(ITA 2019) Considere uma pequena chapa de aço revestido com zinco (aço galvanizado) mergulhada em uma solução azul de sulfato

(ITA 2019) Considere uma pequena chapa de aço revestido com zinco (aço galvanizado) mergulhada em uma solução azul de sulfato de cobre nas c...
(ITA 2019) Considere uma pequena chapa de aço revestido com zinco (aço galvanizado) mergulhada em uma solução azul de sulfato de cobre nas condições padrão e a 25°C. Após determinado intervalo de tempo, observa-se que a solução fica verde. Com base nessas observações e desconsiderando a presença de espécies interferentes, é

ERRADO afirmar que

a) o aço foi corroído.
b) o íon cobre atuou como agente oxidante preferencialmente ao oxigênio atmosférico.
c) o zinco foi parcialmente oxidado.
d) o zinco foi oxidado preferencialmente ao ferro.
e) a função do zinco no aço galvanizado é oferecer proteção catódica.

QUESTÃO ANTERIOR:
(ITA 2019) Após atravessar um filtro de radiação ultravioleta, o qual não permite passar fótons de comprimento de onda menor que 300 nm, um feixe de luz solar é direcionado para uma amostra de hidrogênio atômico gasoso à baixa pressão, mantido em um recipiente transparente à luz visível e opaco ao infravermelho (com comprimento de onda superior a 663 nm).

RESOLUÇÃO:
Após determinado intervalo de tempo, observa-se que a solução fica verde devido à presença de íons Fe²⁺ provenientes da oxidação do metal ferro, após consumo total do metal zinco, que sofreu oxidação, portanto, o zinco foi totalmente oxidado.

Zn (s) → Zn²⁺ (aq) + 2 eˉ
Fe (s) → Fe²⁺ (aq) + 2 eˉ

Enquanto houver zinco, não haverá oxidação do ferro.
O aço foi corroído devido às oxidações dos metais (Zn e Fe) que compõem o aço.
O íon cobre atuou como agente oxidante preferencialmente ao oxigênio atmosférico.


O zinco foi oxidado preferencialmente ao ferro, pois está em contato com a solução de sulfato de cobre.


A função do zinco no aço galvanizado é oferecer proteção catódica, pois a camada de Zn evita o ferro entrar em contato com a solução.

GABARITO:
c) o zinco foi parcialmente oxidado.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (ITA 2019) Um dado indicador ácido-base tem constante de dissociação ácida igual a 3,0 x 10ˉ⁵. A forma ácida desse indicador tem cor vermelha e sua forma básica tem cor azul. Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta o valor aproximado da variação de pH para que ocorra a mudança de cor do indicador de 75% da coloração vermelha para 75% da azul.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo