FGV-SP 2019: As relações ecológicas são classificadas como harmônicas ou desarmônicas

FGV-SP 2019: As relações ecológicas são classificadas como harmônicas ou desarmônicas, em decorrência do prejuízo que pode, ou não, ocorrer entre os seres vivos participantes da relação.

A competição intraespecífica é um exemplo de relação desarmônica, que, no entanto, apresenta como consequência:

(A) aumentar a recombinação genética entre as espécies.
(B) inibir processos relacionados ao isolamento reprodutivo dos indivíduos.
(C) impedir os processos de especiação nas populações.
(D) promover o fluxo gênico entre populações diferentes.
(E) selecionar os organismos mais adaptados para determinados ambientes.

QUESTÃO ANTERIOR;
FGV-SP 2019: A figura ilustra o início da formação da urina em um néfron humano. Os algarismos indicam os processos fisiológicos responsáveis pela diurese.

GABARITO:
(E) selecionar os organismos mais adaptados para determinados ambientes.

RESOLUÇÃO:
A competição intraespecífica ocorre entre indivíduos de mesma espécie e que têm portanto nichos ecológicos que se sobrepõem; através dela são selecionados os organismos mais adaptados para determinados ambientes.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: A preservação dos ecossistemas é fundamental para o equilíbrio ambiental. As paisagens naturais da Região Sudeste do Brasil apresentam atualmente, em vez de grandes áreas florestadas, pequenos fragmentos florestais dispersos, o que pode levar inúmeras espécies vegetais e animais à extinção.
FGV-SP 2019: As relações ecológicas são classificadas como harmônicas ou desarmônicas FGV-SP 2019: As relações ecológicas são classificadas como harmônicas ou desarmônicas Reviewed by Redação on dezembro 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.