(Enade 2018) Na década de 1970, o realismo conheceu uma de suas crises mais agudas

(Enade 2018) Na década de 1970, o realismo conheceu uma de suas crises mais agudas, sendo desafiado e questionado como principal instrumento de análise das Relações Internacionais. Foi nesse contexto que Kenneth Waltz publicou, em 1979, seu livro Theory of International Politics. Argumentava que o realismo era válido como teoria das Relações Internacionais e que conseguia explicar os principais fenômenos que ocorrem nelas.

No entanto, afirmou que era preciso estabelecer o realismo em bases mais sólidas e científicas. Por esses motivos, estabeleceu uma teoria à qual ele mesmo se referia como uma teoria neorrealista: sem rejeitar as raízes, as premissas e as influências realistas, mas, ao mesmo tempo, tornando-o mais eficiente. Sua teoria representou uma revolução nas Relações Internacionais.
NOGUEIRA, J. P.; MESSARI, N. Teoria das Relações Internacionais:
correntes e debates. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 2-56 (adaptado).

Considerando as contribuições teóricas do neorrealismo, assinale a opção correta.

Av Waltz, ao desenvolver a teoria neorrealista, afirma que as guerras podem ser explicadas em dois níveis de análise, que traduzem o principal foco de suas preocupações: o homem e sua natureza humana; o Estado e sua organização interna.

B) Segundo a teoria neorrealista, os atores centrais do sistema internacional são os Estados, atores racionais que agem com base no princípio da autoajuda, em busca de ganhos absolutos, de segurança e de sobrevivência.

C) Ao desenvolver a teoria neorrealista, Waltz argumenta que os Estados buscam ganhos relativos, além de maximizar suas posições de poder no sistema internacional, assim, o grau de cooperação é mínimo e o equilíbrio de poder é ineficaz para evitar a eclosão de guerras.

D) Na década de 1970, Waltz introduziu a ideia de Dilema de Segurança nas Relações Internacionais, segundo a qual a organização política interna de um Estado é determinante para a forma como ele será percebido pelos demais no sistema internacional.

E) Ao desenvolver a teoria neorrealista, Waltz propôs uma abordagem sistêmica da política internacional e afirmou que as guerras podem ser explicadas pela estrutura anárquica do sistema internacional, que faz com que os Estados busquem segurança e sobrevivência.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Na 21ª Conferência das Partes (COP21), realizada em Paris em 2015, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à mudança do clima por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável.

GABARITO:
E) Ao desenvolver a teoria neorrealista, Waltz propôs uma abordagem sistêmica da política internacional e afirmou que as guerras podem ser explicadas pela estrutura anárquica do sistema internacional, que faz com que os Estados busquem segurança e sobrevivência.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Assim como a reaproximação com os Estados Unidos da América foi instrumental para a reinserção da China no cenário mundial na década de 1970, a cooperação Sul-Sul no século XXI é instrumental para elevar o perfil da diplomacia chinesa.
(Enade 2018) Na década de 1970, o realismo conheceu uma de suas crises mais agudas (Enade 2018) Na década de 1970, o realismo conheceu uma de suas crises mais agudas Reviewed by Redação on fevereiro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.