FUVEST 2019: A tabela na folha de respostas demonstra que fatores tectônicos e geológicos que influenciam nos processos de formação do relevo mudam

FUVEST 2019: A tabela na folha de respostas demonstra que fatores tectônicos e geológicos que influenciam nos processos de formação do relevo mudam conforme diferentes escalas de tempo e espaço. Algumas feições podem ser caracterizadas como de baixa frequência e alta magnitude, com ação irregular ao longo do tempo, movendo grandes quantidades de massa e resultando em formas geográficas de grande escala. Outras feições são de alta frequência e baixa magnitude, com ação mais regular, movendo pequenas quantidades de massa e resultando em rugosidades de pequena escala.

Considerando a correlação entre magnitude relativa do evento e escala de tempo, utilize a tabela da folha de respostas para responder aos itens “a” e “b”; e com base na mesma correlação, responda ao item “c”.

a) Indique com as letras “EV” a célula que corresponde, na tabela, a uma erupção vulcânica.

b) Indique com as letras “OA” a célula que corresponde, na tabela, à formação de ondulações na areia da praia e indique com as letras “SM” a célula que corresponde ao surgimento de montanhas.

c) Por que a formação de voçorocas poderia ocorrer desde a magnitude de microevento até a de megaevento? Explique.


QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2019: Observe as figuras referentes à imagem noturna do Brasil

RESOLUÇÃO:
a) e b)

c) A classificação de um fenômeno geomorfológico depende da adoção de escalas espaciais e temporais de análise que abrajam diferentes dimensões de seu processo de formação.

O fenômeno voçoroca, em estágio inicial de sua ocorrência, pode ser considerado um microevento, pois se manifesta em escala espacial restrita e se desenvolve em curto espaço de tempo. Este fenômeno pode transformar-se em um megaevento na medida em que se dissemina por área mais vasta, expandindo-se ao longo de anos, comprometendo considerável extensão de áreas tropicais.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- História
- FUVEST 2019: O período do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960) é uma referência positiva no imaginário político brasileiro.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários