(Enade 2018) Com relação ao frete internacional nas modalidades LCL e FCL, assinale a opção correta

Para cotação de frete internacional marítimo, devese sempre observar qual é o Incoterm negociado e qual será a modalidade contratada (FCL – full container load ou LCL – less container load), pois as informações variam de acordo com a escolha. Em cada modal, há determinadas informações a serem passadas para os agentes de cargas e transportadoras, que possibilitam a realização de cotações para que o importador escolha o frete.
São Paulo: Labrador, 2017 (adaptado).

(Enade 2018) Com relação ao frete internacional nas modalidades LCL e FCL, assinale a opção correta.

A) No transporte de carga na modalidade LCL, o contêiner deverá ser carregado por um único exportador e, mesmo que não haja carga suficiente para lotar o contêiner, ele será transportado sozinho.

B) No transporte de carga, a modalidade LCL apresenta vantagens em relação à FCL; por exemplo, redução de gastos com embalagem e com seguro, visto que há uma diminuição significativa de furtos e avarias, ainda que haja aumento do custo de transporte.

C) No frete internacional na modalidade FCL com o Incoterm FOB, devem ser prestadas as seguintes informações: o porto de destino, tipos e quantidade de volumes, dimensão da carga, tipo de contêiner, peso bruto e descrição do produto.

D) No transporte de carga na modalidade FCL, a vantagem consiste no barateamento do custo de transporte, que é rateado com outros exportadores, ou seja, compartilhando o transporte, o exportador evita pagar por um espaço que não vai utilizar.

E) No transporte de carga, tanto na modalidade LCL quanto na FCL, os contêineres de 20 ou de 40 pés podem ser utilizados por via marítima, mas sua utilização é inviável para transporte aéreo, rodoviário ou ferroviário.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Uma empresa do segmento de decoração participou de uma feira técnica na cidade de São Paulo e lá prospectou diversos fornecedores, do exterior, de produtos interessantes para seu negócio.

GABARITO:
C) No frete internacional na modalidade FCL com o Incoterm FOB, devem ser prestadas as seguintes informações: o porto de destino, tipos e quantidade de volumes, dimensão da carga, tipo de contêiner, peso bruto e descrição do produto.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) O diretor de uma empresa brasileira, exportadora, localizada no estado do Mato Grosso (MT), atuante no setor de agronegócios, sobretudo de soja geneticamente não modificada, decidiu fechar um grande contrato comercial de fornecimento de grãos para a China (porto Shanghai).

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários