(Unirio) A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, Capitanias Hereditárias e Governo Geral

(Unirio) A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, Capitanias Hereditárias e Governo Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.

A) As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica em algumas delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.

B) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.

C) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária à lavoura.

D) O Governo Geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.

E) O Governo Geral extinguiu as donatárias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.

QUESTÃO ANTERIOR:
(PUC-Camp) Os Governos Gerais foram instituídos como a única solução político-administrativa viável para a colonização efetiva do Brasil na segunda metade do século XVI, porque

GABARITO:
B) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Mackenzie) O sistema de capitanias, criado no Brasil em 1534, refletia a transição do feudalismo para o capitalismo, na medida em que apresentava como característica.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários