(Enade 2018) Com relação à mobilidade da natureza, Burle Marx trata-a não como modelo intelectual

(Enade 2018) Com relação à mobilidade da natureza, Burle Marx trata-a não como modelo intelectual ou espiritual, e, sim, como existência material, processo de inter-relações físicas entre as espécies, entre a vontade do homem e o dinamismo da natureza.

Logo, impõe uma disposição mental que podemos qualificar como uma inversão da visada pitoresca: no lugar de desenvolver a aptidão para a seleção de particularidades, o artista requer a abertura e a generosidade de não escolher, de acatar a força do acaso e da necessidade, com todos os riscos que isso possa trazer.
SIQUEIRA, V. B. Burle Marx.
São Paulo: Cosac Naify, 2009 (adaptado).


Considerando as informações do texto, a imagem apresentada e os valores que embasaram os projetos de Burle Marx, avalie as afirmações a seguir.

I. Burle Marx usava a natureza como modelo, buscando envolver a experiência íntima da multiplicidade e da dinâmica dos arranjos vegetais e as cores e tipologias da vegetação fundamentavam suas escolhas para os seus projetos de jardins.

II. O paisagista buscava na arte abstrata a possibilidade de concretizar a ambiguidade de seus projetos, não só como modelo de criação, mas também como uma forma peculiar de percepção da realidade.

III. Burle Marx não tinha a pretensão de que os destinos de seus jardins fossem determinados pelo projeto inicial, hipótese considerada imprevisível e instável, por isso o paisagista pretendia que seus jardins, ao longo do tempo, adquirissem autonomia.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Devido ao grande impacto que as atividades humanas causam no seu entorno, a sustentabilidade passa a ser uma parte inerente ao bom projeto de design.

GABARITO:
E) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A Open Feira de Design nasceu em 2015 e apresenta caráter mutável e flexível, sendo diversos estúdios de design convidados para repaginar o visual da feira mensalmente.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Design de Interiores ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários