UNESP 2019: Em que verso se verifica um desvio em relação à norma-padrão da língua escrita (mas recorrente na língua oral)?

Leia o poema de Manuel Bandeira (1886-1968) para responder às questões de 26 a 28.

Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

QUESTÃO 28
UNESP 2019
a) Em que verso se verifica um desvio em relação à norma-padrão da língua escrita (mas recorrente na língua oral)? Reescreva o verso, corrigindo esse desvio.

b) Cite duas características, uma de natureza temática e outra de natureza formal, que afastam esse poema da tradição parnasiano-simbolista.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNESP 2019: De que modo o fato de morar “num barracão sem número” contribui para a caracterização de João Gostoso?

RESOLUÇÃO:
a) O desvio em relação à norma padrão ocorre no terceiro verso: “Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro”. O verbo “chegar” rege a pre - posição “a”: “Uma noite ele chegou ao bar Vinte de Novembro”.

b) Quanto ao tema, Poema tirado de uma no tícia de jornal tematiza o cotidiano e uma personagem de extração popular. Essas características opõem-se às estéticas da poesia parnasiana e simbolista, as quais tinham como dou trina a exclusão do cotidiano. Quanto ao aspecto formal, a linguagem simples, coloquial (“chegou no bar”), os versos livres (sem métrica) e sem rima opõem-se ao rigor formal e à linguagem elevada do Parnasianismo e do Simbolismo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
UNESP 2019: Explique sucintamente a diferença entre a visão de Freud e a visão do jovem poeta sobre a transitoriedade do belo.
UNESP 2019: Em que verso se verifica um desvio em relação à norma-padrão da língua escrita (mas recorrente na língua oral)? UNESP 2019: Em que verso se verifica um desvio em relação à norma-padrão da língua escrita (mas recorrente na língua oral)? Reviewed by Redação on janeiro 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.