FUVEST 2019: Duas placas metálicas planas e circulares, de raio R, separadas por uma distância d << R

FUVEST 2019: Duas placas metálicas planas e circulares, de raio R, separadas por uma distância d << R, estão dispostas na direção horizontal. Entre elas, é aplicada uma diferença de potencial V, de modo que a placa de cima fica com carga negativa e a de baixo, positiva.

No centro da placa superior, está afixado um fio isolante de comprimento L < d com uma pequena esfera metálica presa em sua extremidade, como mostra a figura. Essa esfera tem massa m e está carregada com carga negativa –q. O fio é afastado da posição de equilíbrio de um ângulo , e a esfera é posta em movimento circular uniforme com o fio mantendo o ângulo  com a vertical.


Determine

a) o módulo E do campo elétrico entre as placas;

b) os módulos T e F, respectivamente, da tração no fio e da força resultante na esfera;

c) a velocidade angular  da esfera.

Note e adote:
A aceleração da gravidade é g.
Forças dissipativas devem ser ignoradas.

QUESTÃO ANTERIOR:
- Matemática
FUVEST 2019: A multiplicação de matrizes permite codificar mensagens. Para tanto, cria-se uma numeração das letras do alfabeto, como na tabela abaixo. (O símbolo * corresponde a um espaço).

RESOLUÇÃO:


GABARITO:


PRÓXIMA QUESTÃO:
- FUVEST 2019: O foguete Saturno V, um dos maiores já construídos, foi lançado há 50 anos para levar os primeiros humanos à Lua. Tinha cerca de 3.000 ton de massa total, 110 m de altura e diâmetro máximo de 10 m.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários