(Enade 2018) Na era moderna, pesquisadores das ciências humanas tornam-se importantes articuladores

(Enade 2018) Na era moderna, pesquisadores das ciências humanas tornam-se importantes articuladores para a formulação e a disseminação de di...
(Enade 2018) Na era moderna, pesquisadores das ciências humanas tornam-se importantes articuladores para a formulação e a disseminação de discursos sobre gênero e sexualidade. Muito dessa produção discursiva foi influenciado pelas ciências médicas e sexológicas, as quais privilegiavam aspectos descritivos dos comportamentos sexuais e, com frequência, apresentavam conclusões de tendência normativa e disciplinar.

Locais de (re)produção de saber, as universidades geralmente operam como lugares que se outorgam o estatuto de verdade, prescrevendo formas morais de comportamento aos sujeitos, sem que, muitas vezes, eles estejam conscientes disso, o que tem instigado estudiosos a investigar os discursos que circulam no meio acadêmico. Frente às rápidas e intensas transformações por que o mundo está passando, o campo de estudos sobre gênero e sexualidade tem se tornado central para o cultivo de uma formação acadêmica que inclua as temáticas da desigualdade e da diversidade, sobretudo para a Psicologia, área em que os pesquisadores vêm sendo convocados a pensar sobre a questão das assimetrias entre os sexos.
BORGES, L. S. et al. Abordagens de Gênero e Sexualidade
na Psicologia: revendo conceitos, repensando práticas.
Psicologia: Ciência e Profissão, v. 3, n. 33, p. 730-745, 2013 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A compreensão de que os estudos sobre gênero e sexualidade se situam em um campo interdisciplinar torna imprescindível, aos psicólogos, a reflexão crítica e contínua sobre a própria produção acadêmica acerca dessa temática.

II. As diversas possibilidades de atuação profissional no campo da Psicologia – pesquisa, formação e intervenção – requerem um investimento contínuo na qualificação profissional para o enfrentamento das desigualdades sociais, sejam elas de classe, sexo, gênero, raça/etnia, geração ou orientação sexual.

III. A incorporação de uma ótica de gênero pode ser entendida como um dos grandes desafios que a Psicologia tradicional tem enfrentado, na medida em que ela exige, de um campo eminentemente neutro e disciplinar, um posicionamento político e um olhar interdisciplinar.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O termo desemprego não remete apenas à falta de emprego ou trabalho, mas deve, também, ser percebido como uma construção social, histórica e econômica. As causas do desemprego estão além de problemas do indivíduo ou no indivíduo, mas se inter-relacionam com fatores macrossociais e históricos.

GABARITO:
E) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Segundo dados divulgados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 1,5 mil pessoas já morreram em 2018 tentando atravessar o mar Mediterrâneo para buscar proteção ou melhores condições de vida na Europa.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo