Prova 1 Famema 2019 com Gabarito e Resolução

Prova 1 Famema 2019 com Gabarito e Resolução
Vestibular Famema 2019 (Prova I) com Gabarito e Resolução
(Faculdade de Medicina de Marília)

QUESTÃO 01
(Famema 2019) A tabela apresenta propriedades físicas da propanona e do metanol.


Considere uma solução preparada pela adição de 31,6 g de metanol a 85,8 g de propanona.

a) Qual o tipo de ligação intramolecular existente na propanona e no metanol? Qual o nome da interação intermolecular que justifica o fato de o metanol, apesar de ter menor massa molar, apresentar maior ponto de ebulição que a propanona?

b) Calcule a concentração, em g/L, de metanol na solução preparada, considerando o volume total da solução.

RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 02
(Famema 2019) A figura representa as etapas de produção de NaCℓ (s) a partir das substâncias Na (s) e Cℓ2 (g).


a) Em qual das etapas representadas na figura uma substância simples passa por mudança de estado físico? Qual o nome dessa mudança de estado?

b) Calcule o valor de X. Classifique a reação de produção de NaCℓ (s) com base na variação da energia envolvida no processo.

RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 03
(Famema 2019) A eliminação do excesso de gás carbônico do ar pode ser feita pela passagem desse ar por um filtro contendo cal sodada, uma mistura de NaOH e Ca(OH)2 que reage com o gás carbônico de acordo com a sequência de reações:

1: CO2 + H2O  ⟶ H2CO3
2: H2CO3 + 2NaOH ⟶ Na2CO3 + 2H2O
3: Na2CO3 + Ca(OH)2 ⟶ CaCO3 + 2NaOH

a) Qual dos reagentes envolvidos na sequência de reações não terá sua massa alterada ao final do processo? Indique em qual etapa ocorre uma reação de neutralização.

b) Um filtro foi pesado antes e depois da passagem de 448 litros de ar pelo seu interior, medidos nas CNTP, registrando-se aumento de 10 g de sua massa seca. Calcule a porcentagem em volume de CO2 presente nesse ar.

RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 04
(Famema 2019) A figura apresenta a fórmula estrutural e a variação da cor do indicador azul de bromotimol em função do pH.


Esse indicador foi utilizado em uma aula de laboratório onde três soluções A ([H⁺] = 10ˉ⁸ mol/L), B ([OH–] = 10ˉ⁹ mol/L) eC ([H⁺] = 10ˉ⁷ mol/L) foram avaliadas em relação ao seu caráter ácido-base.

a) Considerando o produto iônico da água Kw = [H⁺] ⋅ [OHˉ] = 10ˉ¹⁴, preencha a tabela presente no campo de Resolução e Resposta, associando as soluções às cores assumidas pelo indicador.


b) Dê o nome da função orgânica que tem o oxigênio ligado diretamente ao anel aromático do indicador. Indique com um asterisco, na estrutura presente no campo de Resolução e Resposta, o carbono quiral existente na molécula do azul de bromotimol.


RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 05
(Famema 2019) O gráfico ilustra a variação dos níveis de três hormônios durante uma gravidez. As setas verticais mais largas representam maior quantidade relativa do hormônio liberado.


a) Qual desses hormônios é detectado no exame de gravidez? Qual líquido biológico normalmente é utilizado para se detectar esse hormônio?

b) Por que os hormônios esteroides não se mantêm elevados após o parto? Por que a redução brusca e precoce desses hormônios pode causar um aborto espontâneo?

RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 06
(Famema 2019) Analise o cladograma que relaciona os principais grupos de artrópodes.


a) Todos os animais representados realizam a muda ou ecdise. Em que consiste a muda e qual a importância desse fenômeno para esses animais?

b) Em relação ao cladograma, qual número melhor indicaria o surgimento da grande variação em tipos de apêndices bucais? Justifique por que esses artrópodes constituem um grupo com grande biodiversidade.

RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 07
(Famema 2019) Postos de saúde foram montados em shoppings e escolas em diversos municípios do país para aumentar o percentual de crianças vacinadas contra a poliomielite (ou paralisia infantil) e o sarampo, doenças que podem levar a óbito. A vacinação é a única forma de impedir a propagação do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do agente causador da poliomielite. Mesmo aqueles que já receberam as doses devem ser vacinados.
(https://g1.globo.com. 11.08.2018. Adaptado.)

a) Os agentes causadores do sarampo e da poliomielite são acelulares, ou seja, são formados por um agregado de moléculas. A qual grupo de micro-organismos pertencem os agentes causadores dessas doenças? Cite uma das principais moléculas orgânicas que compõem minimamente esses micro-organismos.

b) Caso uma pessoa vacinada entre em contato com o agente causador da doença, quais células de memória do sistema imunológico humoral serão ativadas? Como essas células realizam uma rápida defesa do organismo?

RESOLUÇÃO.

QUESTÃO 08
(Famema 2019) Pesquisadores estão estudando a utilização da técnica de silenciamento gênico por RNA de interferência (RNAi) no combate a pragas agrícolas. Sintetizada em laboratório, a molécula de RNAi é programada para inativar genes específicos de pragas e patógenos. Nas células desses organismos, a molécula de RNAi se associa a um conjunto de enzimas e fragmenta a molécula de RNA mensageiro, de modo que o ribossomo não realiza a sua função. Os pesquisadores estão desenvolvendo plantas transgênicas capazes de sintetizar moléculas de RNAi. Quando o inseto-praga se alimenta dessas plantas adquire o RNAi produzido pelo vegetal e morre pela inativação de genes vitais ao seu metabolismo.

a) Suponha que um pesquisador tenha sintetizado três moléculas de ácidos nucleicos:

1 – TCGTCAGTCCGGAAG;
2 – ACGACCGTCGCGACC;
3 – GAUGCAGUCGCGAGG.

Qual deles pode atuar como RNAi? Justifique a sua escolha.

b) Em que local da célula de um inseto-praga o RNAi irá atuar? Por que essa técnica é chamada de silenciamento gênico?

RESOLUÇÃO.

Prova 1 Famema 2019 com Gabarito e Resolução Prova 1 Famema 2019 com Gabarito e Resolução Reviewed by Redação on dezembro 11, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.