SANTA CASA 2019: Nas palavras do narrador, o ferro ao pescoço era “menos castigo que sinal”

Leia o trecho inicial do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, para responder às questões de  06  a  08 . A escravidão levou co...
Leia o trecho inicial do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, para responder às questões de 06 a 08.

A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha de flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha só três buracos, dois para ver, um para respirar, e era fechada atrás da cabeça por um cadeado. Com o vício de beber, perdiam a tentação de furtar, porque geralmente era dos vinténs do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e aí ficavam dois pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras.

O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa também, à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave. Pesava, naturalmente, mas era menos castigo que sinal. Escravo que fugia assim, onde quer que andasse, mostrava um reincidente, e com pouco era pegado.

Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói. A fuga repetia-se, entretanto.
(Contos, 2012.)

QUESTÃO 07
SANTA CASA 2019: Nas palavras do narrador, o ferro ao pescoço era “menos castigo que sinal” (2º parágrafo). Este aparelho era especificamente um sinal na medida em que

(A) castigava fisicamente os negros que fugissem de seus proprietários.

(B) identificava a quem pertencia determinado escravo que andasse pela rua.

(C) revelava o quanto a sociedade era perversa com uma parcela da população.


(D) indicava que um negro que o portasse havia fugido de seu proprietário antes.

(E) distinguia os negros escravizados dos negros livres, que não o usavam.

QUESTÃO ANTERIOR:
SANTA CASA 2019: “Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada.” (3º parágrafo)

RESOLUÇÃO:
O ferro ao pescoço era para estigmatizar o escravo fujão, era um traço distintivo para evidenciar o caráter rebelde de quem o portava.

RESPOSTA:
(D) indicava que um negro que o portasse havia fugido de seu proprietário antes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- SANTA CASA 2019: Ao dizer que “o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói” (3º parágrafo), o narrador expressa que

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo