico e, depois, o gótico, evolução que representou uma renovação artística.

(   ) A ingerência política não enfraqueceu a luta anti-herética; um forte instrumento era o Tribunal da Inquisição, condenando os heréticos à fogueira.

RESPOSTA.

QUESTÃO 07
(Ufscar) O crescimento populacional na Europa Ocidental, a partir do século XI, implicou dificuldades sociais, devido à:

A) Mentalidade teocêntrica típica da Idade Média, que condenava o trabalho produtivo.

B) Descentralização política feudal, que impedia a libre circulação da mão de obra.

C) População exígua das cidades medievais, comprimidas no interior de muralhas.

D) Regulamentação das Corporações de Ofício, que proibia a formação de artesãos.

E) Baixa produtividade da economia medieval e sua limitada possibilidade de expansão.

RESPOSTA.

QUESTÃO 08
(UFC) Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considerava as mulheres inferiores aos homens, resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio.

Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade europeias, no período classicamente conhecido como Idade Média.

A) As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes  de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.

B) A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.

C) A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade naquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.

D) A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.

E) A condição feminina era fruto da grande influência que o racionalismo científico exercia sobre a cultura daquele período.

RESPOSTA.

QUESTÃO 09
(Faap) "O dinheiro, quando deve ser desenvolvido dentro de um prazo, proporciona nesse período um produto considerável e, por muitas vezes, priva a quem empresta de tudo aquilo que traz a quem o toma emprestado." Esse escrito do século XVI está justificando a:

A) Usura.
B) Fé.
C) Moeda.
D) Livre negociação.
E) Comunicação.

RESPOSTA.

QUESTÃO 10
(PUC-PR) Sobre as ideias sociais da Igreja na época feudal, sabemos que:

A) Estimulavam o comércio e o enriquecimento individual.
B) Condenavam a rígida estrutura econômica e social do feudalismo.
C) Estimulavam os empréstimos a juros, porque aliviavam a situação dos aflitos.
D) Justificavam a estrutura social do feudalismo; condenavam o comércio reprovável.
E) Santificavam o trabalho como forma de ascensão social e econômica.

RESPOSTA.

QUESTÃO 11
(Faap) As cruzadas no Oriente Médio (séculos XI-XIII) tiveram profunda repercussão sobre o feudalismo porque, entre outros motivos:

A) Diminuíram o prestígio da Santa Sé, em virtude da separação das Igrejas cristãs de Roma e de Bizâncio.

B) Impediram os contatos culturais com civilizações refinadas, como a bizantina e a árabe.

C) Aceleraram o comércio e o desenvolvimento de manufaturas, promovendo o crescimento de uma nova camada social.

D) Desintegraram o sistema de comércio com o Oriente, gerando a decadência dos portos de Veneza, Gênova e a Marselha.

E) Estimularam a expansão da economia agrária, que minou a economia monetária dos centros urbanos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 12
(Mackenzie) A guerra foi igualmente provocada pelas ambições da França e da Inglaterra sobre Flandes, região economicamente rica pelo seu comércio e por sua produção de tecidos.

Extremamente devastadora, agravou a situação de miséria e exploração das classes camponesas, mas também contribuiu para revelar o sentimento nacional. A afirmação acima refere-se à:

A) Guerra do Bouvines.
B) Guerra dos Cem Anos.
C) Guerra das Duas Rosas.
D) Guerras dos Três Henriques.
E) Guerra dos Trinta Anos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 13
(Fuvest) A peste, a fome e a guerra construíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como consequência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média:

A) O movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer como Lutero e iniciar a modernidade.

B) O campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair por mais de um século, na servidão feudal.

C) O processo de centralização e concentração de poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade.

D) O feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do Antigo Regime.

E) Entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.

RESPOSTA.

QUESTÃO 14
(Unifor-CE) Analise a figura abaixo:
Ela refere-se às penas aplicadas pelos Tribunais de Inquisição, criados em 1231 pelo papa Gregório IX, com a missão de julgar os hereges

Ela refere-se às penas aplicadas pelos Tribunais de Inquisição, criados em 1231 pelo papa Gregório IX, com a missão de julgar os hereges. O Tribunal de Inquisição, estimulado pelas monarquias católicas:

A) Atuou no sentido de combater os movimentos contrários à ordem social dominante e acabou desempenhando também papel de repressão sociopolítica.

B) Manteve uma política opressora e intolerante sobre os povos dominados e incentivou o declínio das estruturas socioeconômicas feudais.

C) Favoreceu o desenvolvimento de doutrinas que defendiam a salvação pela fé e foi responsável pelo surgimento de religiões apoiadas no protestantismo.

D) Assumiu um papel político de destaque no período medieval ao impor ao homem a moral, a ética e os princípios da região oriental.

E) Contribuiu decisivamente para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã, e possibilitou a dominação da Igreja romana sobre a sociedade medieval.

RESPOSTA.

QUESTÃO 15
(UFV) Considerada por muitos como a Idade das Trevas, a Idade Média foi marcada por uma intensa transformação cultural, pois, aos poucos, a deterioração da herança cultural do Império Romano foi abrindo espaço para o surgimento de um outro tipo de cultura, baseada no poder crescente da Igreja Católica. Com relação à cultura medieval, é incorreto afirmar.

A) A proliferação das universidades retardou o fortalecimento do Renascimento Cultural Europeu, visto que estas seguiam fielmente os desígnio do Papa e do Catolicismo.

B) Durante a Alta Idade Média, a Igreja adquiriu o controle sobre a educação, dominando o ensino através das escolas religiosas e sendo o clero a elite intelectual.

C) Os mosteiros funcionaram como depositários da cultura, e os monges atuavam, em grande parte, como copiadores de manuscritos antigos.

D) Na baixa Idade Média, a filosofia escolástica buscava a harmonia entre a razão e a fé, afirmando que o progresso dependia também do esforço do homem.

RESPOSTA.

Atividade sobre Baixa Idade Média (História, 7º ano) com Gabarito Atividade sobre Baixa Idade Média (História, 7º ano) com Gabarito Reviewed by Redação on outubro 01, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.