FGV-SP 2019: O milho cultivado em larga escala no Brasil é denominado de milho (Bt)

FGV-SP 2019: O milho cultivado em larga escala no Brasil é denominado de milho (Bt) em decorrência da introdução de genes específicos da bactéria de solo, Bacillus thuringiensis (Bt), que promovem na planta a síntese de uma proteína tóxica específica para determinados grupos de insetos.

A bactéria Bacillus thuringiesis possui em seu genoma uma classe de genes chamados cry, que produz na sua célula proteínas tóxicas que atuam entre os receptores no intestino médio do inseto, levando-o à morte por dificuldade de alimentação e infecção generalizada.
(www.cnpms.embrapa.br. Adaptado)

O texto faz referência ao desenvolvimento de organismos

(A) geneticamente modificados, em função da alteração do processo de tradução do código genético universal.

(B) transgênicos, em função da utilização das enzimas de restrição típicas da tecnologia do DNA recombinante.

(C) selecionados artificialmente, em função da presença de características úteis ao ser humano.

(D) retrocruzados com variedades selvagens, em função da obtenção de um padrão de resistência para o vegetal.

(E) híbridos, em função do cruzamento entre espécies diferentes, porém com nível mínimo de compatibilidade gênica.

QUESTÃO ANTERIOR;
FGV-SP 2019: Uma determinada doença genética, indicada pelos símbolos preenchidos (II-3 e IV-1), apresenta o seguinte padrão de hereditariedade não autossômico.

GABARITO:
(B) transgênicos, em função da utilização das enzimas de restrição típicas da tecnologia do DNA recombinante.

RESOLUÇÃO:
O texto faz referência ao desenvolvimento de organismos transgênicos, os quais recebem, incorporam e expressam genes exógenos. A obtenção dos genes pela tecnologia do DNA recombinante é possível graças à atividade das enzimas de restrição, que cortam o DNA em sítios restritos, denominados palíndromos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Louis Pasteur foi o pesquisador que demonstrou, por meio de experimentos científicos, que um ser vivo só poderia surgir a partir de outro ser vivo, derrubando, assim, a teoria da abiogênese. Contudo, no método científico, as perguntas sucedem-se e são formuladas imediatamente, a cada nova resposta obtida.
FGV-SP 2019: O milho cultivado em larga escala no Brasil é denominado de milho (Bt) FGV-SP 2019: O milho cultivado em larga escala no Brasil é denominado de milho (Bt) Reviewed by Redação on dezembro 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.