FUVEST 2019: Considere os textos para responder à questão

FUVEST 2019: Considere os textos para responder à questão.

I. A tônica é que os pequenos jogadores da equipe de futebol Javalis Selvagens estão tranquilos e até confortáveis, bem cuidados na caverna pela numerosa equipe internacional que tenta retirálos dali, e que têm muita vontade de voltar a comer seus pratos favoritos quando voltarem para casa.
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/07/internacional/
1530941588_246806.html. Adaptado.

II. Bem, minha vida mudou muito nos últimos dois anos. O mundo que explorei mudou muito. Eu vi muitas paisagens diferentes durante as turnês, e é realmente inspirador ver o quão grande é o mundo. Eu quero explorar e experimentar diferentes partes da natureza, mas eu não gosto do deserto, sinto muito pelas plantas! Ou talvez eu goste disso… te deixa com sede de olhar para ele
http://portalaurorabr.com/2018/09/16/eusoufeministaporquesoumulher
dizauroraementrevistaaoindependent/

III.

a) Quanto ao sentido, a palavra “bem”, destacada nos três textos, desempenha a mesma função em cada um deles? Justifique.

b) Reescreva o trecho “Eu quero explorar e experimentar diferentes partes da natureza, mas eu não gosto do deserto, sinto muito pelas plantas!”, empregando o discurso indireto e fazendo as adaptações necessárias. Comece o período conforme indicado na folha de respostas.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2019: Examine o anúncio e leia o texto

RESOLUÇÃO:
a) Não. No trecho I, a palavra “bem” exerce a função de advérbio que intensifica o adjetivo “cuidado”. No trecho II, funciona como interjeição, recurso fático, usado na linguagem coloquial apenas para manutenção do diálogo, equivalendo a então, aí, olha.

No trecho III, funciona como vocativo, dirigindo-se a um destinatário, que é ironicamente chamado pelo termo afetivo “bem”.

b) Ela disse que queria explorar e experimentar diferentes partes da natureza, mas que não gostava do deserto, sentia muito pelas plantas.

Obs.: No enunciado, o discurso direto apresenta verbos no presente do modo indicativo, que, na transposição para o discurso indireto, passam para o pretérito imperfeito do mesmo modo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2019: Leia os textos

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários