ENEM 2018: No contexto apresentado, a relação entre a prática do futebol e as mulheres é caracterizada por um

Encontrando base em argumentos supostamente científicos, o mito do sexo frágil contribuiu historicamente para controlar as práticas corporai...
Encontrando base em argumentos supostamente científicos, o mito do sexo frágil contribuiu historicamente para controlar as práticas corporais desempenhadas pelas mulheres. Na história do Brasil, exatamente na transição entre os séculos XIX e XX, destacam-se os esforços para impedir a participação da mulher no campo das práticas esportivas. As desconfianças em relação à presença da mulher no esporte estiveram culturalmente associadas ao medo de masculinizar o corpo feminino pelo esforço físico intenso. Em relação ao futebol feminino, o mito do sexo frágil atuou como obstáculo ao consolidar a crença de que o esforço físico seria inapropriado para proteger a feminilidade da mulher “normal”. Tal mito sustentou um forte movimento contrário à aceitação do futebol como prática esportiva feminina. Leis e propagandas buscaram desacreditar o futebol, considerando-o inadequado à delicadeza. Na verdade, as mulheres eram consideradas incapazes de se adequar às múltiplas dificuldades do “esporte-rei”.
TEIXEIRA, F. L. S.; CAMINHA, I. O. Preconceito no futebol
feminino: uma revisão sistemática.
Movimento, Porto Alegre, n. 1, 2013 (adaptado).

ENEM 2018: No contexto apresentado, a relação entre a prática do futebol e as mulheres é caracterizada por um

a) argumento biológico para justificar desigualdades históricas e sociais.

b) discurso midiático que atua historicamente na desconstrução do mito do sexo frágil.

c) apelo para a preservação do futebol como uma modalidade praticada apenas pelos homens.

d) olhar feminista que qualifica o futebol como uma atividade masculinizante para as mulheres.

e) receio de que sua inserção subverta o “esporte-rei” ao demonstrarem suas capacidades de jogo.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENEM 2018: Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a)


RESOLUÇÃO I:
O texto de Teixeira e Caminha apresenta um contexto que relaciona mulher e futebol em nossa sociedade em determinado momento da história do Brasil (a transição entre os séculos XIX e XX). Nessa conjuntura, construiu-se uma imagem desse esporte como prática que demanda “esforço físico intenso”, o que seria o oposto à imagem tida até então como pertencente à mulher: a de fragilidade. Assim, o período enfocado pelo artigo teria sido marcado por argumentos biológicos usados “para justificar desigualdades históricas”.

Deve-se acrescentar que além do argumento biológico, há o apelo para a preservação do futebol como jogo masculino, como se nota na passagem: Tal mito sustentou um forte movimento contrário à aceitação do futebol como prática esportiva feminina.

Resposta: A ou C.

RESOLUÇÃO II:
No início do texto, a argumentação parte de uma base ideológica para impedir a participação da mulher no futebol, mas a negação persiste pelo "campo" comportamental, uma vez que se exige feminilidade e delicadeza, como forma de preservar o corpo feminino. Por isso, futebol deve ser praticado apenas por homens.

Resposta: C

RESOLUÇÃO III:
Segundo o texto: “Encontrando base em argumentos supostamente científicos [...] para controlar as práticas corporais desempenhadas pelas mulheres”.

Resposta: A

RESOLUÇÃO IV:
Conforme apresentado pelo texto, as desigualdades históricas e sociais eram justificadas por argumentos biológicos.

Resposta: A

RESPOSTA:
a) argumento biológico para justificar desigualdades históricas e sociais.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENEM 2018: Segundo o texto, a ferramenta Farejador de Plágio alcança seu objetivo por meio da

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo