(ITA 2019) Sabe-se que um determinado nuclídeo, estável ou instável, em seu estado fundamental é designado por X

(ITA 2019) Sabe-se que um determinado nuclídeo, estável ou instável, em seu estado fundamental é designado por X e, em seu estado excitado, por X*. Considere o bom bardeamento do átomo estável de cobalto no estado fundamental por um nêutron. O nuclídeo gerado por essa reação sofre três decaimentos radioativos consecutivos, liberando, respectivamente, uma partícula beta e 0,31 MeV de energia, uma partícula gama e 1,17 MeV de energia, e uma partícula gama e 1,33 MeV de energia.

Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta os nuclídeos formados em cada um dos três decaimentos, respectivamente.

a) Co*, Co*, Co
b) Co*, Co, Ni
c) Co*, Ni*, Ni
d) Ni*, Co*, Co
e) Ni* Ni*, Ni

QUESTÃO ANTERIOR:
(ITA 2019) Considere as configurações eletrônicas do estado fundamental dos átomos X, Y e Z pertencentes ao segundo período da tabela periódica

RESOLUÇÃO:
Bombardeamento de um átomo estável de cobalto por 1 nêutron:

Primeiro decaimento (emissão de partícula beta):

Segundo decaimento (emissão de radiação gama):

Terceiro decaimento (emissão de mais radiação gama e estabilização do nuclídeo).

GABARITO:
e) Ni* Ni*, Ni

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (ITA 2019) A reação de adição nucleofílica de dienos conjugados pode levar à formação de produtos 1,2-substituídos ou 1,4-substituídos, dependendo das condições de temperatura e da estrutura do reagente. A figura mostra o diagrama de energia em função da coordenada de reação para a adição de HBr a 1,3-butadieno.
(ITA 2019) Sabe-se que um determinado nuclídeo, estável ou instável, em seu estado fundamental é designado por X (ITA 2019) Sabe-se que um determinado nuclídeo, estável ou instável, em seu estado fundamental é designado por X Reviewed by Redação on novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.