(FAMERP 2019) Annette, Emilie, Yvonne, Cecile e Marie nasceram em 28 de maio de 1934 na cidade canadense de Corbeil

(FAMERP 2019) Annette, Emilie, Yvonne, Cecile e Marie nasceram em 28 de maio de 1934 na cidade canadense de Corbeil. As meninas eram quíntuplas idênticas, filhas de Oliva e Elzire Dionne. Ao nascer, as cinco juntas pesavam 6,1 kg e todas tinham os pulmões muito frágeis. Sabe-se que é muito raro uma mulher gestar quíntuplos.
(Guia visual: Canadá, 2004. Adaptado.)

a) Quantos gametas participaram da formação dessas quíntuplas? Qual gameta carrega o cromossomo sexual que definiu o sexo biológico das meninas?

b) Suponha que as quíntuplas compartilharam uma única placenta e que os âmnios eram individualizados. Quantos cordões umbilicais havia nessa gestação? Qual a importância do âmnio para os embriões?

QUESTÃO ANTERIOR:
- (FAMERP 2019) A matriz quadradarepresenta uma mensagem codificada. A mensagem decodificada é a matriz quadrada tal que Mˉ¹ é a inversa da matriz M. Sendo assim, o valor de x + y + z + w é

RESOLUÇÃO:
a) A formação das gêmeas idênticas quíntuplas envolveu a participação de dois gametas, um óvulo e um espermatozoide. O gameta que definiu o sexo das irmãs monozigóticas foi o espermatozoide portador de um cromossomo sexual X.

b) Durante a gestação das gêmeas haviam cinco cordões umbilicais; um para cada menina. O âmnio contém o líquido amniótico que protege os embriões contra adesões, desidratação e abalos mecânicos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) Quando os médicos querem testar o reflexo patelar de uma pessoa, dão uma leve batida com um martelinho de borracha no joelho dela. Em uma pessoa saudável, espera-se um movimento rápido da perna como resposta.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários