UnirG 2019: Sobre o povoamento do continente americano, assinale a alternativa correta

Uma das grandes perdas com o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo do País. A repórter Ana Lúcia Azevedo escreveu: “Luzia emergiu da tragédia do Museu Nacional para ser lembrada como um dos maiores símbolos do País. É a principal perda entre os 20 milhões de peças consumidas pelo fogo. Com cerca de 11.500 anos, ela já era reconhecida como o mais antigo ser humano já descoberto, não apenas no Brasil, mas nas Américas. De direito, era a mãe da pátria, ainda que, até agora pouco valorizada, andasse esquecida, como de resto o patrimônio destruído.”
AZEVEDO, Ana Lúcia. O crânio de Luzia, a mais antiga habitante
das Américas... Época. 6 set. 2018. Disponível em: https://epoca.globo.com/o-cranio-de-luzia-mais-antiga-habitante-das-americas-pode-ter-desaparecido-no-incendio-do-museu-nacional-23045647#ixzz5SX4rK8ei.
Acesso em: 2 out. 2018.

UnirG 2019: Sobre o povoamento do continente americano, assinale a alternativa correta:

A ( ) Os primeiros habitantes, a exemplo de Luzia, vieram a pé do continente africano, antes de a África e a América terem-se separado e entrado na deriva oceânica;

B ( ) A América foi povoada por uma mescla de povos autóctones e povos que vieram sucessivamente através da navegação. Destacaram-se os povos nórdicos, hábeis na técnica de atravessar os mares;

C ( ) O primeiros habitantes da América chegaram trazidos pelas grandes correntes marítimas que circulam entre a África e o Brasil. Essas correntes contribuíram tanto para a chegada do povo a que pertencia Luzia quanto para a chegada de Pedro Álvares Cabral, mais de 10 mil anos depois;

D ( ) O povoamento da América não foi uniforme e ocorreu tanto pela migração de povos advindos da Eurásia quanto pela navegação através do Oceano Pacífico.

QUESTÃO ANTERIOR:
- Geografia
UnirG 2019: O fenômeno conhecido como Sol da Meia-Noite indica um aparente contraste, pois, para a maior parte do planeta Terra, a mudança de data ocorre ao longo do período escuro do dia.

GABARITO:
D ( ) O povoamento da América não foi uniforme e ocorreu tanto pela migração de povos advindos da Eurásia quanto pela navegação através do Oceano Pacífico.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UnirG 2019: No ano de 2018, tem-se visto uma guerra de taxas comerciais entre os Estados Unidos da América e a República Popular da China. Este país, com regime comunista instaurado em 1949, tem crescido economicamente com as maiores taxas do mundo.

Comentários