(UFC) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa

(UFC) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.

Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.

A) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.

B) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.

C) Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.

D) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.

E) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UFPI) Algumas décadas depois da chegada de Cabral à América, os portugueses viram-se na necessidade de efetivar a ocupação das suas descobertas territoriais.

GABARITO:
A) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- A grande lavoura de exportação, a circulação de homens em busca de riquezas minerais e os estritos controles metropolitanos não caracterizam, no Brasil Colônia, a presença de

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários