FGV-SP 2019: A figura a seguir é uma ilustração de uma lâmina de um tecido vegetal com células

FGV-SP 2019: A figura a seguir é uma ilustração de uma lâmina de um tecido vegetal com células em divisão celular mitótica, sendo que os algarismos indicam diferentes etapas do processo.


Com relação aos eventos característicos de cada etapa, é correto afirmar que, em

(A) 1, ocorre a inatividade dos genes em função da duplicação cromossômica.
(B) 2, ocorre o pareamento de cromossomos homólogos na região equatorial da célula.
(C) 3, os cromossomos iniciam, ao mesmo tempo, a duplicação e a condensação.
(D) 4, ocorre o encurtamento dos microtúbulos cromossômicos.
(E) 5, os cromossomos atingem o nível máximo de condensação.

QUESTÃO ANTERIOR;
FGV-SP 2019: As mitocôndrias e os cloroplastos são organelas que se assemelham quanto ao metabolismo responsável pela síntese de ATP. Porém, para que ocorra tal síntese, a energia utilizada provém de fontes e etapas metabólicas diferentes, sendo que

GABARITO:
(D) 4, ocorre o encurtamento dos microtúbulos cromossômicos.

RESOLUÇÃO:
A célula nº4 está em anáfase da mitose, fase em que ocorre o encurtamento dos microtúbulos para levar os cromossomos filhos aos polos celulares.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: A flor da planta produtora de ervilhas, Pisum sativum, apresenta pétalas modificadas que se fecham e escondem os estames e o pistilo, característica fundamental para as pesquisas sobre hereditariedade, que foram realizadas por Gregor Mendel no século XIX.
FGV-SP 2019: A figura a seguir é uma ilustração de uma lâmina de um tecido vegetal com células FGV-SP 2019: A figura a seguir é uma ilustração de uma lâmina de um tecido vegetal com células Reviewed by Redação on dezembro 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.