(FUVEST 2019) Três amigos vão acampar e descobrem que nenhum deles trouxe fósforos

(FUVEST 2019) Três amigos vão acampar e descobrem que nenhum deles trouxe fósforos. Para acender o fogo e fazer o almoço, resolvem improvisar e prendem um pedaço de filme plástico transparente num aro de “cipó”.

Colocam um pouco de água sobre o plástico, formando uma poça de aproximadamente 14 cm de diâmetro e 1 cm de profundidade máxima, cuja forma pode ser aproximada pela de uma calota esférica.

Quando o sol está a pino, para aproveitamento máximo da energia solar, a distância, em cm, entre o centro do filme e a palha seca usada para iniciar o fogo, é, aproximadamente,



(A) 75
(B) 50
(C) 25
(D) 14
(E) 7

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST 2019) No diagrama P x V da figura, A, B e C representam transformações possíveis de um gás entre os estados I e II.

RESOLUÇÃO:
Do enunciado, temos a figura a seguir:

Assim, vem:
R² = (R – 1)² + 7² ⟹ R = 25 cm

Estando o sol a pino, da equação dos pontos conjugados de Gauss, vem:
Da equação dada, vem:


GABARITO:
(A) 75

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FUVEST 2019) Um chuveiro elétrico que funciona em 220 V possui uma chave que comuta entre as posições “verão” e “inverno”. Na posição “verão”, a sua resistência elétrica tem o valor 22 Ω, enquanto na posição “inverno” é 11  Ω.
(FUVEST 2019) Três amigos vão acampar e descobrem que nenhum deles trouxe fósforos (FUVEST 2019) Três amigos vão acampar e descobrem que nenhum deles trouxe fósforos Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.