FGV-SP 2019: Com as passagens “lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas”

Leia o texto para responder às questões de números 123 a 128.

O sertanejo, assoberbado de reveses, dobra-se, afinal. Passa, certo dia, à sua porta, a primeira turma de “retirantes”. Vê-a, assombrado, atravessar o terreiro, miseranda, desaparecendo adiante numa nuvem de poeira, na curva do caminho... No outro dia, outra. E outras. É o sertão que se esvazia.

Não resiste mais. Amatula-se num daqueles bandos, que lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas, e lá se vai ele no êxodo penosíssimo para a costa, para as serras distantes, para quaisquer lugares onde o não mate o elemento primordial da vida.

Atinge-os. Salva-se.

Passam-se meses. Acaba-se o flagelo. Ei-lo de volta. Vence-o saudade do sertão. Remigra. E torna feliz, revigorado, cantando; esquecido de infortúnios, buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável, os mesmos dias longos de transes e provações demoradas.
(Euclides da Cunha. Os Sertões)

QUESTÃO 124
FGV-SP 2019: Com as passagens “lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas” (3º parágrafo) e “buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável” (5º parágrafo), entende-se, respectivamente, que

(A) as pessoas parecem esqueletos que bambeiam nos caminhos sem rumo que trilham; o flagelo tira o sono do sertanejo, que quase vive sem esperança e alegrias.

(B) os caminhos são difíceis de serem trilhados por um bando de gente tão sofrido; a ventura, finalmente, impõe-se ao sertanejo, e o flagelo é agora só uma triste lembrança.

(C) os retirantes, na sua condição miserável, vão margeando os caminhos, em busca de melhores condições de vida; a ventura é efêmera, pois o flagelo assombra o sertão.

(D) a falta de um destino obriga os retirantes a vagarem por caminhos desconhecidos e cruéis; o sertanejo tem a certeza de que o flagelo não mais o atingirá naquele sertão.

(E) o andar dos retirantes é firme e, apesar do sofrimento, seguem vigorosos por caminhos incertos; o bem-estar é tão passageiro que logo o sertanejo sofrerá com a seca.

QUESTÃO ANTERIOR;
FGV-SP 2019: As informações da narrativa permitem concluir que

GABARITO:
(C) os retirantes, na sua condição miserável, vão margeando os caminhos, em busca de melhores condições de vida; a ventura é efêmera, pois o flagelo assombra o sertão.

RESOLUÇÃO:
Os flagelados pela seca são obrigados a fugir das precárias condições existenciais e econômicas, caminham pelas estradas, margeadas por ossadas de animais mortos, até atingirem um lugar distante do sertão. No exílio, a nostalgia da terra natal faz com que os sertanejos regressem, esqueceram as agruras do sertão, mas elas voltam a agredi-los implacavelmente.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Nos vocábulos destacados, os prefixos expressam, respectivamente, sentidos de
FGV-SP 2019: Com as passagens “lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas” FGV-SP 2019: Com as passagens “lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas” Reviewed by Redação on dezembro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.