(Enade 2018) A teoria matemática da Administração foi a que trouxe para os processos decisórios o foco no uso de métodos oriundos das ciências exatas

(Enade 2018) A teoria matemática da Administração foi a que trouxe para os processos decisórios o foco no uso de métodos oriundos das ciências exatas, em especial a Matemática Aplicada, a Computação e a Estatística.

Implementações de conhecimentos, tais como pesquisa operacional, teoria dos jogos, teoria das filas, teoria das probabilidades, programação linear e modelagem estatística preditiva, passaram a fazer parte do dia a dia de algumas áreas gerenciais.

A evolução gerencial recente diz respeito ao uso de grandes volumes de dados, com permanente atualização e diferentes formatos (como numérico, textual e visual), que vêm associados ao conceito de Big Data. O novo cenário para as práticas de gestão viabiliza um conceito de decisão baseada em dados ou de gestão baseada em dados.
ANDRADE, R.; AMBONI, N. Teoria Geral da Administração.
São Paulo: Elsevier Brasil, 2017 (adaptado).

No que se refere a evolução recente comentada no texto, assinale a opção correta.


A) A gestão baseada em dados refere-se à prática de captação, manipulação e análise de dados para a tomada de decisão, utilizando, na atualidade, diferentes fontes, tipos e volumes de dados, além de ferramentas computacionais estatísticas mais sofisticadas e com aplicações complementares aos métodos convencionais de tomada de decisão.

B) Os conceitos associados à inteligência de negócios e à ciência de dados sinalizam uma reorientação paradigmática da teoria matemática, que se distancia dos métodos efetivamente matemáticos, como a pesquisa operacional ou a teoria das filas, e se aproxima da área de Educação e Psicologia, pelos estudos de inteligência, e da área computacional, pelo estudo de dados.

C) O uso dos diferentes tipos de dados citados sinaliza uma complementação de métodos de análise nos processos decisórios, com uso de métodos quantitativos convencionais, a exemplo das medidas estatísticas ou análise de regressão, e de métodos de análise da pesquisa qualitativa, a exemplo dos métodos etnográficos e projetivos.

D) O conceito de decisão baseada em dados, ainda que não represente novidade no cenário gerencial, vem adquirindo novos contornos em função de sua aproximação com o conceito de Big Data, o qual substitui pequenos volumes de dados e dispensa os procedimentos convencionais de pesquisa com pequenas amostras, como métodos experimentais ou estudos por entrevistas.

E) As tendências associadas ao Big Data, devido à utilização de grandes números e valores, atualizam a aproximação do conhecimento gerencial com a Matemática e a Estatística, com novas aplicações da teoria dos conjuntos infinitos e da lei estatística dos grandes números.

QUESTÃO ANTERIOR:

(Enade 2018) A comunicação no ambiente organizacional, seja ele interno ou externo, é um dos desafios enfrentados pelos gestores nas organizações.

GABARITO:
A) A gestão baseada em dados refere-se à prática de captação, manipulação e análise de dados para a tomada de decisão, utilizando, na atualidade, diferentes fontes, tipos e volumes de dados, além de ferramentas computacionais estatísticas mais sofisticadas e com aplicações complementares aos métodos convencionais de tomada de decisão.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Considerando o conceito de BPM, avalie as afirmações a seguir.
(Enade 2018) A teoria matemática da Administração foi a que trouxe para os processos decisórios o foco no uso de métodos oriundos das ciências exatas (Enade 2018) A teoria matemática da Administração foi a que trouxe para os processos decisórios o foco no uso de métodos oriundos das ciências exatas Reviewed by Redação on dezembro 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.