(FAMERP 2019) Umectantes são substâncias que apresentam grande afinidade por moléculas de água

(FAMERP 2019) Umectantes são substâncias que apresentam grande afinidade por moléculas de água e, por isso, têm a propriedade de manter a umidade dos materiais, sendo adicionados a bolos, bolachas, panetones e outros alimentos.

A tabela a seguir apresenta algumas substâncias utilizadas na preparação de alimentos.


A substância presente na tabela que possui composição adequada para atuar como umectante é

(A) a glicerina.
(B) o cloreto de sódio.
(C) o benzoato de sódio.
(D) o bicarbonato de sódio.
(E) o acetato de etila.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FAMERP 2019) Em janeiro de 2018 foi encontrado em uma mina na África o quinto maior diamante (uma variedade alotrópica do carbono) do mundo, pesando 900 quilates.

RESOLUÇÃO:
A substância presente na tabela que possui composição adequada para atuar como umectante (manter a umidade) é a glicerina.

A glicerina, possuindo grupos OH, vão formar ligações de hidrogênio com as moléculas de água, portanto, retém as moléculas de água no alimento.

GABARITO:
(A) a glicerina.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FAMERP 2019) Filtros contendo óxido de cálcio são utilizados no tratamento de biogás, removendo dele gases prejudiciais ao meio ambiente.
(FAMERP 2019) Umectantes são substâncias que apresentam grande afinidade por moléculas de água (FAMERP 2019) Umectantes são substâncias que apresentam grande afinidade por moléculas de água Reviewed by Redação on janeiro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.