ENEM 2018: Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática

ENEM 2018: Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática: têm três pigmentos visuais na retina sensíveis à luz de uma determinada faixa de comprimentos de onda. Informalmente, embora os pigmentos em si não possuam cor, estes são conhecidos como pigmentos “azul”, “verde” e “vermelho” e estão associados à cor que causa grande excitação (ativação).

A sensação que temos ao observar um objeto colorido decorre da ativação relativa dos três pigmentos. Ou seja, se estimulássemos a retina com uma luz na faixa de 530 nm (retângulo I no gráfico), não excitaríamos o pigmento “azul”, o pigmento “verde” seria ativado ao máximo e o “vermelho” seria ativado em aproximadamente 75%, e isso nos daria a sensação de ver uma cor amarelada.

Já uma luz na faixa de comprimento de onda de 600 nm (retângulo II) estimularia o pigmento “verde” um pouco e o “vermelho” em cerca de 75%, e isso nos daria a sensação de ver laranja-avermelhado. No entanto, há características genéticas presentes em alguns indivíduos, conhecidas coletivamente como Daltonismo, em que um ou mais pigmentos não funcionam perfeitamente.

Comprimento de onda (nm)

Caso estimulássemos a retina de um indivíduo com essa característica, que não possuísse o pigmento conhecido como “verde”, com as luzes de 530 nm e 600 nm na mesma intensidade luminosa, esse indivíduo seria incapaz de

a) identificar o comprimento de onda do amarelo, uma vez que não possui o pigmento “verde”.

b) ver o estímulo de comprimento de onda laranja, pois não haveria estimulação de um pigmento visual.

c) detectar ambos os comprimentos de onda, uma vez que a estimulação dos pigmentos estaria prejudicada.

d) visualizar o estímulo do comprimento de onda roxo, já que este se encontra na outra ponta do espectro.

e) distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade.

QUESTÃO ANTERIOR:

ENEM 2018: No ciclo celular atuam moléculas reguladoras. Dentre elas, a proteína p53 é ativada em resposta a mutações no DNA, evitando a progressão do ciclo até que os danos sejam reparados, ou induzindo a célula à autodestruição.

RESOLUÇÃO:
O indivíduo daltônico em questão, nos comprimentos de ondas referentes aos retângulos (I) e (II), associados a 530nm e 600nm, respectivamente, teria estimulado o pigmento vermelho em intensidades de ativação próximas de 75%.

Conforme o gráfico abaixo, a curva correspondente ao azul não é percebida nos comprimentos de onda cita dos e a curva associada ao verde não ativa a visão da pessoa considerada.

enem 2018 questão 96

GABARITO:
e) distinguir os dois comprimentos de onda, pois ambos estimulam o pigmento “vermelho” na mesma intensidade.

(QUESTÃO 096 - AMARELA / 129 - AZUL / 091 - CINZA / 133 - ROSA)

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENEM 2018: O grafeno é uma forma alotrópica do carbono constituído por uma folha planar (arranjo bidimensional) de átomos de carbono compactados e com a espessura de apenas um átomo. Sua estrutura é hexagonal, conforme a figura.
ENEM 2018: Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática ENEM 2018: Muitos primatas, incluindo nós humanos, possuem visão tricromática Reviewed by Redação on novembro 11, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.