Questões da UERJ 2019 (Exame 2) com Gabarito

Questões da UERJ 2019 (Exame 2) com Gabarito INTERDISCIPLINAR TEXTO BASE Física para poetas O ensino da física sempre foi um gr...
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Questões da UERJ 2019 (Exame 2) com Gabarito

INTERDISCIPLINAR

TEXTO BASE

Física para poetas

O ensino da física sempre foi um grande desafio. Nos últimos anos, muitos esforços foram feitos com o objetivo de ensiná-la desde as séries iniciais do ensino fundamental, no contexto do ensino de ciências. Porém, como disciplina regular, a física aparece no ensino médio, quando se torna “um terror” para muitos estudantes.

Várias pesquisas vêm tentando identificar quais são as principais dificuldades do ensino de física e das ciências em geral. Em particular, a queixa que sempre se detecta é que os estudantes não conseguem compreender a linguagem matemática na qual, muitas vezes, os conceitos físicos são expressos. Outro ponto importante é que as questões que envolvem a física são apresentadas fora de uma contextualização do cotidiano das pessoas, o que dificulta seu aprendizado. Por fim, existe uma enorme carência de professores formados em física para ministrar as aulas da disciplina.

As pessoas que vão para o ensino superior e que não são da área de ciências exatas praticamente nunca mais têm contato com a física, da mesma maneira que os estudantes de física, engenharia e química poucas vezes voltam a ter contato com a literatura, a história e a sociologia. É triste notar que a especialização na formação dos indivíduos costuma deixá-los distantes de partes importantes da nossa cultura, da qual as ciências físicas e as humanidades fazem parte.

Mas vamos pensar em soluções. Há alguns anos, ofereço um curso chamado “Física para poetas”. A ideia não é original – ao contrário, é muito utilizada em diversos países e aqui mesmo no Brasil. Seu objetivo é apresentar a física sem o uso da linguagem matemática e tentar mostrá-la próxima ao cotidiano das pessoas. Procuro destacar a beleza dessa ciência, associando-a, por exemplo, à poesia e à música.

Alguns dos temas que trabalho em “Física para poetas” são inspirados nos artigos que publico. Por exemplo, “A busca pela compreensão cósmica” é uma das aulas, na qual apresento a evolução dos modelos que temos do universo. Começando pelas visões místicas e mitológicas e chegando até as modernas teorias cosmológicas, falo sobre a busca por responder a questões sobre a origem do universo e, consequentemente, a nossa origem, para compreendermos o nosso lugar no mundo e na história.

Na aula “Memórias de um carbono”, faço uma narrativa de um átomo de carbono contando sua história, em primeira pessoa, desde seu nascimento, em uma distante estrela que morreu há bilhões de anos, até o momento em que sai pelo nariz de uma pessoa respirando. Temas como astronomia, biologia, evolução e química surgem ao longo dessa aula, bem como as músicas “Átimo de pó” e “Estrela”, de Gilberto Gil, além da poesia “Psicologia de um vencido”, de Álvares de Azevedo.

Em “O tempo em nossas vidas”, apresento esse fascinante conceito que, na verdade, vai muito além da física: está presente em áreas como a filosofia, a biologia e a psicologia. Algumas músicas de Chico Buarque e Caetano Veloso, além de poesias de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, ajudaram nessa abordagem. Não faltou também “Tempo Rei”, de Gil.

A arte é uma forma importante do conhecimento humano. Se músicas e poesias inspiram as mentes e os corações, podemos mostrar que a ciência, em particular a física, também é algo inspirador e belo, capaz de criar certa poesia e encantar não somente aos físicos, mas a todos os poetas da natureza.
ADILSON DE OLIVEIRA
Adaptado de cienciahoje.org.br, 08/08/2016.

QUESTÃO 01
Tempo Rei

Não me iludo
Tudo permanecerá do jeito
Que tem sido
Transcorrendo, transformando
Tempo e espaço navegando todos os sentidos

(...)

Tempo Rei, ó Tempo Rei, ó Tempo Rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó Pai, o que eu ainda não sei

Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei
Pensamento, mesmo fundamento singular
Do ser humano, de um momento para o outro
Poderá não mais fundar nem gregos nem baianos

Mães zelosas, pais corujas
Vejam como as águas de repente ficam sujas
Não se iludam, não me iludo
Tudo agora mesmo pode estar por um segundo
Tempo Rei, ó Tempo Rei, ó Tempo Rei

(...)
GILBERTO GIL
letras.com.br

UERJ 2019: O tempo, além de relacionado aos fenômenos naturais, é também condicionador das vidas humanas.

Na letra da canção de Gilberto Gil, a dimensão do tempo histórico destacada é denominada:

(A) evolução
(B) aceleração
(C) linearidade
(D) descontinuidade

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
UERJ 2019: O trecho do texto de Adilson de Oliveira que melhor sintetiza o problema exposto acerca da abordagem da física é:

(A) Várias pesquisas vêm tentando identificar quais são as principais dificuldades do ensino de física e das ciências em geral. (l. 5-6)

(B) os estudantes não conseguem compreender a linguagem matemática na qual, muitas vezes, os conceitos físicos são expressos. (l. 6-8)

(C) a especialização na formação dos indivíduos costuma deixá-los distantes de partes importantes da nossa cultura, da qual as ciências físicas e as humanidades fazem parte. (l. 15-16)

(D) ofereço um curso chamado “Física para poetas”. A ideia não é original – ao contrário, é muito utilizada em diversos países e aqui mesmo no Brasil. (l. 17-18)

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
UERJ 2019: Para atingir seus propósitos, o curso oferecido pelo autor explora uma estratégia baseada no seguinte aspecto da linguagem:

(A) registro formal
(B) gêneros textuais
(C) metáforas cristalizadas
(D) vocábulos polissêmicos

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
Por exemplo, “A busca pela compreensão cósmica” é uma das aulas, na qual apresento a evolução dos modelos que temos do universo. (l. 23-24)

UERJ 2019: No trecho, a forma verbal sublinhada expressa uma ação que se caracteriza como:

(A) interrompida
(B) simultânea
(C) concluída
(D) reiterada

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
UERJ 2019: Em seu ciclo, um átomo de carbono pode ser incorporado a diferentes compostos por meio de processos contínuos de decomposição e formação de novas moléculas. Os átomos de carbono deste caderno de prova, por exemplo, serão degradados ao longo do tempo e, posteriormente, incorporados a outros seres vivos.

Considere que, ao se degradarem, os átomos de carbono deste caderno se distribuam igualmente entre os 7,5 bilhões de habitantes do planeta.

Sabendo que o caderno possui 90 g de massa, com 45% de carbono em sua composição, o número de átomos que será incorporado em cada habitante é igual a:

(A) 2,7 x 10¹⁴
(B) 6,0 x 10¹⁴
(C) 2,0 x 10²⁴
(D) 6,7 x 10²⁴

RESPOSTA.

QUESTÃO 06
UERJ 2019: No processo de evolução biológica, ao longo das gerações, ocorrem alterações nas moléculas que contêm carbono. A imagem abaixo ilustra duas espécies de peixes, separadas pelo Istmo do Panamá. Ambas surgiram a partir de uma única população, existente no local antes da elevação geológica da América Central.

Istmo do Panamá

O processo evolutivo que deu origem a essas duas espécies é denominado:

(A) anagênese
(B) ortogênese
(C) cladogênese
(D) morfogênese

RESPOSTA.

QUESTÃO 07
UERJ 2019: Considera-se a morte de uma estrela o momento em que ela deixa de emitir luz, o que não é percebido de imediato na Terra. A distância das estrelas em relação ao planeta Terra é medida em anos-luz, que corresponde ao deslocamento que a luz percorre no vácuo durante o período de um ano.

Admita que a luz de uma estrela que se encontra a 7500 anos-luz da Terra se apague. O tempo para que a morte dessa estrela seja visível na Terra equivale à seguinte ordem de grandeza, em meses:

(A) 10³
(B) 10⁴
(C) 10⁵
(D) 10⁶

RESPOSTA.

QUESTÃO 08
UERJ 2019: O Sol é a estrela mais próxima da Terra e dista cerca de 150 000 000 km do nosso planeta.

Admitindo que a luz percorre 300 000 km por segundo, o tempo, em minutos, para a luz que sai do Sol chegar à Terra é, aproximadamente, igual a:

(A) 7,3
(B) 7,8
(C) 8,3
(D) 8,8

RESPOSTA.

QUESTÃO 09
Memórias de um carbono

Pouco tempo atrás, o átomo de carbono foi liberado de sua prisão química. No processo de transformação industrial do petróleo, ele foi incorporado à gasolina que era processada em uma refinaria. Não demorou muito e ele estava participando de uma reação de queima no motor de um automóvel e rapidamente estava novamente livre na atmosfera. A excessiva liberação desses átomos de carbono que ficaram aprisionados por milhões de anos no subsolo é um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta atualmente.
ADILSON DE OLIVEIRA
Adaptado de cienciahoje.org.br.

O futuro já está entre nós

O gestor hospitalar Edgar Escobar comprou um carro elétrico em 2016. Ele tem um dos 4 784 veículos elétricos ou híbridos que circulam pelas ruas do Brasil hoje. São carros e ônibus que ajudam a preservar o meio ambiente. E cerca de 300 deles são 100% elétricos. Ou seja, a emissão de gases poluentes é zero. Todo o funcionamento do carro é sustentado pela bateria, que pode ser carregada numa tomada dentro de casa.
Adaptado de cbn.globoradio.globo.com. 14/07/2017.

UERJ 2019: O desenvolvimento de veículos elétricos é uma das medidas para enfrentar o problema apontado acima, no primeiro texto.

A eficácia ambiental dessa medida, considerando as tecnologias comercialmente viáveis a curto prazo no mundo, depende principalmente do seguinte fator:

(A) perfil da matriz energética
(B) tamanho da carga tributária
(C) qualidade da rede rodoviária
(D) automação da cadeia produtiva

RESPOSTA.

QUESTÃO 10
Física

Colho esta luz solar à minha volta,
No meu prisma a disperso e recomponho:
Rumor de sete cores, silêncio branco.
JOSÉ SARAMAGO

Na imagem a seguir, o triângulo ABC representa uma seção plana paralela à base de um prisma reto. As retas n e n’ são perpendiculares aos lados AC e AB , respectivamente, e BÂC = 80°.

raio de luz

UERJ 2019: A medida do ângulo θ entre n e n’ é:

(A) 90º
(B) 100º
(C) 110º
(D) 120º

RESPOSTA.

LINGUAGENS

O DNA do racismo

Proponho ao leitor um simples experimento. Dirija-se a um local bastante movimentado e observe cuidadosamente as pessoas ao redor. Deverá logo saltar aos olhos que somos todos muito parecidos e, ao mesmo tempo, muito diferentes.

Realmente, podemos ver grandes similaridades no plano corporal, na postura ereta, na pele fina e na falta relativa de pelos, características da espécie humana que nos distinguem dos outros primatas. Por outro lado, serão evidentes as extraordinárias variações morfológicas entre as diferentes pessoas: sexo, idade, altura, peso, massa muscular, cor e textura dos cabelos, cor e formato dos olhos, cor da pele etc. A priori, não existe absolutamente nenhuma razão para valorizar mais uma ou outra dessas características no exercício de investigação.

Nem todos esses traços têm a mesma relevância. Há características que podem nos fornecer informações sobre a origem geográfica ancestral das pessoas: uma pele negra pode nos levar a inferir que a pessoa tem ancestrais africanos, olhos puxados evocam ancestralidade oriental etc. E isso é tudo: não há absolutamente mais nada que possamos captar à flor da pele. Pense bem. O que têm a pigmentação da pele, o formato e a cor dos olhos ou a textura do cabelo a ver com as qualidades humanas singulares que definam uma individualidade existencial?

Em nítido contraste com as conclusões do experimento de observação empírica acima, está a rigidez da classificação da humanidade feita pelo naturalista sueco Carl Linnaeus, em 1767. Ele apresentou, pela primeira vez na esfera científica, uma categorização da espécie humana, distinguindo quatro raças principais e qualificando-as de acordo com o que ele considerava suas características principais:

Homo sapiens europaeus: branco, sério, forte;
Homo sapiens asiaticus: amarelo, melancólico, avaro;
Homo sapiens afer: negro, impassível, preguiçoso;
Homo sapiens americanus: vermelho, mal-humorado, violento.

Observe o leitor que as raças de Linnaeus continham traços peculiares fixos, ou seja, havia a expectativa de todos os europeus serem “brancos, sérios e fortes”. Assim, teríamos de esperar que as pessoas negras ao redor de nós tivessem tendências “impassíveis e preguiçosas”, e que as de olhos puxados fossem predispostas a “melancolia e avareza”.

Esse é um exemplo do absurdo da perspectiva essencialista ou tipológica de raças humanas. Nesse paradigma, o indivíduo não pode simplesmente ter a pele mais ou menos pigmentada, ou o cabelo mais ou menos crespo – ele tem de ser definido como “negro” ou “branco”, rótulo determinante de sua identidade.

Esse tipo de associação fixa de características físicas e psicológicas, que incrivelmente ainda persiste na atualidade, não faz absolutamente nenhum sentido do ponto de vista genético e biológico! O genoma humano tem cerca de 20 mil genes e sabemos que poucas dúzias deles controlam a pigmentação da pele e a aparência física dos humanos. Está 100% estabelecido que esses genes não têm nenhuma influência sobre qualquer traço comportamental ou intelectual.
SÉRGIO DANILO PENA
Adaptado de cienciahoje.org.br, 11/07/2008.

QUESTÃO 11
UERJ 2019: O terceiro parágrafo contém uma conclusão acerca dos resultados do experimento descrito nos dois parágrafos anteriores.

Essa conclusão se baseia no seguinte posicionamento do autor:

(A) afirmação de crenças excêntricas
(B) valorização da racionalidade ocidental
(C) desconsideração de opiniões polêmicas
(D) contestação do determinismo biológico

RESPOSTA.

QUESTÃO 12
Homo sapiens europaeus: branco, sério, forte;
Homo sapiens asiaticus: amarelo, melancólico, avaro;
Homo sapiens afer: negro, impassível, preguiçoso;
Homo sapiens americanus: vermelho, mal-humorado, violento. (l. 21-24)

UERJ 2019: Comparando as quatro categorias apresentadas pelo naturalista sueco Carl Linnaeus, a perspectiva adotada em sua classificação pode ser definida como:

(A) neutra
(B) parcial
(C) universal
(D) homogênea

RESPOSTA.

QUESTÃO 13
UERJ 2019: No último parágrafo, o autor expressa uma crítica à teoria de Linnaeus, por reconhecer na classificação que este propôs o seguinte problema:

(A) omissão
(B) abstração
(C) incorreção
(D) fragmentação

RESPOSTA.

QUESTÃO 14
Está 100% estabelecido que esses genes não têm nenhuma influência sobre qualquer traço comportamental ou intelectual. (l. 37-38)

UERJ 2019: Para introduzir a frase acima, mantendo a coerência com a que a precede, pode ser utilizada a seguinte expressão:

(A) ou seja
(B) além disso
(C) em resumo
(D) por exemplo

RESPOSTA.

Violência e psiquiatria

O tipo de violência que aqui considerarei pouco tem a ver com pessoas que utilizam martelos para golpear a cabeça de outras, nem se aproximará muito do que se supõe façam os doentes mentais. Se se quer falar de violência em psiquiatria, a violência que brada, que se proclama em tão alta voz que raramente é ouvida, é a sutil, tortuosa violência perpetrada pelos outros, pelos “sadios”, contra os rotulados de “loucos”. Na medida em que a psiquiatria representa os interesses ou pretensos interesses dos sadios, podemos descobrir que, de fato, a violência em psiquiatria é sobretudo a violência da psiquiatria.

Quem são porém as pessoas sadias? Como se definem a si próprias? As definições de saúde mental propostas pelos especialistas ou estabelecem a necessidade do conformismo a um conjunto de normas sociais arbitrariamente pressupostas, ou são tão convenientemente gerais – como, por exemplo, “a capacidade de tolerar conflitos” – que deixam de fazer sentido. Fica-se com a lamentável reflexão de que os sadios serão, talvez, todos aqueles que não seriam admitidos na enfermaria de observação psiquiátrica. Ou seja, eles se definem pela ausência de certa experiência.

Sabe-se, porém, que os nazistas asfixiaram com gás dezenas de milhares de doentes mentais, assim como dezenas de milhares de outros tiveram seus cérebros mutilados ou danificados por sucessivas séries de choques elétricos: suas personalidades foram deformadas, de modo sistemático, pela institucionalização psiquiátrica. Como podem fatos tão concretos emergir na base de uma ausência, de uma negatividade – a compulsiva não loucura dos sadios? De fato, toda a área de definição de sanidade mental e loucura é tão confusa, e os que se arriscam dentro dela são tão aterrorizados pela ideia do que possam encontrar, não só nos “outros” como também em si mesmos, que se deve considerar seriamente a renúncia ao projeto.
DAVID COOPER
Adaptado de Psiquiatria e antipsiquiatria. São Paulo: Perspectiva, 1967.

QUESTÃO 15
UERJ 2019: a violência em psiquiatria é sobretudo a violência da psiquiatria. (l. 6-7)

A relação entre “violência” e “psiquiatria” é destacada pelos dois termos sublinhados, que expressam, respectivamente, as noções de:

(A) substância e causa
(B) posse e matéria
(C) foco e assunto
(D) área e agente

RESPOSTA.

QUESTÃO 16
UERJ 2019: David Cooper dirige uma crítica à psiquiatria quando esta define saúde como ausência de doença e, desse modo, acaba por não definir adequadamente a própria doença mental.

Essa forma de definição incorre em um sofisma conhecido como:

(A) círculo vicioso
(B) falsa autoridade
(C) argumento contra a pessoa
(D) confusão entre causa e efeito

RESPOSTA.

QUESTÃO 17
UERJ 2019: O ensaio do médico David Cooper, publicado em 1967, e “O alienista”, de 1882, questionam a psiquiatria com argumentos semelhantes, embora com tipos de textos distintos.

Esses textos possuem os seguintes traços que os distinguem, respectivamente:

(A) descrição e teorização
(B) argumentação e narração
(C) ambiguidade e causalidade
(D) particularização e generalização

RESPOSTA.

AS QUESTÕES 18 A 23 REFEREM-SE À OBRA “O ALIENISTA”, 
DE MACHADO DE ASSIS.

QUESTÃO 18
UERJ 2019: Ao final do texto “Violência e psiquiatria” (l. 19-21), David Cooper introduz um comentário a respeito da fronteira entre sanidade e loucura.

Esse comentário dialoga com questão fundamental de “O alienista”, apresentada no seguinte trecho:

(A) Os loucos por amor eram três ou quatro, mas só dous espantavam pelo curioso do delírio. (capítulo II)

(B) a vila inteira ficou abalada com a notícia de que a própria esposa do alienista fora metida na Casa Verde. (capítulo X)

(C) Não só findaram as queixas contra o alienista, mas até nenhum ressentimento ficou dos atos que ele praticara; (capítulo XII)

(D) Alguns chegam ao ponto de conjecturar que nunca houve outro louco, além dele, em Itaguaí; (capítulo XIII)

RESPOSTA.

QUESTÃO 19
UERJ 2019: No início do capítulo I, o médico Simão Bacamarte explica que se casou com D. Evarista porque ela “estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes”, mas logo em seguida observa que ela “não lhe deu filhos robustos nem mofinos”.

As duas informações do personagem anunciam para o leitor o seguinte tom predominante da narrativa:

(A) irônico
(B) trágico
(C) apelativo
(D) melancólico

RESPOSTA.

QUESTÃO 20
UERJ 2019: O texto literário recorre com frequência a “índices” que anunciam reviravoltas posteriores no enredo, preparando os leitores para o que ainda vai acontecer.

O índice que melhor anuncia e prepara o final de “O alienista” está presente em:

(A) Ao cabo daqueles cinco anos, pessoas que levavam o chapéu ao chão, logo que ele assomava no fim da rua, agora batiam-lhe no ombro, (capítulo V)

(B) D. Evarista era a esperança de Itaguaí; contava-se com ela para minorar o flagelo da Casa Verde. Daí as aclamações públicas, a imensa gente que atulhava as ruas, (capítulo V)

(C) Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista? (capítulo VI)

(D) Morra o Dr. Bacamarte! Morra o tirano!, uivaram fora trezentas vozes. Era a rebelião que desembocava na Rua Nova. (capítulo VI)

RESPOSTA.

QUESTÃO 21
UERJ 2019: A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente. (capítulo IV)

Ao definir o campo de seu objeto de estudos, o alienista recorre à figura de linguagem denominada:

(A) metáfora
(B) hipérbole
(C) paradoxo
(D) eufemismo

RESPOSTA.

QUESTÃO 22
UERJ 2019: Além de se opor ao cientificismo dogmático do século XIX, “O alienista” também põe em xeque práticas de outros grupos da sociedade da época.

A narração da revolta dos Canjicas e da postura de seu líder, o barbeiro Porfírio, tem como alvo o grupo dos:

(A) políticos
(B) soldados
(C) comerciantes
(D) trabalhadores

RESPOSTA.

QUESTÃO 23
UERJ 2019: Em 1879, Machado de Assis escreve o artigo “A nova geração”, no qual sustenta a tese de que o Realismo “não presta para nada”.

“O alienista” expõe essa mesma tese sob a forma ficcional, já que o personagem Dr. Bacamarte pode ser compreendido, em relação ao Realismo, como:

(A) resgate
(B) exaltação
(C) caricatura
(D) divulgação

RESPOSTA.

ESPANHOL

Gracias a la vida

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me dio dos luceros que cuando los abro
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en el alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo


Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido del abecedario
Con él las palabras que pienso y declaro
Madre amigo hermano
Y luz alumbrando la ruta del alma del que estoy amando

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado la marcha de mis pies cansados
Con ellos anduve ciudades y charcos
Playas y desiertos, montañas y llanos
Y la casa tuya, tu calle y tu patio

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me dio el corazón que agita su marco
Cuando miro el fruto del cerebro humano
Cuando miro el bueno tan lejos del malo
Cuando miro el fondo de tus ojos claros

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto
Gracias a la vida, gracias a la vida
Gracias a la vida, gracias a la vida
VIOLETA PARRA
letras.mus.br

QUESTÃO 24
UERJ 2019: La canción “Gracias a la vida” podría usarse para introducir la clase “O tempo em nossas vidas” sugerida en el texto “Física para poetas”.

El fragmento de la letra de esa canción que mejor se aplica para esa clase es:

(A) Gracias a la vida, que me ha dado tanto (l. 1)
(B) Y en el alto cielo su fondo estrellado (l. 4)
(C) Playas y desiertos, montañas y llanos (l. 14)
(D) Y la casa tuya, tu calle y tu patio (l. 15)

RESPOSTA.

QUESTÃO 25
UERJ 2019: Me dio dos luceros que cuando los abro (l. 2)

En el verso destacado, para referirse a los ojos que se abren para ver el mundo, se emplea la siguiente figura de lenguaje:

(A) personificación
(B) eufemismo
(C) metáfora
(D) ironía

RESPOSTA.

QUESTÃO 26
UERJ 2019: Perfecto distingo lo negro del blanco (l. 3)

Así como en el verso arriba, una relación de antítesis se establece en:

(A) Y en las multitudes el hombre que yo amo (l. 5)
(B) Y luz alumbrando la ruta del alma del que estoy amando (l. 10)
(C) Cuando miro el fruto del cerebro humano (l. 18)
(D) Me ha dado la risa y me ha dado el llanto (l. 22)

RESPOSTA.

QUESTÃO 27
UERJ 2019: Me dio el corazón que agita su marco (l. 17)

La forma verbal subrayada se refiere a una acción que se puede describir como:

(A) en desarrollo
(B) ya completada
(C) siempre repetida
(D) acabó de empezar

RESPOSTA.

QUESTÃO 28
UERJ 2019: Un verso que evidencia que la autora comparte las experiencias ajenas es:

(A) Con él las palabras que pienso y declaro (l. 8)
(B) Con ellos anduve ciudades y charcos (l. 13)
(C) Los dos materiales que forman mi canto (l. 24)
(D) Y el canto de todos que es mi proprio canto (l. 26)

RESPOSTA.

FRANCÊS

Tisserand

Mon ami tisserand
Tu tisses avec le fil du temps

La vie n’est qu’un fil éphémère
Chacun la tisse à sa manière
A la mesure de son talent
Depuis la nuit des temps
Si tu devais tisser l’histoire
Avec le fil de ta mémoire
Et rattraper le temps perdu
Comment t’y prendrais-tu...?

Mon ami tisserand
Si tu devais tisser le temps

Le temps sans fin se renouvelle
Il faudrait un fil éternel
Dont chaque point serait le monde
Enchaînant les secondes
Entre elles
Le présent n’est qu’une étincelle
Qui court sur un fil de dentelle
Pour assembler tous ses dessins
Qui sont à nos destins
Fidèles

Tisserand mon ami
Si tu devais tisser ceci...?

Apprends-moi l’art de la lumière
Et tu verras que pour lui plaire
Je tisserai le fil de l’eau
Pour en faire un ruisseau

Peut-être même un univers
S’il faut tisser ma vie entière
A la mesure de son amour
Et faire au fil des jours
Un enfant, tisserand,
Si beau serait alors le temps...

Le temps de n’être plus qu’à elle
Qu’il faudrait un fil éternel
Aussi puissant qu’un océan
Mais doux comme un instant
Près d’elle
Le temps nous enroule et nous mêle
Il faudrait deux fils de dentelle
Aux couleurs pâles, un peu fragiles
Noués autour d’un fil
De miel

Mon ami tisserand
Si tu voulais tisser ce temps...
Moi j’écris des chansons nouvelles
Mais quelles que soient mes ritournelles
Je garderai du fil des mots
Le plus bel écheveau
Pour elle
Le fil des jours est un mystère
Mais si chacun à sa manière
A la mesure de son talent
Pouvait tisser son temps,

Tisserand, c’est ainsi
Que je voudrais tisser ma vie.
YVES DUTEIL
musique.ados.fr

QUESTÃO 24
UERJ 2019: Dans son cours “Física para poetas”, Adilson de Oliveira se sert d’éléments culturels comme la musique pour rendre la physique plus proche de la vie quotidienne.

Parmi les thèmes traités dans son cours, celui qui peut être travaillé à partir des paroles de la chanson “Tisserand” est:

(A) l’évolution de l’histoire
(B) l’harmonie de l’univers
(C) le mystère du cosmos
(D) le passage du temps

RESPOSTA.

QUESTÃO 25
Chacun la tisse à sa manière (l. 4)
Si tu devais tisser l’histoire (l. 7)

UERJ 2019: Le verbe tisser véhicule des valeurs connotatives dans les vers ci-dessus.

Deux verbes qui préserveraient ces mêmes valeurs sont, respectivement:

(A) vivre − écrire
(B) quitter − broder
(C) construire − nier
(D) tramer − détruire

RESPOSTA.

QUESTÃO 26
Pour en faire un ruisseau (l. 28)

UERJ 2019: Dans le vers ci-dessus, le pronom en évite la répétition de l’expression suivante:

(A) l’art de la lumière (l. 25)
(B) le fil de l’eau (l. 27)
(C) même un univers (l. 29)
(D) ma vie entière (l. 30)

RESPOSTA.

QUESTÃO 27
UERJ 2019: Le mot fil est employé métaphoriquement tout au long du texte, sauf dans l’expression suivante:

(A) fil du temps (l. 2)
(B) fil de dentelle (l. 19)
(C) fil des jours (l. 32)
(D) fil des mots (l. 49)

RESPOSTA.

QUESTÃO 28
A la mesure de son talent (l. 54)

UERJ 2019: Le talent dont parle le poète est attribué à l’élément présenté dans l’alternative qui suit:

(A) elle (l. 51)
(B) chacun (l. 53)
(C) tisserand (l. 56)
(D) vie (l. 57)

RESPOSTA.

INGLÊS

Time

Ticking away the moments that make up a dull day
You fritter and waste the hours in an offhand way
Kicking around on a piece of ground in your home town
Waiting for someone or something to show you the way

Tired of lying in the sunshine
Staying home to watch the rain
You are young and life is long
And there is time to kill today
And then one day you find
Ten years have got behind you
No one told you when to run
You missed the starting gun

And you run and you run to catch up with the sun, but it’s sinking
And racing around to come up behind you again
The sun is the same in a relative way, but you’re older
Shorter of breath and one day closer to death

Every year is getting shorter
Never seem to find the time
Plans that either come to naught
Or half a page of scribbled lines
Hanging on in quiet desperation is the English way
The time has gone, the song is over
Thought I’d something more to say


Home, home again
I like to be here when I can
And when I come home cold and tired
It’s good to warm my bones beside the fire
Far away, across the field
The tolling of the iron bell
Calls the faithful to their knees
To hear the softly spoken magic spells
ROGER WATERS
letras.mus.br

QUESTÃO 24
UERJ 2019: The song “Time” could be used to introduce the class “O tempo em nossas vidas” suggested in the text “Física para poetas”.

The fragment of the lyrics that best relates to the class is:

(A) Kicking around on a piece of ground in your home town (l. 3)
(B) Shorter of breath and one day closer to death (l. 16)
(C) Hanging on in quiet desperation is the English way (l. 21)
(D) It’s good to warm my bones beside the fire (l. 27)

RESPOSTA.

QUESTÃO 25
UERJ 2019: You missed the starting gun (l. 12)

The fragment above ends the metaphor created in the second stanza.

This metaphor establishes a connection between “life” and the following element:

(A) train
(B) crime
(C) sport
(D) station

RESPOSTA.

QUESTÃO 26
Plans that either come to naught (l. 19)
Or half a page of scribbled lines (l. 20)

UERJ 2019: The underlined expressions associate the plans mentioned by the poet to the following idea:

(A) failure
(B) success
(C) efficiency
(D) contradiction

RESPOSTA.

QUESTÃO 27
UERJ 2019: The time has gone, the song is over (l. 22)

The expression has gone refers to an action that can be described as:

(A) just beginning
(B) still happening
(C) always repeated
(D) already completed

RESPOSTA.

QUESTÃO 28
UERJ 2019: The proverb which can best summarize the main idea present in the song is:

(A) Time stands still.
(B) Time is a great healer.
(C) There’s a time and a place.
(D) Time and tide wait for no man.

RESPOSTA.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 29

PROJEÇÃO PARA 2020 DOS MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO

UERJ 2019: De acordo com a projeção apresentada na tabela, no período de 2011 a 2020, o país com maior aumento percentual na produção de petróleo seria o Iraque.

O segundo país com maior aumento percentual seria:

(A) E.U.A.
(B) Brasil
(C) Canadá
(D) Arábia Saudita

RESPOSTA.

QUESTÃO 30
UERJ 2019: A figura ilustra três circunferências, de raios 1, 2 e 3, tangentes duas a duas nos pontos M, N e P.

três circunferências

O comprimento do segmento de reta MN é igual à raiz quadrada de:

(A) 3,6
(B) 3,8
(C) 4,2
(D) 4,4

RESPOSTA.

QUESTÃO 31
UERJ 2019: No plano cartesiano, está representada a circunferência de centro P e raio 2.

circunferência de centro P e raio 2

O ponto Q da circunferência, que é o mais distante da origem, tem coordenadas iguais a:



RESPOSTA.

QUESTÃO 32
UERJ 2019: A população de uma espécie animal fica multiplicada pelo mesmo fator após intervalos de tempo iguais. No período de 1984 a 1996, essa população passou de 12500 para 25000 indivíduos. Considere que, para o mesmo intervalo de tempo nos anos seguintes, o fator permanece constante.

O número de indivíduos dessa população em 2032 será aproximadamente igual a:

(A) 100000
(B) 120000
(C) 160000
(D) 200000

RESPOSTA.

QUESTÃO 33
UERJ 2019: Um menino vai retirar ao acaso um único cartão de um conjunto de sete cartões. Em cada um deles está escrito apenas um dia da semana, sem repetições: segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo. O menino gostaria de retirar sábado ou domingo.

A probabilidade de ocorrência de uma das preferências do menino é:



RESPOSTA.

QUESTÃO 34
UERJ 2019: Observe na imagem uma pirâmide de base quadrada, seccionada por dois planos paralelos à base, um contendo o ponto A e o outro o ponto B. Esses planos dividem cada aresta lateral em três partes iguais.

Considere as seguintes medidas da pirâmide:
• altura = 9 cm;
• aresta da base = 6 cm;
• volume total = 108 cm³.

uma pirâmide de base quadrada

O volume da região compreendida entre os planos paralelos, em cm³, é:

(A) 26
(B) 24
(C) 28
(D) 30

RESPOSTA.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

UTILIZE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA
RESPONDER ÀS QUESTÕES 35 E 36.
Na produção industrial dos comercialmente chamados leites “sem lactose”, o leite integral é aquecido a altas temperaturas. Após o resfriamento, adiciona-se ao leite a enzima lactase. Com esse processo, o produto gera menos desconforto aos intolerantes à lactose, que é o carboidrato presente no leite integral.

QUESTÃO 35
UERJ 2019: Na fabricação do produto, descrita no texto, aguardar o resfriamento do leite tem a finalidade de evitar o seguinte processo em relação à lactase:

(A) ativação
(B) maturação
(C) desnaturação
(D) hidrogenação

RESPOSTA.

QUESTÃO 36
UERJ 2019: A lactose é hidrolisada no leite “sem lactose”, formando dois carboidratos, conforme a equação química:

lactose + água → glicose + galactose

Se apenas os carboidratos forem considerados, o valor calórico de 1 litro tanto do leite integral quanto do leite “sem lactose” é igual a −90 kcal, que corresponde à entalpia-padrão de combustão de 1 mol de lactose.

Assumindo que as entalpias-padrão de combustão da glicose e da galactose são iguais, a entalpia de combustão da glicose, em kcal/mol, é igual a:

(A) −45
(B) −60
(C) −120
(D) −180

RESPOSTA.

QUESTÃO 37
UERJ 2019: Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos. A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos.

sequenciamentos de DNA Pai e Mãe

Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número:

(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4

RESPOSTA.

QUESTÃO 38
UERJ 2019: Na ilustração, estão representados os pontos I, II, III e IV em um campo elétrico uniforme.

campo elétrico uniforme

Uma partícula de massa desprezível e carga positiva adquire a maior energia potencial elétrica possível se for colocada no ponto:

(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV

RESPOSTA.

QUESTÃO 39
UERJ 2019: Considere as informações a seguir sobre a perfluorodecalina, substância utilizada no preparo de sangue artificial.

Fórmula mínima: C5F9.
Massa molar: 462 g/mol.

Sua fórmula molecular é representada por:

(A) C25F45
(B) C20F36
(C) C15F27
(D) C10F18

RESPOSTA.

QUESTÃO 40
UERJ 2019: Durante a gestação humana, observa-se o aparecimento de anexos embrionários que desempenham funções importantes para o desenvolvimento do feto. Uma dessas estruturas é o saco vitelínico, destacado na imagem.

saco vitelínico

A presença do saco vitelínico evidencia a descendência humana a partir do seguinte tipo de ancestrais:

(A) amoniotélicos
(B) celomados
(C) aquáticos
(D) ovíparos

RESPOSTA.

QUESTÃO 41
UERJ 2019: Observe no gráfico a curva representativa do movimento de um veículo ao longo do tempo, traçada a partir das posições registradas durante seu deslocamento.

gráfico movimento de um veículo ao longo do tempo

O valor estimado da velocidade média do veículo, em m/s, corresponde a:

(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4

RESPOSTA.

QUESTÃO 42
UERJ 2019: O acúmulo do ácido 3-metilbutanoico no organismo humano pode gerar transtornos à saúde. A fórmula estrutural desse ácido é representada por:



RESPOSTA.

QUESTÃO 43
UERJ 2019: Um carro de automobilismo se desloca com velocidade de módulo constante por uma pista de corrida plana. A figura abaixo representa a pista vista de cima, destacando quatro trechos: AB, BC, CD e DE.

pista vista de cima

A força resultante que atua sobre o carro é maior que zero nos seguintes trechos:

(A) AB e BC
(B) BC e DE
(C) DE e CD
(D) CD e AB

RESPOSTA.

QUESTÃO 44
UERJ 2019: Em determinados casos, populações de consumidores terciários são menores do que as populações de consumidores primários e secundários. Observe a imagem, que representa a relação entre o número de cada um dos membros de uma mesma cadeia alimentar.

imagem que representa a relação entre o número de cada um dos membros de uma mesma cadeia alimentar

A população de falcões é reduzida em comparação com a de tordos e a de caramujos em função do seguinte fator:

(A) perda energética ao longo dos níveis tróficos
(B) demanda elevada de vegetais pelos herbívoros
(C) digestão lenta de celulose pelos decompositores
(D) competição interna por recursos entre os predadores

RESPOSTA.

UTILIZE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA
RESPONDER ÀS QUESTÕES 45 E 46.

Canudinhos de plástico estão com os dias contados no Rio de Janeiro
A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que obriga os estabelecimentos da cidade a usarem canudinhos de papel biodegradável ou de material reutilizável, como metais e vidro borossilicato.
Adaptado de g1.globo.com, 08/06/2018.

QUESTÃO 45
UERJ 2019: A tabela abaixo apresenta a composição química de uma amostra de 500 g de vidro borossilicato.

Componente - Porcentagem em massa %

A massa, em gramas, do óxido básico presente nessa amostra é igual a:

(A) 85
(B) 65
(C) 20
(D) 10

RESPOSTA.

QUESTÃO 46
UERJ 2019: Um canudo de plástico e outro de vidro borossilicato possuem mesmo volume e densidades de 0,90 g/cm³ e 2,25 g/cm³, respectivamente.

A razão entre as massas do canudo de plástico e do canudo de vidro corresponde a:

(A) 1,2
(B) 0,8
(C) 0,4
(D) 0,2

RESPOSTA.

CIÊNCIAS HUMANAS

QUESTÃO 47
Tratado de Versalhes (1919)

PARTE VII
Sanções
Artigo 227
As Potências aliadas ou associadas acusam publicamente a Guilherme II de Hohenzollern, ex-Imperador da Alemanha, por ofensa suprema contra a moral internacional e a autoridade sagrada dos Tratados.

PARTE VIII
Reparações
Artigo 231
Os Governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que ela e seus aliados são responsáveis por haver causado todas as perdas e todos os prejuízos que sofreram os Governos aliados e associados e seus cidadãos, como consequência da guerra que foi imposta pela agressão da Alemanha e de seus aliados.
Adaptado de cervantesvirtual.com.

UERJ 2019: O Tratado de Versalhes foi elaborado no contexto das negociações de paz após o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A partir do texto, observa-se que no tratado foram instituídas cláusulas para o governo alemão com base no seguinte princípio:

(A) belicismo
(B) revanchismo
(C) integracionismo
(D) colaboracionismo

RESPOSTA.

QUESTÃO 48
Brasil não cresce se não reduzir sua desigualdade
O Brasil não voltará a crescer de forma sustentável enquanto não reduzir sua desigualdade e a extrema concentração da renda no topo da pirâmide social, diz o economista francês Thomas Piketty. Autor do livro O capital no século XXI, no qual apontou um aumento da concentração no topo da pirâmide social nos Estados Unidos e na Europa, Piketty agora se dedica a um grupo de pesquisas que investiga o que ocorreu em países em desenvolvimento como o Brasil, a China e a Índia.
Adaptado de folha.uol.com.br, 28/09/2017.

UERJ 2019: Para Thomas Piketty, a situação de desigualdade referida no texto dificulta o crescimento econômico nacional.

Tendo em vista a lógica do modo de produção capitalista, um motivo que explica essa dificuldade é:

(A) ampliação da insegurança jurídica
(B) restrição do mercado consumidor
(C) intensificação do processo inflacionário
(D) limitação da criatividade empreendedora

RESPOSTA.

QUESTÃO 49

quino

UERJ 2019: Na esfera das relações internacionais, o contexto histórico ao qual a personagem faz referência era marcado por uma divisão do mundo decorrente sobretudo do seguinte fator:

(A) disputa religioso-cultural
(B) antagonismo étnico-linguístico
(C) bipolaridade político-ideológica
(D) rivalidade financeiro-comercial

RESPOSTA.

QUESTÃO 50
A cidade dos sonhos do arquiteto Le Corbusier teve enorme impacto em nossas cidades. Ele procurou fazer do planejamento para automóveis um elemento essencial do seu projeto. Traçou grandes artérias de mão única para trânsito expresso. Reduziu o número de ruas porque “os cruzamentos são inimigos do tráfego”. Manteve os pedestres fora das ruas e dentro dos parques. Essa visão deu enorme impulso aos defensores do zoneamento urbano e dos conceitos de superquadra. Não importava quão vulgar ou acanhado fosse o projeto, quão árido ou inútil o espaço, quão monótona fosse a vista, a imitação de Le Corbusier gritava: “Olhem o que eu fiz!”.
Adaptado de JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades.
São Paulo: Martins Fontes, 2000.

UERJ 2019: O texto expressa a crítica de Jane Jacobs a um modelo urbanístico importante ao longo do século XX. A escritora defendia a mistura de usos no espaço urbano de forma a valorizá-lo e a fortalecer o convívio.

A cidade que apresenta o predomínio do padrão urbano criticado por Jane Jacobs é:

(A) Brasília
(B) Curitiba
(C) São Paulo
(D) Belo Horizonte

RESPOSTA.

QUESTÃO 51

gráfico variação do número de alunos no ensino fundamental

UERJ 2019: O gráfico aponta uma variação do número de alunos no ensino fundamental que pode ser associada a mudanças etárias.

O par de pirâmides etárias brasileiras que explica tal variação é:

uerj 51

RESPOSTA.

QUESTÃO 52

revista ilustrada

No início da noite de 26 de janeiro de 1893, por ordem do prefeito do Distrito Federal, Cândido Barata Ribeiro, a polícia ocupou o mais célebre dos cortiços cariocas, conhecido como Cabeça de Porco, no centro da cidade. A estalagem, conjunto de casinhas onde viviam de 400 a 2000 pessoas, foi em seguida desocupada, sem que se desse aos moradores o tempo necessário para recolherem suas coisas. Em poucas horas, foi demolida. Não tardou para que a expressão “cabeça de porco” se impusesse como sinônimo de cortiço.
Adaptado de projetomemoria.art.br.

UERJ 2019: A ordem de desocupação e demolição do famoso cortiço em 1893, ironizada em capa de revista da época, representou mudanças na ação do então prefeito com relação aos problemas sociais da cidade do Rio de Janeiro.

Um desses problemas sociais e o objetivo dessa demolição estão indicados, respectivamente, em:

(A) déficit escolar – planificação da expansão urbana
(B) fluxo migratório – integração de novos logradouros
(C) criminalidade elevada – reordenação da ação repressora
(D) crescimento demográfico – erradicação de habitações populares

RESPOSTA.

QUESTÃO 53
Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil (1988)
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.
planalto.gov.br

UERJ 2019: A Constituição brasileira vigente promoveu mudanças que visam a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, como menciona seu preâmbulo.

A premissa de garantir e valorizar esses direitos está relacionada ao seguinte aspecto naquela conjuntura do país:

(A) atendimento de pressões externas pela abertura do regime
(B) aumento do extremismo ideológico pelos partidos políticos
(C) crise da economia nacional causada pela escalada da inflação
(D) crítica da repressão política instituída pelos governos autoritários

RESPOSTA.

QUESTÃO 54

Oriente médio nas minorias - Oriente médio atual

UERJ 2019: O primeiro mapa apresenta o Oriente Médio em um cenário hipotético no qual as reivindicações de autodeterminação das principais minorias fossem atendidas; já o segundo mostra a divisão política atual do mesmo recorte espacial.

A principal explicação para as diferenças entre os dois mapas, no que se refere à configuração territorial, está indicada em:

(A) predomínio numérico da etnia árabe
(B) ação intervencionista do governo estadunidense
(C) interferência histórica do imperialismo europeu
(D) homogeneidade religiosa da população regional

RESPOSTA.

QUESTÃO 55

Tropicália

O álbum de músicas Tropicália ou Panis et circensis foi lançado em 1968. A fotografia que estampou sua capa foi realizada na casa de Oliver Perroy, fotógrafo da Editora Abril, em São Paulo. Cada um levou seus apetrechos, até um penico, comicamente usado por Rogério Duprat como se fosse uma xícara. A imagem ficou tão famosa que se tornou uma espécie de cartão-postal do movimento tropicalista.
Adaptado de f508.com.br.

UERJ 2019: No contexto do final da década de 1960, o Tropicalismo, que causou polêmicas com produções como a do álbum citado, tornou-se símbolo de:

(A) purismo estético
(B) extremismo político
(C) tradicionalismo artístico
(D) experimentalismo cultural

RESPOSTA.

QUESTÃO 56

representação de uma mesma área circular ao longo dos paralelos e meridianos

UERJ 2019: É impossível representar, sem distorções, uma superfície esférica em um plano. A área e a forma são atributos espaciais frequentemente alterados nos mapeamentos, conforme a projeção cartográfica utilizada.

Na imagem, verifica-se a representação de uma mesma área circular ao longo dos paralelos e meridianos, como a que ocorre na projeção cartográfica denominada:

(A) Peters
(B) Mercator
(C) Robinson
(D) Mollweide

RESPOSTA.

QUESTÃO 57

BRASIL USO DE AGROTÓXICOS POR CULTURA 2015

UERJ 2019: Uma característica econômica comum aos quatro cultivos brasileiros nos quais os agrotóxicos são mais utilizados é a expressiva:

(A) relevância na pauta de exportação
(B) participação na absorção de mão de obra
(C) centralidade na alimentação da população
(D) influência na desconcentração da propriedade

RESPOSTA.

QUESTÃO 58

DIFERENÇA DE SALÁRIOS (2016)

UERJ 2019: Os levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam diferenças quanto à remuneração e ao acesso ao ensino superior de homens e mulheres.

A partir dos dados, observa-se a permanência da seguinte prática:

(A) exclusão política
(B) discriminação racial
(C) homogeneização cultural
(D) hierarquização econômica

RESPOSTA.

QUESTÃO 59

Aula na Universidade de Maiduguri, na Nigéria, 2017

Para boa parte do mundo, a cidade nigeriana de Maiduguri é conhecida apenas como o local de origem do Boko Haram, o grupo extremista que mata desenfreadamente e trata mulheres e meninas como propriedades, obrigando-as a cozinhar, limpar, parir filhos e morrer, se necessário. Mas existe outra Maiduguri totalmente diferente, que ajuda a entender a batalha ideológica que está ocorrendo no norte da Nigéria: trata-se de uma capital regional, reconhecida por acolher pessoas de todas as crenças e etnias, uma cidade universitária há muito conhecida por sua vida noturna e por sua energia, com uma juventude ousada e muitas vezes liberal que oito anos de guerra parecem não conseguir extinguir.
Adaptado de noticias.uol.com.br, 27/12/2017.

UERJ 2019: Grupos extremistas instauram guerras civis em diversas sociedades contemporâneas, inclusive com ações terroristas como as realizadas pelo Boko Haram.

Com base na reportagem, a batalha ideológica na cidade de Maiduguri está associada ao confronto entre as seguintes ideias:

(A) identidade de raça – pluralismo político
(B) liberdade de expressão – nacionalismo africano
(C) superioridade de classe – culturalismo ocidental
(D) igualdade de gênero – fundamentalismo religioso

RESPOSTA.

QUESTÃO 60

Condenando o primeiro, poderíamos ter evitado o segundo

O cartaz acima, divulgado no aeroporto, nas ruas e nos ônibus de Yerevan, capital da Armênia, faz alusão ao líder otomano Talaat Pasha e a Adolf Hitler. A imagem é uma das muitas espalhadas pela cidade para lembrar o centenário do massacre de até 1,5 milhão de armênios nas mãos dos turcos-otomanos, cujo império estava se desintegrando em meio à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Muitos eram civis deportados a regiões desérticas, onde morreram de fome e sede. Outros milhares foram massacrados. No centro da cidade, muitos pontos de ônibus exibem fotos de sobreviventes.
Adaptado de bbc.com, 24/04/2015.

UERJ 2019: Através da lembrança do massacre dos armênios, em 1915, é possível comparar experiências históricas com o objetivo de fomentar, na atualidade, práticas sociais de reconhecimento de:

(A) atos de genocídio e reparação das famílias vitimadas
(B) ações de expansionismo e continuidade das disputas territoriais
(C) projetos do totalitarismo e permanência de regimes autocráticos
(D) estratégias de conquista e convocação de tribunais internacionais

RESPOSTA.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,11,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,27,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,7,arquivologia,1,arte,10,artes visuais,1,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,213,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da 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tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,20,educação infantil,351,eleicoes,1,enade,409,enare,1,encceja,44,enem,98,enfermagem,21,engenharia,5,engenharia ambiental,4,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,352,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,9,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,3,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,3,gestão da qualidade,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão de recursos humanos,1,gestão financeira,4,gestao hospitalar,4,gestão pública,2,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,leituras,1,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,livros,1,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,117,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,4,procurador,2,professor,18,pronatec,3,prouni,5,prova da cebraspe,1,prova da ebserh,1,prova de enfermagem,1,provas,1470,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,10,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,13,provas cnu,9,provas concurso,305,provas da univesp,2,provas enade,408,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,38,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,13,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,5,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,12,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,12,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,471,provas vunesp,2,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,176,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão cnu,40,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,557,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,120,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2891,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,884,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,249,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,96,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de 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dietética,40,questão de direito,3986,questão de direito administrativo,325,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,296,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,157,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,355,questão de enfermagem,382,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,925,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1757,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,135,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2279,questão de informática,242,questão de inglês,1882,questão de jornalismo,252,questão de legislação,361,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,125,questão de matemática,4488,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2810,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5396,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,264,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,135,questão de vestibular,30261,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,642,questão do enade,9079,questão do enare,50,questão do encceja,1141,questão do enem,3781,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,1080,questão economia empresarial,29,questão engenharia,99,questão engenharia 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INDAGAÇÃO: Questões da UERJ 2019 (Exame 2) com Gabarito
Questões da UERJ 2019 (Exame 2) com Gabarito
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