(Enade 2018) Com o fim da Guerra Fria, a ameaça de uma guerra nuclear entre as superpotências basicamente desapareceu

(Enade 2018) Com o fim da Guerra Fria, a ameaça de uma guerra nuclear entre as superpotências basicamente desapareceu. Mas a difusão de tecnologia aumentou o acesso aos conhecimentos necessários para produzir armas nucleares. A proliferação de armas nucleares se tornou um problema estratégico de grande abrangência para a ordem mundial contemporânea.
KISSINGER, H. Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Editora Objetiva,
2015, p.337-338 (adaptado).

A respeito da proliferação de armas nucleares, avalie as afirmações a seguir.

I. O Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), assinado em 1968, é o principal instrumento jurídico para conter a disseminação nuclear no mundo, persistindo, ainda hoje, divergências em relação às condições para os usos pacíficos da energia nuclear e à ampliação dos compromissos sobre o desarmamento nuclear.

II. Com o final da Guerra Fria, as armas nucleares da ex-União Soviética permaneceram em poder da Rússia, da Ucrânia, da Bielorrússia e do Cazaquistão, países que, na condição de potências nucleares, tornaram-se, por meio do Protocolo de Lisboa de 1992, signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), comprometendo-se a iniciar um programa de redução e limitação de armas estratégicas e de destruição em massa, conhecido como Programa START I.

III. No pós-Guerra Fria, a preocupação com a proliferação nuclear continua presente na agenda de segurança internacional, devido ao aumento do número de países detentores de ogivas nucleares, como Índia, Paquistão e Coreia do Norte, considerados alguns deles, do ponto de vista dos Estados Unidos da América, ameaças à segurança internacional, dada a sua capacidade de dissuasão.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O regime climático é uma forma específica de regime internacional que possui, entre seus objetivos, a busca pelo controle e a redução das emissões dos gases de efeito estufa em escala global.

GABARITO:
C) I e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) No contexto internacional do pós-Guerra Fria, os novos temas, como meio ambiente e terrorismo, provocaram mudanças substanciais na percepção de potenciais ameaças à segurança dos Estados.

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários