ENEM 2018: A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela

Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes "lentas", com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.
BRENNER, N. A globalização como reterritorialização.
Cadernos Metrópole, n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado).

ENEM 2018: A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela

a) expansão de áreas metropolitanas.
b) emancipação de novos municípios.
c) consolidação de domínios jurídicos.
d) articulação de redes multiescalares.
e) redefinição de regiões administrativas.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENEM 2018: Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de uma

RESOLUÇÃO:
Os espaços urbanos contemporâneos apresentam relações complexas entre si, pois, mesmo com a preponderância de determinados espaços sobre outros, há uma ampliação na articulação de redes em níveis diferentes (multiescalares). Essa ampliação supera a clássica visão na qual os grandes centros urbanos sobrepunham-se nitidamente às áreas urbanas menos dinâmicas de maneira inquestionável.

RESPOSTA:
d) articulação de redes multiescalares.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENEM 2018: Considerando as décadas de 1950 e 1960 no Brasil os trechos dos programas do PSD e UDN convergiam na defesa da 8.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários