(FUVEST 2019) A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII

Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã‐Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo:
Paz e Terra, 2005. 19ª edição, p. 52.

(FUVEST 2019) A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,

(A) deveu‐se ao pioneirismo científico e tecnológico dos britânicos, aliado a uma grande oferta de mão de obra especializada e a uma política estatal pacifista e voltada para o comércio.

(B) originou‐se das profundas transformações agrárias expressas pela concentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e formação de uma mão de obra assalariada.

(C) vinculou‐se à derrocada da aristocracia e à ascensão da burguesia, orientada pela política mercantilista e sintetizada na filosofia de Adam Smith.

(D) resultou da supressão de leis protecionistas de inspiração mercantilista e do combate ao tráfico negreiro, com vistas à conquista de mercados externos consumidores.

(E) decorreu da ampla difusão de um ideário Ilustrado, o qual teria promovido aquilo que o sociólogo alemão Max Weber descreve como o “espírito do capitalismo”.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) Os dados da tabela referem‐se a anos transcorridos durante a Ditadura Militar no Brasil. O desempenho econômico nesse período entrelaçou‐se ao panorama político do país. Nesse sentido, é correto afirmar

RESOLUÇÃO:
A resposta contempla os aspectos socioeconômicos da Revolução Industrial Inglesa, restringindo-os ao âmbito rural: cercamento dos open fields (terras comunais) e cerceamento das pequenas propriedades, provocando êxodo rural e disponibilizando uma numerosa mão de obra para executar trabalho assalariado nos recém-surgidos estabelecimentos industriais.

GABARITO:
(B) originou‐se das profundas transformações agrárias expressas pela concentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e formação de uma mão de obra assalariada.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem
(FUVEST 2019) A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII (FUVEST 2019) A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.