(Enade 2018) Considerando os desenvolvimentos relativos à inteligência de marketing, avalie as afirmações a seguir

TEXTO 1
No esforço de gestão orientada à competitividade, a decisão baseada em informação é sempre uma referência de valor para gestores mais eficientes e visionários. No contexto de grandes volumes de dados e com produção continuada nos meios virtuais, associados ao conceito de Big Data, os gestores têm à disposição dados que permitem melhor conhecimento de concorrentes, consumidores, colaboradores, parceiros e outros agentes de influência e interação. No campo particular de marketing, essa realidade alcança o conceito de inteligência de marketing, com foco nas variáveis de mercado e em dados e informações, por exemplo, sobre consumidores e concorrentes.
TURBAN, E. et al. Business intelligence: um enfoque gerencial
para a inteligência do negócio. Porto Alegre:
Bookman Editora, 2009 (adaptado).

TEXTO 2
Um debate sobre questões legais e éticas a respeito do uso de dados de consumidores atualmente acessíveis a diferentes tecnologias de prospecção surgiu em decorrência da abundância de informações nas redes sociais. A venda de tais dados a empresas interessadas em melhor direcionar seus esforços de marketing, sem a autorização da pessoa, pode vir a criar os mais diversos transtornos. A constante novidade dessas ferramentas e práticas dificulta a existência de referências legais de gestão e controle. A base de decisão ética parece ser a referência central para os gestores.
Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/o-
lado-negro-do-facebook/>. Acesso em: 27 jul. 2017 (adaptado).

(Enade 2018) Considerando os desenvolvimentos relativos à inteligência de marketing, avalie as afirmações a seguir.


I. Diferentemente da inteligência competitiva, voltada a dados externos, a inteligência de marketing se operacionaliza por meio dos sistemas de processamentos de transações de dados internos da organização, de modo que, com o devido consentimento do cliente, são eliminados os problemas éticos no uso de tecnologias para melhorar as decisões de marketing com bases em seus dados pessoais.

II. As redes sociais têm sido objeto de reflexão no debate contemporâneo porque as tecnologias disponíveis permitem extrapolar o interesse gerencial dos prestadores de serviços e gerar ações de marketing que, em algumas situações, não seriam permitidas pelos consumidores caso soubessem do uso de seus dados.

III. As ferramentas convencionais de inteligência competitiva, cuja aplicação abrange a inteligência de marketing, requerem cuidado e clareza no uso dos dados de mercado e dos clientes em potencial, sendo a disseminação de boas práticas, o uso de códigos de ética e a reflexão ética continuada exemplos de práticas que minimizam problemas em um cenário de falta de referência legal.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
(Enade 2018) Considerando os desenvolvimentos relativos à inteligência de marketing, avalie as afirmações a seguir (Enade 2018) Considerando os desenvolvimentos relativos à inteligência de marketing, avalie as afirmações a seguir Reviewed by Redação on dezembro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.